Joana Troester
Uma idade maravilhosa, alunos que não são mais criancinhas, mas não são moços e moças ainda. APROVEITE!
A. Começa com Alvos para seus Alunos:
1. Salvação de cada aluno.
2. Crescimento espiritual:
a) vida devocional (tempo a sós com Deus cada dia)
b) conhecimento da Palavra de Deus
c) amor para com Deus levando a obediência de Cristo
d) preparado para a luta espiritual em frente.
Você vai planejar sua aula para ajudar seus alunos nestas áreas muito importantes.
* Estamos numa luta espiritual
Estamos em competição com a TV, os vídeos e todas as tentações do mundo (de Satanás). Eles passam muitas horas cada semana sendo bombardeados com tentações que conduzem para o inferno, ou no mínimo, para uma vida frutífera. Planeje bem sua aula. Os poucos minutos que eles tem na sua aula, tem que equipá-los para a luta diária.
B. Preparando para a Aula
1. Comece já no domingo à tarde ou na segunda-feira de manhã, lendo a lição para o próximo domingo.
a) Pode seguir uma revista, mas não seja escravo dela. Use mais a Bíblia e cuide para lembrar dos fatos bíblicos direitinhos!
b) A revista também vai ter alvos, mas não esqueça seus alvos também.
2. Ore por situações vivas para contar aos seus alunos, pois vão mostrar os princípios do qual está ensinando.
3. Procure maneiras criativas para transmitir os fatos bíblicos e também os princípios bíblicos.
4. Ore pela vida de cada aluno, suas necessidades e suas famílias (seja envolvido na vida deles o quanto puder).
C. Lição de Casa
1. Pode usar uma revistinha, mas também inclua uma folha, para eles escreverem o que Deus quer que eles lembrem no tempo devocional.
Explique para seus alunos o que é para lerem a cada dia. Escolha passagens fáceis para entenderem e aplicarem nas suas vidas. Faça um tempo devocional juntos com eles para mostrar como é que se faz, antes de exigir deles.
2. Podem também colocar outras tarefas de “lição de casa” como maneiras de ganhar pontos para um evento especial, pode incluir: versículos para decorar; tarefas para ajudar em casa; serviço na Igreja; serviço para outras pessoas; etc.
D. O Que Eu posso Incluir na Minha Aula
1. Tempo para compartilhar o que Deus está ensinando no tempo devocional. Tempo para compartilhar respostas de oração e pedidos de oração.
2. no tempo da lição guie seus alunos para descobrir os fatos bíblicos... Não dê sempre todos os fatos. Faça perguntas que os ajude a descobrir as respostas na Bíblia. Por exemplo: Quanto tempo Noé e a sua família ficaram na arca?
3. Use figuras: roupão, comida, etc. para colocar sua Classe na situação da lição. Se estiver estudando os filhos de Israel saindo do Egito, deixe todos se vestirem com as roupas de peças que tens na Igreja. “Mate” um cordeiro e coloque o seu “sangue” em volta da porta da Classe. (Seja criativo, pode usar uma ovelha de pelúcia e papel vermelho para o sangue). Escolha um aluno para ser o filho mais velho que vai morrer se o sangue não for visto pelo anjo da morte. Leve para a Classe, já preparado a carne da páscoa (pode ser qualquer carne, menos porco!), com ervas amargas. Deixe seus alunos de pé, comendo as ervas, a carne e segurando o cajado (vassoura na mão). Depois sai com pressa, Faraó disse que deve sair! ...
4. Decore um versículo que encaixe com a lição. Devem saber o significado para hoje, não só as palavras.
5. Faça revisão das outras aulas para dar a seqüência. Pode fazer tipo jogo com perguntas, deixe os alunos colocarem desenhos em ordem, usar tipo linha de tempo com figuras que usam a memória para lembrar o que aconteceu primeiro, segundo, etc.
6. Juniores são capazes de fazerem pesquisas em grupos ou sozinhos para depois compartilharem o que descobriram.
7. Não esqueça de chamar seus alunos pelo nome. Deixe os visitantes sentindo-se muito bem-vindos. Ajude os alunos a serem amigáveis com os visitantes.
8. Começa de ensinar os princípios de Provérbios e os dois tipos de pessoas (sábio e insensato). Ajude-os a saber nas decisões que estão fazendo todo dia, se estão sendo sábios ou tolos.
9. Ajude-os a escolherem heróis para sua vida da Bíblia como: Davi, Daniel, José, Éster, Jônatas, Barnabé, etc... Ajude-os a lembrar que o mesmo Deus que abriu o Mar Vermelho é nosso Deus Poderoso.
Visuais
– Procure ou faça desenhos coloridos.
– Procure materiais para ajudar sua história a ser mais interessante.
– Cartazes como os que você encontra na “A Beka”, manuais, etc.
– Procure figuras de jornais, revistas, livros para crianças, etc.
– Pode suar um tipo de prêmio para quem se comportou, quem falou o versículo, quem trouxe visitantes, etc.
Coisas Especiais
De vez em quando planeje um acampadentro, um acampamento, um passeio, uma atividade para servir a Igreja, uma atividade para fazer um serviço para alguém que precisa, etc.
Planeje uma peça para sua Classe mostrar para a Igreja o que estão estudando.
Seja Sábio
– Guardar alguns minutos para examinar um Provérbio que encaixa com sua lição.
– Ajude os alunos a descobrirem princípios eternos, verdades eternas.
– Não deve ser um exercício de conhecimento somente, mas deve ser passos para obediência, submissão a Deus e vidas transformadas.
– Providencie uma folha ou caderno para eles escreverem o provérbio, o princípio que vocês descobrirem juntos e sua aplicação para a semana. Pode incluir também como o princípio encaixou com a lição.
– Nestes momentos ensino sobre o inimigo que quer que eles esqueçam da Palavra de Deus. Ensine estes fatos sobre como Satanás quer nos enganar. Na escola eles estão sendo bombardeados com humanismo. Deve saber o que é. Humanismo diz que não há Deus, o homem é o centro de tudo, não existe o certo e o errado. Porém Deus nos diz: Deus criou tudo, Deus é o centro do universo, Deus tem mandamentos de princípios que devemos entender e colocar na prática para conhecer o maravilhoso plano de Deus para nossa vida.
Sabedoria
Provérbios 15.33 – temer ao Senhor
Provérbios 28.7 – obedecer ao que está certo
Provérbios 22.3 – esconder-se do mal
Provérbios11.30 – ganhar almas
Provérbios 30.24-25 – preparar-se para o futuro
O Que é Sabedoria?
Provérbios 3.13-15 – Sabedoria tem mais valor do que ___________________________.
Isaías 55.8 diz que a sabedoria de Deus é ________________________ do que a sabedoria do mundo.
No humanismo não existe sabedoria verdadeira. Como é que humanismo afeta seus livros de ciência e história? _________________________________.
Qual é o fim daquele que segue a filosofia do humanismo?
Provérbios 1.24-33 diz: ________________________________________________
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS JUNIORES
CORPO:
-crescimento relativamente lento, mas gosta de comer e de se mexer muito. Está juntando energias para a próxima fase, quando acabará o processo do crescimento. Saúde excelente: normalmente não adoece.
- Controle muscular: pode fazer nesta idade coisas que jamais fará na vida de adulto. Gosta de fazer tudo quanto lhe proporciona maior controle e conhecimento.
MENTE:
- gosta de fazer tudo quanto lhes proporciona maior controle e conhecimento;
- tem sede de saber e desejo de aprender;
- gosta muito de leitura - têm boa memória; o que lhe ensinamos agora permanecerá o resto DA vida. A memorização das Escrituras é importante neste período
- É colecionador (selos, fotografias de animais, etc);
- Diferencia entre a realidade e a imaginação;
- Têm muita confiança na sua capacidade de vencer;
- Gosta de geografia e de histórias e de saber o que aconteceu, onde, quando e porquê, pois já sabe relacionar tempo, espaço e acontecimentos.
EMOCIONAL:
- É intrépido: tem muita confiança na sua capacidade de vencer. Não gosta de demonstrações de afeição, mas precisa saber-se querida. A afeição deve ser demonstrada pelo tom de voz e através de nossos atos, em vez de beijos ou abraços. Seu senso de humor vem aparecendo.
VONTADE:
- Rebela-se contra OS "ditadores"; gosta de quem demonstra simpatia e carinho. Deseja direção na vida, que parece-lhe um caminho desconhecido e, às vezes espinhoso.
SOCIAL:
- É competidor, barulhento e briguento
- Fica mais à vontade ao AR livre, onde tem bastante espaço;
- Não aprecia o sexo oposto
- Quer fazer parte DA "roda" - um grupinho de seus semelhantes em sexo e idade que faz coisas em conjunto. Gosta de jogar num "time" - futebol, no caso de meninos. As meninas se reúnem para falar, passear, brigar (e logo voltam a ser amigas novamente)
- Começa a ter senso de responsabilidade, que deve ser encorajado e desenvolvido. Adora heróis - uma atitude dada a Deus aos juniores e adolescentes para fazer com que busquem aquilo que é bom e merecedor DA sua admiração, incentivando-OS em direção a uma vida nobre.
ESPIRITUAL:
- Reconhece o pecado como pecado e sente a necessidade de se livrar das conseqüências. Se ainda não recebeu o Salvador, está na hora de fazer isto. Se já é salvo, é a idade quando deve experimentar pessoalmente a consagração
e a vida vitoriosa;
- Estabelece altos padrões para is e, também, para OS adultos que o rodeiam. Fica decepcionado com qualquer um que não anda de acordo com estes padrões. Ele também não as alcança e sente-se frustrado. Precisa conhecer o caminho DA vitória para evitar tais frustrações e para desenvolver-se espiritualmente.
- Esta é a idade quando devemos apontar-lhe a necessidade de preparar-se para o serviço que Deus quer que faça no futuro e de orar a respeito do futuro companheiro.
Esta é uma idade quando o ensino ministrado deve ser experimentado e comprovado na vida do aluno Por isso, é muito importante que você, como professor empenhe-se no estudo, preparo e apresentação DA lição. Lembrando DA importância em estar orando por todos OS alunos, visitando, acompanhando...
RESUMO:
Fisicamente - valente
Mentalmente - investigador
Volitivamente - independente
Socialmente - expansivo
Emocionalmente - intrépido
Espiritualmente - realista
COMO ENSINAR JUNIORES:
Chave - verificação do ensino, praticando-o
1. Ensino adequado: Os mesmos ensinos e doutrinas apresentados nos anos anteriores. Enfatize a consagração.
Acrescente:
- O plano de Deus para sua vida.
- Doutrinas fundamentais.
- Memorização de versículos e nomes dos livros DA Bíblia.
- Geografia bíblica.
- Séries de lições sugeridas: "A bíblia e Eu", "Vida de Josué", "Esther", "O tabernáculo", "Atos I e II"
2. Histórias continuam a constituir bom veículo de ensino. Deve tratar de um HERÓI que soube enfrentar dificuldades e vencer.
3. Perguntas: Inclua um período de perguntas em sua aula.
Além de perguntar "Onde?", "O que?", e "Quem?", deve-se perguntar "Por que?" E mostrar porque o herói venceu., porque o vilão mereceu ser derrotado, porque o herói não devia ter feito o que fez, porque Deus permitiu certa coisa em sua vida, etc.
4. Experiências e comprovações :
Esta é uma idade quando as verdades bíblicas e o ensino prático devem ser experimentados e comprovados na vida do aluno. Ao ensinar que é bom ajudar OS outros, deixe OS alunos comprovar este fato Indo ajudar crianças doentes num hospital. Falando no valor de distribuir folhetos, leve o grupo numa tarde à praça para fazer isto. Após dizer que há alegria em levar almas a Cristo, ajude o aluno a ganhar almas, ensinando-o a usar o Livro Sem Palavras e levando-o a fazer o evangelismo pessoal. Ensinando sobre oração, faça com que a classe ore a respeito de assuntos definidos, mencionando as respostas às orações.
Material extraído da Internet e adaptado - desconheço autoria
CORPO:
-crescimento relativamente lento, mas gosta de comer e de se mexer muito. Está juntando energias para a próxima fase, quando acabará o processo do crescimento. Saúde excelente: normalmente não adoece.
- Controle muscular: pode fazer nesta idade coisas que jamais fará na vida de adulto. Gosta de fazer tudo quanto lhe proporciona maior controle e conhecimento.
MENTE:
- gosta de fazer tudo quanto lhes proporciona maior controle e conhecimento;
- tem sede de saber e desejo de aprender;
- gosta muito de leitura - têm boa memória; o que lhe ensinamos agora permanecerá o resto DA vida. A memorização das Escrituras é importante neste período
- É colecionador (selos, fotografias de animais, etc);
- Diferencia entre a realidade e a imaginação;
- Têm muita confiança na sua capacidade de vencer;
- Gosta de geografia e de histórias e de saber o que aconteceu, onde, quando e porquê, pois já sabe relacionar tempo, espaço e acontecimentos.
EMOCIONAL:
- É intrépido: tem muita confiança na sua capacidade de vencer. Não gosta de demonstrações de afeição, mas precisa saber-se querida. A afeição deve ser demonstrada pelo tom de voz e através de nossos atos, em vez de beijos ou abraços. Seu senso de humor vem aparecendo.
VONTADE:
- Rebela-se contra OS "ditadores"; gosta de quem demonstra simpatia e carinho. Deseja direção na vida, que parece-lhe um caminho desconhecido e, às vezes espinhoso.
SOCIAL:
- É competidor, barulhento e briguento
- Fica mais à vontade ao AR livre, onde tem bastante espaço;
- Não aprecia o sexo oposto
- Quer fazer parte DA "roda" - um grupinho de seus semelhantes em sexo e idade que faz coisas em conjunto. Gosta de jogar num "time" - futebol, no caso de meninos. As meninas se reúnem para falar, passear, brigar (e logo voltam a ser amigas novamente)
- Começa a ter senso de responsabilidade, que deve ser encorajado e desenvolvido. Adora heróis - uma atitude dada a Deus aos juniores e adolescentes para fazer com que busquem aquilo que é bom e merecedor DA sua admiração, incentivando-OS em direção a uma vida nobre.
ESPIRITUAL:
- Reconhece o pecado como pecado e sente a necessidade de se livrar das conseqüências. Se ainda não recebeu o Salvador, está na hora de fazer isto. Se já é salvo, é a idade quando deve experimentar pessoalmente a consagração
e a vida vitoriosa;
- Estabelece altos padrões para is e, também, para OS adultos que o rodeiam. Fica decepcionado com qualquer um que não anda de acordo com estes padrões. Ele também não as alcança e sente-se frustrado. Precisa conhecer o caminho DA vitória para evitar tais frustrações e para desenvolver-se espiritualmente.
- Esta é a idade quando devemos apontar-lhe a necessidade de preparar-se para o serviço que Deus quer que faça no futuro e de orar a respeito do futuro companheiro.
Esta é uma idade quando o ensino ministrado deve ser experimentado e comprovado na vida do aluno Por isso, é muito importante que você, como professor empenhe-se no estudo, preparo e apresentação DA lição. Lembrando DA importância em estar orando por todos OS alunos, visitando, acompanhando...
RESUMO:
Fisicamente - valente
Mentalmente - investigador
Volitivamente - independente
Socialmente - expansivo
Emocionalmente - intrépido
Espiritualmente - realista
COMO ENSINAR JUNIORES:
Chave - verificação do ensino, praticando-o
1. Ensino adequado: Os mesmos ensinos e doutrinas apresentados nos anos anteriores. Enfatize a consagração.
Acrescente:
- O plano de Deus para sua vida.
- Doutrinas fundamentais.
- Memorização de versículos e nomes dos livros DA Bíblia.
- Geografia bíblica.
- Séries de lições sugeridas: "A bíblia e Eu", "Vida de Josué", "Esther", "O tabernáculo", "Atos I e II"
2. Histórias continuam a constituir bom veículo de ensino. Deve tratar de um HERÓI que soube enfrentar dificuldades e vencer.
3. Perguntas: Inclua um período de perguntas em sua aula.
Além de perguntar "Onde?", "O que?", e "Quem?", deve-se perguntar "Por que?" E mostrar porque o herói venceu., porque o vilão mereceu ser derrotado, porque o herói não devia ter feito o que fez, porque Deus permitiu certa coisa em sua vida, etc.
4. Experiências e comprovações :
Esta é uma idade quando as verdades bíblicas e o ensino prático devem ser experimentados e comprovados na vida do aluno. Ao ensinar que é bom ajudar OS outros, deixe OS alunos comprovar este fato Indo ajudar crianças doentes num hospital. Falando no valor de distribuir folhetos, leve o grupo numa tarde à praça para fazer isto. Após dizer que há alegria em levar almas a Cristo, ajude o aluno a ganhar almas, ensinando-o a usar o Livro Sem Palavras e levando-o a fazer o evangelismo pessoal. Ensinando sobre oração, faça com que a classe ore a respeito de assuntos definidos, mencionando as respostas às orações.
Material extraído da Internet e adaptado - desconheço autoria
1. Criança: Um ser inteligente.
2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança:
Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais.
3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição.
4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas.
5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR
6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação
7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas.
8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas:
RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro".
9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças
10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos
11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens".
ESTRAIDO DO SITE:http://www.centroevangelisticoebg.org/pub/pagina/estudo/p
2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança:
Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais.
3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição.
4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas.
5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR
6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação
7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas.
8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas:
RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro".
9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças
10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos
11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens".
ESTRAIDO DO SITE:http://www.centroevangelisticoebg.org/pub/pagina/estudo/p
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