GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Anotações da Bíblia para crianças: DINÂMICA INFANTIL

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DINÂMICA INFANTIL



01- A Palavra de Deus que transforma. 
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.
Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água. 
Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
 Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água. Refletir: 
o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir:vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. 
Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela 
continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16 



02- A troca de um segredo
Participantes: 15 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 45min.Modalidade: 
Problemas Pessoais.Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os 
membros do grupo.

Material: Lápis e papel para os 

integrantes.


Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um 


lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, 
angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar 
oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a 

não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados 

de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. 


O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. 
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se 
fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após 

certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante 

deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e 

solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada 

com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou 
perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas 
colocados e as soluções apresentadas. 

Possíveis questionamentos:- Como você se sentiu ao descrever o 
problema?- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?-
 Como 
se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?- No seu 
entender, o outro compreendeu seu problema?- Conseguiu pôr-se na sua 
situação?-

 Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?- 

Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?- 
Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência 
da dinâmica? 

03- Afeto.
Participantes: 7 a 30 pessoas
Tempo Estimado: 20 minutos 
Modalidade: Demonstração de Afeto.
Objetivo: Exercitar manifestações 
de carinho e afeto.

Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após 
explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um 
círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante 
deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.).
Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.