I - Faixa Etária: 0 à 1 ano de idade1 - INTRODUÇÃO:É bem verdade que nossas Igrejas, emsua maioria, ainda não possuem um espaço adequado para montar umberçário; mas precisamos nos esforçar e usar nossa criatividade paraproporcionar aos nossos bebês um lugar apropriado para o seu bomdesenvolvimento. É aqui que começa sua educação cristã ...Ao contrário do que muitos pensam, é grande a sua responsabilidade, professor(a)!O bebê precisa de um local arejado,limpo, sem umidade,... Devemos proporcionar-lhe um ambiente saudávele aconchegante. Ele está percebendo tudo o que se passa ao seu redorapesar de ainda não poder verbalizar.2 - DECORANDO SUA SALA:Utilize desenhos relacionados à vida dobebê. Prepare-os em tons pastel que dão um ar tranqüilo ao ambiente.Vocêtambém poderá decorar com fotografias, móbiles, etc.3- BRINQUEDOS:A escolha do brinquedo é algo muitoimportante. Os brinquedos não devem ser duros, nem pontiagudos.Tenha brinquedos de espuma (encapados com tecido ou veludine),borracha, tecido e similares, que não ofereçam perigo aos pequeninos.As crianças nesta idadeColocam, com freqüência, os brinquedos na boca. Sendo assim, eles devem ser esterilizados periodicamente.4- MÚSICA:Tenha sempre uma música agradável no berçário. Vocêpode utilizar instrumentos musicais e sua própria voz. Use ritmOSdiferentes, gesticule, bata palmas. Isso irá motivar o bebê paranovas descobertas.5 - DESENHO:Só deverá ser dado quando o bebê estiverengatinhando ou sentando com firmeza. Coloque o papel no chão,lápis cera bastão (o mais grosso) e rabisque junto com ele.6 - HISTÓRIAS:O bebê ainda não compreende histórias como ascrianças maiores. Você poderá mostrar gravuras, falar frases,palavras,... A criança irá, aos poucos, associando as formas aossons.7 - MOBILIÁRIO:Procure mobilizar sua Igreja (através de campanhas,etc.) e envolva os pais, que são parte diretamente interessada,para equipar o berçário. É importante providenciar:berços completos, cadeirinhas para lanche,corrimão na parede (para aqueles que estiverem começando a ficarem pé) e trocador.8 - HIGIENE PESSOAL:Combine com os pais para que, a cada domingo,tragam copo, mamadeira e chupeta de seu filho(a) devidamentemarcados.9 - "PINTANDO O SETE":Esporadicamente você poderá usar tinta com os bebês que já engatinham. Deixe-os manipular a tinta com as mãos e depoiscarimbar para confecção de cartões, ou para pintura de camisa em datasespeciais (Dia das mães, dos pais, dos avós...).Lembre-se: Nesta idade a criança necessita demuita atenção e afeto. Mostre todo o amor que você tem ao convivercom estas Crianças.II - Faixa Etária: 1 a 3 anos de idade.A criança nesta idade está descobrindo o mundo! Éimportante que o ambiente que a recebe seja agradável.Deve ser bem iluminado, o mais espaçoso possível, seguro e ventilado (sem humidade).Como ela está percebendo tudo em seu redor, devemos ter um ambiente bem colorido (evitar tons fortes), alegre earrumado (ela está captando tudo à sua volta, por isso aorganização deve ser um fator observado por nós).1 - ORNAMENTAÇÃO:A porta da sala é o cartão de recepção. Lembre-sesempre de ter nela um motivo bem alegre.2 - MURAIS:Os murais não devem ficar em lugar muito acima dacabeça dos pequenos, senão não serão observados por eles.Também não devem ficar em lugares muito baixos para que não arranquem as gravuras.3 - ORNAMENTAÇÃO POR TEMAS:A sala poderá ser ornamentada por temas, tendo ocuidado de não usar personagens de "quadrinhos" ou desenhosanimados. Podemos escolher os bichos, por exemplo, e assim selecionardiferentes animais, espalhando-os pelas paredes da sala.Ter cuidado para não confeccionar desenhos com tamanhosdesproporcionais, onde a girafa é do mesmo tamanho que o cachorropor exemplo; nem esquecer de colocar o chão (grama, pedras), para que osanimais não fiquem "flutuando".4 - ORNAMENTAÇÃO POR "CANTINHOS":Separa-se na sala lugares específicos paraatividades específicas. Por exemplo: Cantinho da história,da natureza, da dramatização, da música, da Bíblia...É importante procurar desenhos que sinalizem cadalugar. No "Cantinho" da história, por exemplo, ter desenhos de diferentes livros, das ilustrações e personagens.São imagens visuais que fazem lembrar, que remetem à história.No "Cantinho" da música, pode-secolocar desenhos, painéis, murais com figuras de criançascantando, notas musicais, instrumentos, etc.Observações:a) Os desenhos ficam mais atrativos quando nãoestão colados na cartolina retangular, mas com a silhueta dodesenho;b) Os desenhos devem ser trocados periodicamentepara evitar que as crianças percam a motivação.c) Caso prefira desenhar e pintar as paredes, deve-seter o cuidado de contactar um bom desenhista e um bom pintor.5 - ORNAMENTAÇÃO TAMBÉM PODE VIRAR BRINCADEIRA!Coloque um ou dois ganchos no teto de sua sala,prenda nele um fio de elástico de aproximadamente 1/2 cm delargura e pendure bonecos de pano, bolas plásticas (leves)envolvidas em papel celofane ou saco de estopa,e outros brinquedos. Deixe esse fio numa altura em que a criança alcance e assim possa puxá-lo, arremeçá-lo, etc, brincando com adecoração. Também esses brinquedos devem ser trocadosperiodicamente. Tenha cuidado na escolha dos objetos usados.Observe se não oferecem algum tipo de perigo para a criança comoserem muito pesados, muito duros, terem pontas, etc.6 - CARTÕES RELÂMPAGO:Selecione gravuras de revistas, as mais variadaspossíveis: bichos, casas, famílias, gente, profissões, objetos,etc. Cuide para que as gravuras sejam bem legíveis e dentro dacompreensão das crianças.Em seguida, cole-as em cartolina colorida fazendo uma moldura(procure fazer os cartões de cartolina todos do mesmo tamanho).Caso não tenha disponibilidade do material, cole em papel ofício; podendo colar, dependendo dotamanho da gravura, 2 ou 3 numa mesma folha de papel ofício.Neste caso, as gravuras deverão ter o mesmo motivo para facilitar a compreensão eassimilação da criança. Procure equilibrar a disposição das gravuras na folha.7 - COMO UTILIZAR O CARTÃO RELÂMPAGO:Você pode utilizar como se fosse contar a história.Faça uma rodinha, mostre um cartão de cada vez e vá perguntando àscrianças o que estão vendo, qual o nome do objeto, onde se compra,para que serve,... elabore as questões de acordo com as gravuras.Eles também podem ser usados para fixação dahistória: selecione o cartão que tem relação com a história,cubra-o com papel celofane e prenda-o com fita crepe no chão.Deixe que a criança passe por elepise, olhe e brinque...Caso rasguem o celofane, seja criativa! Utilize-o numa colagem em grupo!8 - FAZENDO QUADROS:Você pode colocar papéis de cores, estampas eformas diferentes para decorar o ambiente.Coloque-os na altura da criança para que ela manipule, experimente e visualize as cores, as formas, etc.É provável que esses papéis não durem muito.A criança nesta faixa etária está em fase de experimentação ecertamente irácolocar o dedinho, puxar o papel, etc. Não fique frustrada(o)!Faz parte do seu desenvolvimento. Sendo assim, não coloque desenhos elaborados.Utilize papel de presente, papel laminado, de embrulho de ovo de páscoa,... onde o papel por si só já é um atrativo.9 - ORNAMENTANDO E CRIANDO COM O CHÃO:Além dos cartões relâmpagos, pode-se utilizarbrinquedos ou objetos cobertos com celofane ou saco plásticotransparente para reforçar a história. Isso dará nova vida ao chão e colorirásua sala! Lembre-se, não é uma ornamentação fixa! É somente para reforçarsua lição.Caso você conte a história das 100 ovelhinhas, porexemplo, poderá selecionar gravuras sobre fazenda, ou um fio de lã,band-aid, folhas...Ou seja, algo que tenha ligação com a sua história.10 - UTILIZANDO CORDAS DE NYLON:Coloque ganchos nas paredes da sala , prenda nelescordas de nylon (de modo que formem um ângulo de 90º)e enfie aí alguns brinquedos como argolas, rolinhos de cabelo...Deixe que as crianças se divirtam deslizando-os sobre a corda.Os ganhos também podem ser usados para a criação deum varal onde o professor(a) pendura nele diversos objetos ligadosà lição. Por exemplo, se a lição for Jesus acalmando a tempestade,pode-se pendurar no varal fotos de tempestades, de navios, etc.Você também pode providenciar gravatas ou tiras,prendê-las no varal e fazer o balanço do barco. Cada criança podesegurar uma gravata, ou simplesmente sentir o movimento das tiras.Uma outra sugestão é pendurar no varal tecidos(cortininhas), toalhas ou panos de prato, na altura do rosto dacriança deforma que ela possa se esconder. Nessa idade ela ainda não temnoção do esquemacorporal, por isso, quando cobre o rosto acha que ninguém podevê-la; daí surgeuma gostosa brincadeira de esconde-esconde. Pode ser utilizada,por exemplo, contar a Parábola da moeda perdida.Observação: É fundamental que a professora(or)brinque com a criança em todos os momentos.Tenha um lugar reservado para expor os trabalhos das crianças na própria sala (ou próximo).É importante que elas vejam suas experiências. Nessa etapa a criança não está preocupadacom o resultado final da atividade, mas com a vivência delas. Por isso,não faça os trabalhinhos pelas crianças, nem os critique: somente incentivea participação do grupo nas atividades propostas.11 - ALMOFADINHAS, ALMOFADAS E ALMOFADÕES!!!O uso da almofada é fundamental nesta faixa etária.Elas gostam de se recostar, deitar,... Isso torna o ambiente maisaconchegante e acalma a criança. Podem ser de várias formas, cores e tamanhos.Sugerimos também a confecção de um "minhocão". Ele não só terá a finalidade acima, como tambémauxiliará no momento da história ou atividade delimitando o lugar onde vocêquer que elas façam a rodinha.Observação: As almofadas podem ser feitas deretalhos coloridos.12 - MODELAR:Você pode fazer a massa junto com as crianças e mostrar a "mágica das cores" quando a anilina se mistura com amassa.1ª Receita:Ingredientes- 3 xícaras de farinha de trigo- 1 xícara de sal- 1/2 xícara de água- 1 colher de chá de pó xadrez- 1 colher de chá de óleo.Preparando:Dissolver o pó xadrezna água. Misturar a farinha com o sal e o óleo e ir acrescentandoo líquido anterior até obter uma consistência de massa que nãogrude nas mãos.A Quantidade de pó xadrez depende do seu gosto, se deseja maisou Menos escuro ésó por mais ou menos pó xadrez. Se ficar muito mole é só acrescentar mais farinha de trigo. Para guardar, embrulhe num pano úmido ecoloque dentro de um plástico. Esta massa fica muito boa para trabalhar nos primeiroscinco dias, depois vai formando uma crosta mais dura na superfície que é necessário tirar antes de começar a trabalhar.2ª Receita:Ingredientes:(para mais tempo de duração)- 4 xícaras de farinha de trigo- 5 xícaras de sal- 4 colheres de sopa rasas de alume- 1 colher de sopa de pó xadrez- 1 xícara de águaPreparando: Proceda como na receita anterior.Observações: a) Essa brincadeira serve para desenvolver acoordenação motora fina (das mãos). Pode ser utilizada parafixação da história.b) Não se deve prolongar nesta atividade (mais oumenos 10 à 15 minutos). Cante músicas de diferentes ritmos (lentos, acelerados), e incentive as crianças a baterem na massa de acordocom o ritmo da música.c) Sempre termine com música lenta. Ao término daatividade leve cada criança a guardar sua massinha no lugarpreviamente Definido.13 - TINTA GUACHE:É uma pena que as igrejas utilizem tão pouco ummaterial tão gostoso! Procure sempre adequar a atividade à lição. Nesta faixa etária não precisa utilizar pincel.A criança deve manipular a tinta com asmãos, os pés... Depois deixe que "carimbem numa folha de papelpardo, cartolina, etc.Por exemplo, na lição do Bom Samaritano, carimbaras mãos. Na lição do Caminho de Emaús, carimbar os pés.Caso os "carimbos" sejam feitos porvárias crianças numa mesma folha, escreva embaixo de cada "impressão" o nome da criança que carimbou. Depois coloque o título da lição,a data e fixe No mural.Observações:a) Algumas crianças não gostam de colocar as mãosna tinta. Não force, apenas incentive.b) Quando for trabalhar com tinta, tenha outrapessoa lhe ajudando para que possa lavar as mãos das crianças.c) Quando pintar os pés, coloque a tinta numabacia. Você pode fazer uma passarela de papel de computador(interno) e deixar que caminhem sobre ele. Elas vão adorar! Para que tenham paciênciade esperar a sua vez, coloque-os sentados e denomine a atividade de "desfile". Aplaudam cada criança que acabar de desfilar e dê a mão à criançapara que não escorregue com a tinta.d) Não dê desenhos delimitando o espaço para que acriança use tinta. Ela ainda não tem essa capacidade motora.Dê folhas lisas e grandes e deixe que aquele monte de tinta vire vaca, árvore,ou qualquer outracoisa! Caso a criança já verbalize suas idéias, você pode escrevero que ela expressou em seu desenho. Não complete a escrita. Só registre oque ela falar:uma palavra, duas, etc...e) Para dar uma outra espessura à guache, coloqueum pouquinho de trigo. Caso queira que fique lustrosa, misturebranca (durante a atividade).f) Procure utilizar papéis grandes e lembre-se deforrar a mesa com jornal para evitar a sujeira. O ideal seria usaraventais nas crianças para não sujarem as roupas. Mas se acontecer de se sujaremnão se preocupe: a tinta guache é removível com água e sabão.14 - COLA COLORIDA:como fazer cola colorida? Basta você acrescentar umpouco de anilina (em pó ou líquida) na cola branca.Sacudir o recipiente e,está pronto.15 - ESPELHO MÁGICO:Marque a folha no meio, coloque cola somente de umlado, dobre e deixe que a criança bata a mão e "faça carinho" na folha. É indicado para a confecção de cartões.Abra a folha logo em seguida e a atividade estará pronta.Também pode ser utilizada como carimbo, mas só deve ser desenvolvido com avental para evitarque manche a roupa.16 - GRAFISMO I (com lápis cera):O lápis cera deve ser tipo bastão (o mais grosso)para facilitar o manuseio. Os papéis devem ser amplos e de váriastexturas(lixa, jornal, papel pardo, ofício duplo, etc).17 - GRAFISMO II (com giz):olhe o giz antes da atividade para que fixe nopapel. Caso haja espaço, deixe que desenhem no chão(quintal, pátio).Observação: Ficar de olhos bem abertos porqueelas adoram pôr lápis cera e giz na boca.18 - HISTÓRIAS:As histórias podem ser contadas com gravuras,cartões relâmpago, fantoches, retroprojetor,... Procure sempre variar a forma de contar a história e gesticule, use expressão facial, varie aentonação da sua voz de acordo com a narrativa; dramatize, use sua imaginação!Você também poderá confeccionar fantoches de vara.Basta selecionar os desenhos das personagens da história, recortar,colar na cartolina e prender um palito de churrasco atrás de cada gravura.Depois, encape uma caixa de sapato, coloque areia dentro(sem tampa), vá fincando asgravuras na areia à medida que for narrando a história.As personagens poderão se locomover dentro da caixa.O ideal é que você tenha um lugar fixo para contara história De preferência um local onde as pessoas não transitem enão tenha nada que possa distrair a atenção das crianças.Conte história sempre no mesmo plano em que ascrianças estão. Para isso o ideal é que você sente no chão. Não se prolongue ao contar a história. Lembre-se: as crianças nesta idade têm pouca concentração.19 - SUGESTÃO PARA GUARDAR LIVROS:Utilize caixa de sabão em pó (ou outra detamanho e forma semelhantes); recorte a caixa na diagonal eencape com papel de presente.20 - SUGESTÃO PARA GUARDAR REVISTAS:Utilize caixa de biscoito (ou outra do mesmotamanho): recorte em forma de "V", encape com papel de presenteou lustroso e ornamente.21 - RECORTE E COLAGEM:Nesta faixa etária a criança ainda não tem capacidadede utilizar a tesoura para recortar gravuras; assim,deixe que ela rasgue o papel com as mãos. Para que desenvolva a atividade,coloque a cola para cada uma delas, pois elas ainda não conseguem pressionar o tubo.Ao contar a história da ovelhinha perdida, porexemplo, você pode fazer o pasto com papel crepom verde sobre opapel pardo.Material:- papel crepom - papel lustroso - papel celofanebarbante (para colorir, molhe na anilina comálcool e coloque para secar).sucata (papelão, caixa de ovo, caixinhas).- areia colorida (misture com anilina em pó)Observação: Caso você já entregue o papelpicado, tenha o cuidado de recortar em pedaços grandes parafacilitar aexecução da atividade. O papel poderá ser colado amassado ou não.O ato de amassar também coopera para o desenvolvimento da coordenaçãomotora fina (mãos).22 - QUANTO À DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS:s mesas, cadeiras e bancos devem ser pequenas, deforma que as crianças consigam sentar e levantar sozinhas.Certamente elas irão tentar subir nas cadeiras e mesa, por isso todo cuidado é poucocom esses pequeninos.Você pode de vez em quando, mudar os móveis delugar para tornar o ambiente mais atrativo.Os brinquedos não devem ser oferecidos todos de uma vez.Não misture brinquedos plásticos com brinquedos de madeira, jogo de encaixe com livros, etc. Você pode, por exemplo,colocar em cima da mesa revistas, em outro canto bonequinhos,e assim por diante.Outra alternativa é "virar a sala de cabeçapara baixo": vire a mesa e coloque os brinquedos dentro; nos pésda mesa pendure fantoches; outros brinquedos podem ser colocados dentrodo banco(também de cabeça para baixo) que depois pode virar um trem. Coloquetambém em cima detapete ou papel celofane. Bem, o importante é não misturar osbrinquedos.Observações:a) ANTES DA AULA: É muito importante que oprofessor(a) chegue no mínimo com 20 minutos de antecedência.Se o encontro da Escola Dominical, por exemplo, começa às 9h,ele(a) deverá estar na sala já às 8:40h para preparar o material e receber as crianças.É desrespeito para com as crianças, desleixo com a obra de Deus e pedagogicamenteimprodutivo (é uma Coisa negativa) o professor(a)que não se prepara com antecedência e que vive chegando atrasado(a).b) DEPOIS DA AULA: Depois das brincadeiras, jogos,lição e das tarefas terminadas ainda há muito trabalho!Coloque a garotada para ajudar. Procure uma música sobre ajuda e incentive para quetodos cooperem. Eles gostam de arrumar e guardar o material junto com aprofessor(a). Arrumar a sala deve fazer parte da educação das nossas crianças edeve ser também uma atividade agradável para a criança.23 - BIG COKE COLORIDA:Colorindo a sala: Coloque água na garrafa mais oumenos até à metade. Acrescente sabão líquido (detergente) ealgumas gotinhas de anilina. Após, feche bem apertado e reforce com fita crepe.Observação: Esta atividade deve ser executada juntocom as crianças. Pode ser utilizada também para ornamentar a sala.Recorte tiras coloridas de crepom, celofane, ou outros objetos e coloquedentro da garrafa. Utilize essas garrafas também para criar bonecos.Coloque olhos nariz, boca. Em caso de boneca, coloque saia de elástico, para o cabelopode ser usado a fita propriamente dita de fita K7, bombril, etc.Use sua imaginação!Puxa! Tudo isso parece um sonho! Mas é devagar quea gente chega lá! Provavelmente seu espaço de trabalho está muitolonge deste ideal, mas com o seu empenho, sua perseverança e seu amor,certamente você chegará lá! Não desanime.III - Faixa Etária: 4 à 6 anos de idade:Aqui procuraremos dar sugestões práticas para seutrabalho; agora para criança de 4 a 6 anos de idade.Trabalhar com esses pequeninos(as) pode ser muito prazeroso. Basta "arregaçar as mangas",informar-se, preparar-se, preparar o material necessário e deixarque a direção de Deus atue e a imaginação voe! Não tenha medo de usar suacriatividade e experimentar coisas novas.Nesta idade de 4 a 6 anos, as crianças já possuemum pouco de concentração, mas precisam expandir sua potencialidade.Por isso devemos proporcionar um ambiente e atividades agradáveis efavoráveis a esse desenvolvimento. Aqui estão algumas sugestões:1 - ARRUMANDO NOSSO "NINHO":Utilize trabalhos em grupo para ornamentar a sala.Procure ter algumas prateleiras para colocar brinquedos coloridos,caixas com livros de histórias, revistas, etc. As caixas deverão ser encapadasda forma mais alegre possível. Nesta faixa etária eles já produzem bastante.] Por isso, aproveite essa disposição e faça exposição dos trabalhos ao finalde cada unidade.2 - REUNINDO NOSSA ARTE:você poderá comprar ou confeccionar pastas ouenvelopes onde semanalmente as crianças guardarão seus trabalhinhos.Assim, ao final da unidade, todos poderão levar para casa aslições que estudaram na E.D.Não se esqueça:- Coloque nome, data e título em cada trabalho,correspondendo a cada lição;- Deixe que a criança ornamente seu envelope com um desenho livre, colagem ou pintura;Coloque também no envelope, em destaque, o nomeda classe, da criança e das professoras;Os envelopes ou pastas podem ser confeccionadosem papel pardo, cartolina, folha de computador, etc.3 - MÚSICA:A música é algo fabuloso! A criança gosta muito decantar e fazer gestos. Por isso, selecione cânticos simples,bem ritmados, com linguagem de fácil compreensão e que esteja dentro da realidade dacriança. Use bastante expressão corporal.Não devemos utilizar cânticos com simbologiacomplicada pois ela está na fase do concreto. Examine as mensagensque estão contidas nas canções para que não escape algum conceito contrárioà nossa fé, como por exemplo, idéias racistas, culto ao individualismo,teologias e doutrinas que ferem nossa fé e prática cristãs metodistas.4 - SUCATA:Sucata é material fácil de ser adquirido e muitorico e próprio para diversas criações. Voce deve criar um estoquedesses materiais. Junte rolinhos de papel higiênico, chapinhas derefrigerante, forminhas de doce, papéis de balas, caixas de sapato, de gelatina,de ovos... A partir daí você pode criar junto com as crianças: monte bonecos,árvores,casas, flores,...5 - HISTÓRIAS:Quem não gosta de ouvir histórias? Criança também!Criança gosta muito de ouvir boas histórias. Muitas vezes pedebis!contar histórias é uma arte! O contador dehistórias precisa se aprimorar a cada dia nessa arte! Contarhistórias não émostrar gravuras e ler um texto. É se transportar para aqueleacontecimento e vivenciar passo a passo essa maravilhosa experiência!Observações: Para contar a história você podeutilizar:a) Dramatização - Faça uma campanha e arrecadeobjetos da vida diária: chapéus, sapatos, casacos, gravatas,bolsas, guarda-chuva,...b) Fantoches - de todos os tipos (de vara, de dedo,feito com meia, grandes, pequenos)...c) Gravurasd) Sonoplastia (separe antecipadamente objetos quefarão sons específicos, de acordo com o texto: chapinha, moeda,sapato buzinas, apitos)...e) Você precisa lembrar sempre que história é coisaséria e também uma gostosa brincadeira. Épreciso criar vozes para os personagens...6 - COLAGEM:Você pode usar os mais diversos tipos de materialpara essa atividade:- Jornal, papel glacê, celofane, cartolina, papelofício, crepom...- Areia colorida (basta colocar anilinacolorida na areia e depois colocar para secar)- Barbante (para colorir, basta colocar anilina comálcool)- Cortiça, lã, etc.7 - DESENHO/COLORIDO:Criança gosta muito de desenhar. Por isso tenhasempre papel, lápis cera, lápis de cor, etc. Entretanto, não"sature" a criança com esta atividade. Às vezes por comodismo ou na falta]de outras idéias e atividades, tornamos a repetir inúmeras vezes essa atividade que não nos dá muito trabalho. Assim, a atividade do dia acaba sendosempre desenho livre e pintura. É importante proporcionar às crianças outrostipos de atividades, outras experiências.Com 5 e 6 anos, as crianças já podem manuseartesouras (sem ponta), uma atividade interessante nesta fase émontar painéis e cartazes (elas podem desenhar e colorir numa folha e depoisrecortar para montar um painel conjunto ou procurar gravuras em revistas ligadasao tema estudado, etc).Você também pode utilizar giz molhado para desenho.Assim, o desenho não se apagará futuramente.8 - PINTURA:Pode ser feita com guache, com cola colorida, etc... Pode-se utilizar as técnicas de pintura a dedo, com pincel,pintura no corpo (mão, pé), etc.Observação: Como fazer cola colorida? Basta colocaranilina na cola branca, sacudir e já está pronta para serutilizada. E caso não tenha pincel, improvise: você pode utilizar cotonetes ou amarrarum chumaço de algodão no palito de churrasco.6 - JOGOS:Proporcione jogos para as crianças. Você mesma(o)pode confeccionar: O quebra-cabeça, por exemplo: selecione umdesenho simples, de revista ou desenhado à mão livre, cole na cartolina e recorteem peças graúdas. Guarde em caixinhas de gelatina (encapadas) para nãoperder as peças.Faça uma campanha na Igreja e restaure os brinquedos e jogos que estiverem necessitando de conserto.Ou adquira novos jogos.7 - PASSEIOS:O passeio pode ser mais que um momento de lazer,pode ser momento de descoberta! Organize um passeio com sua turma.Monte uma equipe responsável que poderá lhe auxiliar.Veja o local e o transporte com antecedência e nãoesqueça de levar: água, lanche, brinquedos (bolas, cordas de pular,raquetes, etc), caixinha de primeiros socorros, violão, muita disposição ealegria...8 - CRIANÇA GOSTA DE AJUDAR:Nesta faixa etária as crianças gostam muito decooperar. Escolha uma ou duas crianças para serem seus ajudantesdominicais.Seria bom que você fizesse um cartaz para fixar os nomes dos(as)ajudantes.Não se esqueça: brinque com seus alunos(as). Envolva-se com eles(as) não só durante a lição, mas crie um laço de amizade e companheirismo.fonte:
**Meu Ministério**recebi por email Debora Santos Rosario
anotações da bíblia para crianças!Este item em construção.
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Sugestão para enriquecer seu trabalho com crianças de 0 a 1 ano
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