sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reunião do Ministério Infanto Juvenil- Dia 27/11/2010




Atos 11.19 –26 – Barnabé = filho da consolação, de refrigério. Também significa exortação.
Em atos 4.36 diz que seu primeiro nome era José da tribo de levi (levita) natural da ilha de Chipre, e primo de João Marcos (Cl 4.10) Com sua vida de testemunho, Barnabé contribuiu grandemente para o avanço missionário nos primeiros dias da igreja e a característica desta  igreja .Devemos cada obreiro encontrar as qualidades que Barnabé. Alguns aspectos da sua vida:

1) ENTUSIASMO: At. 11.22,23 - ... SE ALEGROU E EXORTOU A TODOS A QUE, COM FIRMEZA DE CORAÇÃO... Barnabé nos deu um grande exemplo de que como ajudar os novos cristãos. Tinha seu coração ardente e muito ânimo na obra de Deus. Alegrou-se quando chegou a Antioquia e com entusiasmo exortava a todos que permanecessem no Senhor.
11.23 QUE... PERMANECESSEM NO SENHOR. O Espírito Santo nos dá esse entusiasmo, esse poder.
 Os discípulos do NT não aceitavam o ensino que aquele que recebesse a graça de Deus permaneceria automaticamente leal ao Senhor, visto que o pecado, o mundo e as tentações de Satanás podiam levar um novo crente a desviar-se do caminho da salvação em Cristo. Barnabé nos oferece um exemplo de como os novos convertidos devem ser tratados: que nosso interesse principal seja ajudá-los

 2) GENEROSIDADE: Nos tempos da igreja primitiva tudo era muito difícil. Viviam sob o domínio dom império Romano e o povo judeu padecia de muitas necessidades, principalmente a falta de dinheiro (At. 4.32 – 35) O Senhor provia a necessidade da igreja, Deus guardava e amparava os seus. Não havia necessitados entre eles...Aleluia!
Barnabé vendeu um campo ( não sabemos se era o único campo ou se tinha outras propriedades)Mas ele se despojou de algo que tinha só para ajudar seus irmãos.)At.4.37
Deus quer e requer a nossa participação financeira na sua obra. Muito mais, nós que fazemos parte do ministério da igreja, precisamos cumprir as nossas obrigações para com Deus. Precisamos ser exemplos para igreja.

3) CORAGEM: Paulo havia se convertido recentemente e muitos ainda o temiam, não acreditando que fosse um discípulo( At. 9.26;11.25) Barnabé assume uma atitude de coragem não somente  apóia Paulo, mas leva-o e apresenta aos apóstolos. Precisamos de coragem  para enfrentar os desafios que nos apresentam a cada momento em nosso departamento.

4) SEM PRECONCEITOS: (At.11.22) Barnabé estava em Jerusalém pregando aos judeus e é convocado a ir para Antioquia(gentios), costumes e língua diferentes.Ele não tinha preconceitos judaicos ou gentílicos. Não fazia discriminação para pregar o Evangelho. Todas as pessoas eram alvos de serem alcançados para Cristo. (Pensemos em Jesus Fl. 2.6-8)

5) ERA UMA PESSOA DE EQUIPE: Barnabé estava sempre junto de outras pessoas. Nunca, na Bíblia, é mencionado sozinho. Aqui, na nossa igreja, precisamos trabalhar em equipe. O trabalho para ganhar crianças para Cristo tem que ser em equipe e, sobretudo unidos. (I Co 1.10)

6) TINHA UMA MENTALIDADE ABERTA: 
(At.11.23)Chegando a Antioquia ele pode observar muita coisa...mas vendo a graça de Deus...no meio de tudo ele podia ver a graça de Deus. Ele tinha uma mentalidade aberta que podia desprezar as coisas que não eram de Deus e retinha o que era bom.

7) ERA BOM, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO E DE FÉ: Fé de visão da obra de Deus, de avançar, de investir nas pessoas, de crer que tudo é possível se Deus está na frente, no comando, fé para abrir o coração e ser generoso para com a obra de Deus.


Em At. 13.1-3 – Vemos Deus honrando o seu servo fiel e comissionado para realizar a primeira viagem missionária com Paulo. Em At.14.14 é chamado de apóstolo.
Nós que somos mensageiros de Deus devemos ter a mesma atividade prioritária: ser ministros e testemunhas do evangelho, que levemos nossas crianças a Cristo, livrando-as do domínio de Satanás fazendo-as discípulos, motivando-os a receber o Espírito Santo e os seus dons e ensinando-os a observar tudo quanto Cristo ordenou (Mt 28.19,20).
 É uma tarefa suprema de pregar o evangelho para crianças.

Pesquisa
Uma mensagem do pastor Jair
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Bíblia de Estudo Pentecostal








2 comentários:

  1. Tia Nilza... li a póstagem sobre a reunião.
    Deus te abençoe!
    Beijos,

    Kátia

    ResponderExcluir
  2. queridos professores !! Leia medite e deixe aqui seu nome e se der um recado.Deus te abençoe muitíssimo!!!!

    ResponderExcluir