quarta-feira, 31 de março de 2021

A Carta a Igreja de Filadélfia

 


https://www.youtube.com/watch?v=81JnFz5NpfY&t=4s

 


Apocalipse 3.7-13


Olá CRIANÇAS ,nós Já estudamos cinco das sete cartas que Jesus mandou o apóstolo João escrever às Igrejas da Ásia Menor. Ele estava numa ilha chamada Patmos.

Quem me fala os nomes das cartas?

 

 Criança 

 Éfeso...Tiatira ...Esmirna.... Pérgamo...  e Sardes

 

Prof

Muito bem

 Hoje nós aprender  sobre a sexta carta.

Ela foi endereçada à igreja de Filadélfia.

 Das sete igrejas que receberam as cartas, apenas duas Jesus  não  repreendeu ( sabe  

 

criança 

o que significa reprendeu?

 

Prof

 Não ficou triste ...Não achou ruim  com eles ,não chamou atenção ,não ficou chateados com a igreja de Filadélfia ,nem a de Esmirna)

 Lembra da  Igreja de Esmirna?

 Lembram-se de que os crentes de Esmirna

Criança 

Eu lembro tia Nilza, Cristo prometeu a igreja de Esmirna  que se fossem fiéis até a morte receberiam a coroa da vida.

 

Prof

Certinho, eles eram perseguidos, mas permaneciam fiéis a Deus?

 Filadélfia Tb não recebeu críticas do Senhor Jesus porque eram fiéis em tudo.

 

 Vamos ver o que diz a carta que foi escrita a essa igreja?

A Igreja de Filadélfia era verdadeira, amorosa e fiel. Uma comunidade que dedicava seu serviço às vidas que precisam de Jesus.

Representa aquela  Igreja Missionária

 

Criança

O nome Filadélfia significa amor fraternal

 

Prof

Muito bem ,Jesus conhecia as suas obras e, por aprová las, abriu para esses fiéis uma porta que ninguém pode fechar:preste atenção Jesus abriu uma porta quem ninguem pode fechar.

 

Criança 

Uma porta? Que porta, tia Nilza?

 

 Prof

a porta do Reino dos céus. Servimos a um Deus que abre uma porta que ninguém pode fechar, e fecha porta que ninguém pode abrir. Só Jesus tem esta chave

 Que maravilha ler isso já no início da carta!

Jesus disse que essa igreja tinha pouca força.era talvez uma igreja pequena  

Isso significa que ela tinha poucas pessoas

Mas era uma igreja forte espiritualmente porque tinha verdadeiros adoradores

 

.Criança

Tia estes irmãos da igreja de Filadélfia eram obedientes a Deus?

 

Prof

Sim .Eles guardavam a Sua Palavra e não negavam o Seu nome.

 Essa igreja passou por perseguições e enfrentou grandes dificuldades, porém, se manteve fiel ao Senhor.

Então Jesus disse que faria os seus perseguidores, os falsos judeus, reconhecerem que Ele Jesus, amava a igreja de Filadélfia.

 

Criança 

Jesus fez promessa Tb para a igreja de Filadélfia?

 

Prof

 

Sim Como a igreja de Filadélfia guardou a Palavra de Deus, Jesus prometeu guardar essa igreja da hora da tentação.

Ele também prometeu que logo voltaria e fez um pedido à igreja: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

 Vocês já sabem de que coroa Jesus está falando? Mesmo os servos mais tementes precisam vigiar e permanecer fiéis até o fim para ganhar lá no céu uma coroa de ouro

 

Ele disse que os que vencessem seriam feitos coluna no templo de Deus eternamente, ou seja, os que vencer vai morar sempre no céu.

 

 Já pensaram que vocês também podem ser moradores do céu para sempre? Glória a Deus! Que ricas promessas a igreja de Filadélfia recebeu de Jesus!

 A VERDADE É PARA VOCÊ TAMBÉM:

 

Criança  

Será que a igreja de Esmirna e a igreja de Filadélfia foram aprovadas por Jesus porque eram igrejas perfeitas?

 

Prof

 

 Não. O certo é que não existe nesse mundo igreja ou pessoa perfeita.

Toda igreja aqui da Terra é formada por cristãos imperfeitos.

Mas não é por isso que devemos nos conformar e viver no pecado.

 Muito pelo contrário. Temos que tomar Jesus como exemplo e sermos imitadores Dele.

 

Criança 

 

Não somos perfeitos, mas devemos melhorar a cada dia na presença do Senhor. Mesmo sendo imperfeitas, as igrejas de Esmirna e de Filadélfia foram fiéis a Deus.

 

Criança 

 

 Como conseguiram ser fiéis a Deus sendo imperfeito?

 

 Prof

Crianças Essa igreja de Filadélfia  decidiu seguir a Deus e fazer somente a Sua vontade ..

Elas tb  obedeceram a Palavra de Deus e não se misturaram com os pecados

 

. Assim, elas também servem de exemplo para nós.

Precisamos reconhecer nossos pecados, nos arrepender e pedir perdão a Deus para que esses pecados sejam apagados.

 Se cada um de nós agir assim, seremos uma igreja melhor e faremos a diferença nesse mundo.

Nós somos templo do Espírito Santo e precisamos  dar bom testemunho.

 

Não é possível que alguém seja crente apenas quando está perto de outros crentes, dentro da igreja .

 Devemos ser verdadeiros adoradores em qualquer lugar e a qualquer momento.

 

Vamos ter compromisso sincero com Nosso Pai que está nos céus!

Lembrem-se de que Jesus tem bênçãos eternas para aqueles que são fiéis a Ele. E que nada nesse mundo se compara ao que desfrutaremos na nossa morada eterna com Deus. Sejam sábios e façam a melhor escolha: seguir a Cristo sempre

 

 


 

sábado, 6 de março de 2021

As Cartas de Apocalipse para criança Lição 5ª. Carta – À igreja de Sardes- Apocalipse 3. 1 a 6 com participação das crianças

 


https://www.youtube.com/watch?v=n-johXL2tqc&t=14s


Olá crianças mais um dia para estudarmos AS CARTAS DE APOCALIPSE

Durante nossos encontros temos aprendido sobre o que o Senhor Jesus falou a João lá na ilha de Patmos e que deveria ser enviado aos pastores das igrejas da Ásia.

 Hoje vamos conhecer mais uma recomendação da carta  de Jesus à quinta igreja

Esta igreja é a igreja de Sardes

Deus mandou uma mensagem muito importante para esta igreja.

Esta igreja de Sardes estava se enganando

Criança 

Enganando ? como assim? vovó?

Prof

Pois é (fala o nome da criança) a situação desta igreja de sardes  estava séria.

Eles pensavam que eram.... mas eles não eram

vamos descobrir

Sardes era uma igreja rica e parecia ser uma boa igreja, com muitos trabalhos, bem ativa espiritual, mas só Jesus é quem conhece os corações das pessoas e por isso Ele afirmou que aquela igreja estava morta!

Eu pedi para ....fazer um desenho antes desta  lição vamos ver

Criança  

Pegue  folhas de sulfite(A4)  desenhe uma casa, mas com os olhos vendados.

Depois pegue outra folha e desenhe novamente uma casa

compare os desenhos e  pede sua mãe para gravar seu desenho em vídeo com a câmera virada e diga ,

prof

 desenho feito com os olhos tampados representa a vida de quem está longe de Deus, não tem visão do reino de Deus nem de fazer sua vontade, fica tudo ruim.  

O desenho feito com os olhos abertos representa a vida de quem está em Jesus, consegue ver bem e não se engana com nenhuma mentira ou contaminação do inimigo.

outra criança ( no meu video não tem porque a pessoa que pedi não gravou aí cortei)

Tia...... Quer dizer, tinha só a aparência de boa, mas por dentro não havia poder de Deus nem viviam no Espírito. (Pegue a casca do ovo vazia, pegue com cuidado e fale sobre a  a leveza desta casca de ovo e mostra ela vazia ) As obras que a igreja de Sardes fazia pode se comparar a uma casca de ovo sem a gema e a clara – ou seja eram obras vazias, que só tinham aparências

PROF

Sim , O Senhor Jesus ainda nos revela mais sobre esta igreja, Ele nos relata na carta que mesmo diante desta situação haviam alguns crentes fiéis, que não se contaminaram

havia poucas pessoas que não contaminaram suas vestes.

O senhor estava dizendo que tinham o seu coração (Coração branco) puro,voltado para o Senhor e eram tementes

Que fazia a vontade do Senhor de todo coração

E tinha Tb outras pessoas que viviam só  lembrando do passado,

Quem aqui lembra do passado?

 Criança 

Eu lembro quando eu ia  na Escola dominical.ia na igreja hj só fico em casa


Prof

Pois é... isto foi por causa da pandemia mas nós podemos fazer este passado  ser diferente .O mesmo Deus QUE ESTAVA NA ESCOLA Biblica antes desta pandemia está hj conosco EM CASA  porque Deus é vivo...

Tem pessoas que lembram ah eu cantava no coral infantil estava na coreografia com a tia Noemi .Muitos estão com saudades deste tempo ...eu orava,...crianças ...mas podemos fazer isto hj.tb

Cante hj ai onde vc está ore hj onde vc está  louve a Deus

porque Deus está no meio da igreja .E a igreja é vc.

Quando assistir o culto online fica quieto acompanhando tudo louve a Deus.

lembra que eu falei que  que Jesus caminha no meio da igreja no meio dos cartiçais (que significa igreja) e procura fiéis adoradores ,e

criança 

 Jesus disse que a voz da criança  a que é o perfeito louvor

prof

então a voz da criança sai o perfeito louvor.Então vamos  manter puro quer dizer não falar palavrão não falar nome  feio não brigar com os coleguinhas  vamos guardar a boca para louvar a Deus. Isto quer dizer viver em santidade.

E  Jesus continuou disse eu Tb já falei para vcs .

Sardes vc  acha que vc está viva vc acha que vc tem luz.

Sua luz não está brihando mas Sardes vc já brilhou um dia (coloca estrela) no passado para mim hj vc não está mais vivo e Jesus disse para aquele povo da cidade de Sardes vc está morto apagado.

Sarde volte volte para mim.  

Jesus queria que seria necessário que aquela igreja de Sardes se arrependesse e fosse vigilante, pois Jesus afirmou

que se eles não se arrependessem...

 Ele viria contra eles assim como vem o ladrão. Vocês sabem como vem o ladrão?

O ladrão vem na hora que ninguém sabe ou espera, ele vem de surpresa.

Você já recebeu uma surpresa?

 Mas creio que este tipo de surpresa ninguém quer não é mesmo?

É por isto que Jesus Disse a hora que vou vir ninguém sabe então fica preparado.

Crianças, como podem ver o Senhor Jesus está atento a tudo que acontece dentro da igreja e Ele ordena que cada um de nós  sejamos vigilantes para não perdermos a nossa fé.


Criança 

O Senhor Tb deu uma promessa para os da igreja de Sardes?

Prof

Sim ,Àquele que vencer, a recompensa será maravilhosa,

1 - será vestido de uma roupa branca ,

2 - Mas Jesus disse ah Sardes se hj reconheceres o teu pacado

maneira nenhuma vou riscar o seu nome do livro da vida; e mais...

3 – vou confessar o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos.”

E assim crianças, nós também devemos tomar cuidado e vigiar para não sermos como os crentes de Sardes, viver só de aparência. Devemos ser verdadeiros cristãos, por fora e por dentro e onde estivermos. Só assim receberemos o prêmio que Jesus prometeu –

Quer receber esse prêmio? Primeiramente você precisa receber ao Senhor Jesus como único Salvador de sua vida, e se você já fez isso então procure viver de acordo com os ensinamentos

E o recado foi dado a igreja de Sardes

  feito por mim pesquisado na internet e Bíblia

                                 Nilza Cardoso

 

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

As Cartas de Apocalipse para criança Lição 4ª. Carta – À igreja de Tiatira apocalipse 2.18 a 29 com participação das crianças

 

https://www.youtube.com/watch?v=4Lu4T8lEWJs&t=22s


 Vocês estão gostando de saber dessas cartas? Um monte de cartas! Mas ao todo são sete

        O Senhor disse a João diga ao povo de Tiatira que tenho Olhos que veem tudo –

Criança  

Tia, Jesus mandou dizer que os olhos dele veem todas as coisas boas e ruins.?

Outra criança                                                                       

 Se a gente vai brincar e quer todos os brinquedos e não empresta aos outros amiguinhos, o Senhor vê e não gosta, porque Ele sabe que vamos crescer e ser grandes e maus.  

Prof .Me responda

Se um amiguinho ganhou um presente, logo vocês querem um igual.?

Está certo isto?

Criança 

 Não tia ! Não podemos ter inveja pois somos servo de Deus.

PROF

O Senhor mandou João tb falar para o povo da igreja de Tiatira que Ele tinha Pés que andam na direção certa porque é reluzente (ilumina o caminho) –

Vamos pensar...Para dizer a nós: não gostei do lugar onde você foi, porque não é bom. Jesus é justo e julga entre o certo e o errado

Criança  

Temos que ir só em lugar onde Deus pode ir conosco, NÉ TIA ?

PROF

Isto mesmo.onde vc for pergunte assim Deus pode ir comigo neste lugar?

        Bem, nesta igreja de Tiatira entrou a mentira, idolatria, inveja, brigas no meio de gente grande e foi horrível.

        O Senhor disse para os que não foram invejosos, falando mal um dos outros: Eu quero que vocês sejam meus súditos, é assim que se fala do governo do rei.

LEIA PARA MIM QUAL A PROMESSA DA IGREJA DE Tiatira

Criança 

Apocalipse 2:26-29

Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.


"Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro"


Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

        Prof

Um dia Deus vai  governar este mundo por mil anos.

E Deus quer  que cada criança seja fiel, porque  ele disse ....Eu Sou a Estrela da Manhã.

Criança 

Que beleza!  Nós aprendemos que Jesus disse para igreja de Efeso, E quem amar com o primeiro amor como e não esconder sua luz  ,deixar ela brilhar falar de Jesus para os amiguinhos .

      Disse tb para Igreja de Esmirna Sê fiel até a morte porque Ele já preparou uma coroa de vida para nós.

Quem for fiel a Deus  , quem fizer a vontade de Deus vai reinar com Jesus  no reino dele;.Jesus Tb falou : Quem tem ouvido ouça.

 Criança 

Estou lembrando que Jesus Tb fez 3 promessas para Igreja de Pérgamo maravilhosas  disse que Ele vai nos dar O maná escondido e Uma pedra Branca e um novo nome

Prof  

e hj aprendemos que Jesus disse para igreja de Tiatira  que

Àquele que vencer e fizer a minha vontade QUER DIZER A VONTADE DELE até o fim vai ganhar autoridade sobre as nações.todo mundo

prof
Jesus vai dar Tb aquela autoridade que Ele recebeu do Pai que é Deus Pai. Ele vai nos dar a estrela da manhã.

Nós crianças que seguimos os ensinamentos de Jesus vamos ser glorificado com Ele.Aleluia.e devemos brilhar já aqui no mundo onde vivemos deixando nossa luz sempre acesa para sermos vitoriosos.

Vc tem ouvido? Coloque as mãos no seu ouvido.

Isto Jesus falou Tb
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Isso significa uma ordem para que o crente ouça atentamente e obedientemente as palavras de Jesus que fala através do Espírito Santo

Amém?

.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

As Cartas de Apocalipse para criança Lição 3 Igreja de Pėrgamo com participação das crianças







https://www.youtube.com/watch?v=YTu4eEmSv2I&t=28s

Olá crianças  um dia feliz porque vamos  aprender sobre as cartas que o Senhor Jesus pediu que João escrevesse as igrejas da Asia quando ele estava preso na Ilha de Patmos.Estas cartas estão no livro de APOCALIPSE

Quem lembra o assunto que estamos estudando?

Criança BERNARD

Eu sei tia  . Estamos estudando o livro de Apocalipse

E já estudamos sobre duas cartas que o Senhor falou para João para a cidade de Efeso e Esmirna. Certo tia?

Prof

 sim .....nós falamos sobre  Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja que havia abandonado o seu primeiro amor (2:4).

Falamos que devemos amar  e deixar sempre nossa luz brilhar lembra?

Falamos Tb sobre a segunda carta

Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a igreja que sofreria perseguição (2:10). O Senhor falou para eles QUEM LEMBRA?

Criança Duda

eu sei isto tia. Aos  da Igreja Efeso  ele prometeu :                                                                                                               se eles voltassem ao primeiro amor . VOU LER AQUI em  apocalipse capitulo 2 .7....ele ia dar o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

E aos da Igreja Esmirna: que se eles fossem fiéis ele ia dar a coroa da vida.

Prof.Muito bem Duda

 

CRIANÇA Livia filha da Marize

O Senhor  Falou para ser fiel até a morte que vai ganhar a coroa da vida

Prof

Isto mesmo Lívia devemos ser fiéis! Não importa o que aconteça vamos ser fiéis a Deus.

Porque se nós formos fiéis a Deus. vamos ganhar a coroa da vida aleluia continue fiel .escute continue fiel

Mas João não parou  de escrever as cartas agora Jesus  mandou a carta foi para cidade de Pérgamo. Repete Pérgamo

Que nome diferente.

.E sabe o que João viu nesta cidade?

Pérgamo Estava deixando coisas erradas entrar na sua vida .

Pérgamo era uma igreja que teve muita gente querendo colocar idolatria no meio dela.e eles começaram a adorar outros deuses aquele deus que não é verdadeiro.

E Jesus disse

Ei Pergamos  “Eu tenho a espada de dois gumes quer dizer dois fios”.

Criança  Miguel da pamela

Por que a espada?

Prof

Pergunta interessante Miguel aqui quem tem a espada é Jesus então aqui nos mostra que Jesus único Senhor da Igreja. Tem poder sobre a morte e a vida;

A palavra de Jesus é a final;  Esta espada significa que Jesus está pronto para castigar os malfeitores aquele que (pratica o mal)

E o Senhor não queria que eles ficassem dentro da igreja e fazendo coisas erradas .

Pergamos deixou de fazer o que agrava a Deus.

Não adorar outros Deuses

 

Criança Laura da Erica Victor

Tia o Senhor tb deu a eles uma promessa,?

Prof

Sim Laura xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

Ele dá o recado ao seu anjo (o pastor) para dizer aos maus, desobedientes,  Assim aquele que luta contra os enganos do pecado e vence pelo poder de Jesus, Vão vencer e quem vencer ,também, vai receber um prêmio lá no céu: Comer o maná escondido. Vocês se lembram do maná que Deus deu ao povo no deserto?

 Os sustentou todo tempo.

disse que daria também ao que vencer uma pedra branca e na pedra um novo nome que ninguém conhece, somente quem a recebe.Com novo nome.dado pelo Senhor

podemos ver aqui crianças 3  promessas fantástica.

O maná escondido

Uma pedre Branca e um novo nome

Que será a nossa recompensa nos céus.

 

A pedra branca é um símbolo de quem você é fiel e sua  força de propósito governar sobre o pecado; que aprovou na prova..

Tudo isso é prova de que sua fidelidade é altamente valorizada por Deus. Este novo nome que só ele e você conhece, é como Deus te vê.

 

Eu quero muito ganhar esta pedrinha branca com o meu nome novo Com uma nova identidade dos Céus.




 

sábado, 9 de janeiro de 2021

Apocalipse 2ª. Carta – À igreja de Esmirna com participação das crianças


link da História 


https://www.youtube.com/watch?v=AiYDGToWzGc&t=16s


Olá Crianças  a paz do Senhor para todos vcs

Mais um dia de alegria porque estamos de volta para compartilharmos mais um pouco do livro de Apocalipse

VAMOS fazer uma recordação?

Me conta o que vc aprendeu na lição passada.

Fala ai ........(criança)

Eu aprendi que João foi preso numa ilha chamada Patmos porque ele estava falando de Jesus.

Prof.

Isto mesmo ,mas Mas Deus estava com ele. parabéns....

 Ele teve uma visão quem quer falar para mim sobre a primeira visão de João

(Criança )

Sim tia, ele ouviu uma voz alta parecia até o som de trombeta, ele viu  7 cartiçais  .aquele que coloca vela ou lâmpada.sabe tia?

e viu Tb alguém andando no meio destes cartiçais .

prof 

sim .... ele viu Jesus Glorificado .

 Estes cartiçais significava 7 igrejas lá da Asia  .esta primeira era Efeso. Repete Efeso

(criança)

sim tia lembro Tb que este homem Jesus tinha nas mãos direita 7 estrelas que seriam os sete anjos quer dizer os pastores desta igreja

prof 

Muito bem vc aprendeu direitinho.

 E Jesus falou que ele sustenta estes anjos quer dizer os pastores.

Esta Carta de Éfeso fala que o povo estava perdendo o primeiro amor pelas vidas e se eles não voltassem a ter este amor ia acontecer algo com eles quem sabe?

(criança)

 sim tia, eu sei, se eles não voltassem a ter este amor Jesus ia apagar a luz deles. Isto quer dizer que não iam mais brilhar. E nós tia temos que deixar nossa luz brilhar.Falar do amor de Deus pra todos.

Prof 

muito bem,  estou amando ouvir as respostas.

Mas Jesus fez uma promessa para Igreja de Éfeso.Ele falou assim Ao que vencer, ele ia dar de comer da árvore da vida é um símbolo da vida eterna. isto quer dizer viver para sempre

. A vida eterna com Deus é a recompensa para a vitória sobre o pecado

Pois bem vamos para uma segunda carta .Jesus pediu  para escrever  para uma igreja de uma cidade chamada Esmirna como chamava a cidade ? repete aí bem alto Esmirna

Esta igreja de Esmirna era uma igreja de um

povo muito pobre  ,

não tinha dinheiro e todo comércio era manipulado pelo poder.

Os cristãos daquela época sofriam perseguições por causa da fé, e assim se tornaram pobres

O povo era algemado eram chicoteados ,amarrados as mãos mas eles não negavam o nome de Jesus Cristo,

 Mas vamos ver o que o Senhor  disse para eles

(Criança )

Aqui em Apocalipse capitulo 2.versículo 9 e 10 diz assim Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico)

diz assim Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Prof

O Senhor disse... Ei Esmirna vc não é pobre não ,vc é rica, porque vc é fiel que bom O Senhor falou que eles não eram pobres mas sim rico ,rico da palavra de Deus, e se vcs forem fiel vc não sofrerá o dano da morte.

Crianças seja fiel ao Senhor ,não se desvia para outro caminho ,sempre firme na palavra de Deus.o Senhor fala com vc Tb.

 seja fiel a Jesus que vc vai ter vida eterna e Ele vai te dar Tb uma coroa que não enferruja e o nome dela é a coroa da vida.

      Sê fiel até a morte porque Ele já preparou uma coroa de vida para nós e vamos viver com ele aqui, quando Ele vier nos buscar vamos viver con Jesus no céu.

Crianças vcs estão crescendo e mesmo nas dificuldades ,nos problemas que poderão surgir cada dia ,continue fiel ,continue fiel e sendo vc fiel ....receberá a coroa da vida.


repetir “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”

Apocalipse 2:10 


 Musica se fiel ate a morte está neste link 



https://www.youtube.com/watch?v=uZs5W5_sseA

Para os pais estudarem tb 

https://anotacoesdabiblia.com/a-carta-a-igreja-de-esmirna