terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALIMENTADO PELOS CORVOS




Base Biblica:
I Reis - capitulo 17


Versículo para memorizar: "E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem." - I Reis 17:4

Objetivo da Lição: A obediência a Deus e o cuidado dEle por nós!

A história bíblica de hoje é interessante e aconteceu na vida do profeta Elias. Há muito, muito tempo, quando o rei Acabe governava Israel, as pessoas haviam se esquecido de Deus. Elas não faziam culto, não lembravam mais que é Ele quem nos dá todas as coisas boas, que nos manda a chuva e também provê os alimentos. Quase todos estavam adorando um deus falso, que chamavam Baal.

 O profeta Elias estava muito triste com isso. Queria ajudá-los a compreenderem quem era o verdadeiro Deus. Então um dia, o Senhor deu uma ordem para Elias visitar o palácio do rei, levando uma mensagem.
 Sabem o que essa mensagem dizia? Ouçamos Elias: - Disse o Senhor: Não haverá chuva nem orvalho por muito tempo. Sabem o que é orvalho? São aquelas gotinhas de água que caem do céu à noite e quando amanhece, as plantinhas e a grama estão molhadas. Assim, não haveria orvalho nem chuva. As plantinhas iriam secar, pois não haveria mais água. Depois que Elias deu esta mensagem ao rei, saiu imediatamente. Quando o rei quis falar, ele já havia ido embora.

 O tempo passou, e assim como Elias havia profetizado, não choveu por muito tempo. 
Tudo começou a secar, porém, mesmo assim, as pessoas continuaram
adorando a Baal. A rainha que era muito má ordenou aos seus servos que procurassem o profeta Elias para matá-lo. Mas eles não puderam encontrá-lo, pois Deus o escondeu nas montanhas, onde havia um pequeno riacho com água limpa e fresca. Deus também mandou os corvos, para que trouxessem alimento a cada dia para ele.

 De manhã e de tarde os corvos levavam em seu bico comida para o profeta. Passaram-se vários dias.

 Como não chovia, a água do riacho começou a secar. Elias teria que ir a outro lugar. Ele sabia que Deus cuidaria de sua vida. O tempo passava e não chovia, entretanto, nunca faltou água, nem comida para o fiel profeta de Deus. 



Conclusão: Hoje, também o Deus do Céu cuida de cada um de nós e nos dá aquilo que precisamos. Vamos ser sempre agradecidos, obedientes e amar o Deus
Celestial!

ILUSTRAÇÃO DO:
http://rosi-teste.blogspot.com














ENOQUE - UM HOMEM QUE ANDOU COM DEUS


Base Bíblica:Gênesis - Capítulo 5

Objetivo da Lição: 
1 - A importância de andarmos com Deus;
2 - A importância de estarmos preparados para o arrebatamento da Igreja.

Versículo para memorizar:
"Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus." Hebreus 11:5

História

Sabem criança, hoje vamos falr de um homem que andou com Deus. E certamente vocês irão perguntar: Como pode alguém andar com Deus? Todos nós podemos andar com Deus, assim como esse homem.
A Bíblia diz que ele pertenceu à sétima geração depois de Adão.

Qual era o seu nome? Seu nome era Enoque.

Naquele tempo, as pessoas ainda viviam muitos e muitos anos mais do que nós vivemos hoje.
Adão viveu 930 anos. É muito tempo crianças, mas a Bíblia nos fala de outras pessoas que também viveram muito tempo. 
O tataravô de Enoque se chamava Enos e viveu905 anos. 
O bisavô de Enoque se chamava Cainã e viveu 910 anos.
O avô de Enoque se chamava Maalalel e viveu 895anos. 
O pai de Enoque se chamava Jarede e viveu 962 anos.

Quando Enoque nasceu ele era ainda bem novo tinha 162 anos.
- Como naquele tempo as pessoas viviam durante tantos anos? 
- O próprio Enoque, quando teve seu primeiro filho, tinha 65 anos de idade.
- Hoje com essa idade, muitos já estão aposentados e com muitos netos. 

Enoque estava cuidando de seu primeiro filhinho. Ele amou tanto esse bebezinho que, à medida que ele crescia, ia compreendendo mais e mais o amor de Deus por nós. A cada dia, ele desejava fazer mais e mais a vontade do Pai que está no Céu. 
As pessoas, através dos anos foram acumulando muitos, muitos pecados e desobediência. Por isso, Enoque se sentia muito triste. Ele não podia compreender tanta maldade!

Naquele tempo, ele tentava ensinar sobre o amor de Deus, e também sobre a promessa de que um dia viria um Salvador. Muitas vezes, Enoque se retirava para um lugar sozinho, onde ele pudesse orar e sentir a presença de Deus. Quando ele voltava, estava mais forte, mais revigorado para pregar às pessoas, e também as pessoas percebiam em seu rosto que ele havia
estado em comunhão com Deus. Os anos se
passaram, Enoque estava já com 365 anos, ou seja, que seu filho tinha... Muito bem! 300 anos. Um dia,Enoque saiu para um desses retiros de oração e permaneceu em comunhão com Deus. O Senhor lhe falou mais ou menos assim: Enoque, você está tão pertinho do Céu e os que o rodeiam estão tão distantes do Céu, venha morar Comigo!
 

E sabem crianças, Deus levou Enoque para o Céu, para viver com Ele. 
Imaginem que maravilha! Enoque era tão puro, tão santo, que ele foi levado direto para o Céu.

Ele não morreu como as pessoas morrem para um dia ressuscitarem, quando Jesus voltar. Ele foi vivinho, direto para o Céu. 

Seus familiares devem tê-lo procurado, quem sabe nos lugares onde ele costumava se retirar para orar, mas não o encontraram, porque Deus o havia levado. Eles compreenderam que Enoque estava no Céu. Muitos e muitos anos já se passaram, desde que Enoque foi para o Céu. 

Hoje, nós temos a mesma esperança: Chegar ao céu. 

Precisamos estar prontos, porque Jesus voltará a esta terra. Vocês querem estar prontos? Vamos orar para pedir a Jesus que possamos estar preparados para que, quando ele voltar, nos leve para viver com Ele. 


culto do bebe-SERVIR A DEUS.


(7 crianças vestidas a caráter ou com fantoches nas mãos)
Mãe - Hoje é um dia muito especial na Igreja. Quem sabe por que? 
Menina - é o dia do Culto do Bebê. 
Criança - Nosso bebê já está bem arrumadinho. 
Vovô - O que vamos fazer quando lá chegarmos? 
Menino - Vamos cantar, para mostrar que estamos alegres.
(Os 7 fantoches cantam e as crianças do Departamento infantil acompanham )
"Alegrei-me quando me disseram, vamos, vamos à Casa do Senhor... " -

Papai - Que boa idéia. Nossa família vai mesmo muito alegre à Igreja, à Casa do Senhor .. 
Mãe - Não se esqueçam: vamos entrar no templo bem quietinhos. 
Vovô - Cada um para a sua classe. 

NARRADOR - Essa família feliz toma parte, com entusiasmo e dedicação, em todos os trabalhos da Igreja. Estudam a lição da Escola Dominical, são pontuais, fazem parte das sociedades internas, são dizimistas, cantam no coral e nos conjuntos. Têm pela sua igreja respeito e amor. Eles se comportam com reverência na Casa do Senhor !


A família ou os fantoches conversam:
Menino - Como foi boa a nossa Escola Dominical! Acertei tudo que a professora perguntou. 
Vovó - Quanta gente! Os bancos estavam apertados. 
Mamãe - Gostei muito dos cânticos das crianças. 

(Crianças pequenas cantam: "Sou uma florzinha de Jesus" - "Três palavrinhas só" e outros que quiserem.) 
Menina - A professora contou uma história tão linda! Ela falou como as mães levaram os seus filhos para o Senhor abençoar. 
Papai - E como foi isso? 
Menina - Vou contar direitinho para vocês. 

História (Colocar outros personagens conforme a disponibilidade) 

NARRADOR -
Quando Jesus passava pelo território da Judéia, bem além do Jordão, algumas mães trouxeram os seus filhinhos para o Senhor Jesus abençoar. 

(Nesse momento diversas senhoras vão trazendo seus filhinhos e apresentando-os a Jesus, em forma de oração. Daremos alguns exemplos que poderão ser adaptados conforme a Igreja.) 

Mãe 1: .- Senhor Jesus, põe Tua mão sobre minha pequena ........ para que ela cresça como Tu cresceste na mente, corpo e espírito. 



Mãe 2: sorrindo fala - Jesus, esta é minha pequena ............., faze dela uma menina muito feliz. 

Chega correndo a Mãe 3, quase chorando de alegria, dizendo: - Senhor, eu quero que .................... seja, quando grande, um homem honesto e bondoso. 

Mãe 4: mostrando seu pequenino diz: - Jesus, faze que meu filho tenha uma igreja que se interesse bastante pelas criancinhas como ele.


Mãe 5: - Senhor, minha filha precisa de mim como uma mãe equilibrada e serena. Tira de mim todas as dificuldades e prepara-me para ser uma boa mãe. 

NARRADOR - E assim as mães foram se chegando e Jesus ia abraçando as criancinhas. Quando os discípulos viram aquela porção de mulheres tão perto do Mestre, ficaram preocupados e até zangados com elas. (Entram 3 ou 4 meninos vestidos como discípulos e falam com energia.) 

Todos - Saiam, saiam, saiam ... 
1. - O Mestre está cansado. 
2. - Ele não pode se preocupar com as crianças. 
Todos - Saiam. saiam, levem os seus filhos. 

NARRADOR - Mas quando Jesus ouviu a voz dos discípulos mandando as mães e as crianças se afastarem, falou bem alto: 

- Não, não, deixem as criancinhas virem para junto de mim. Não as mandem embora nunca! Pois o Reino de Deus pertence aos homens que têm o coração tão confiante como o destas criancinhas. E todo aquele ·que não tiver o tipo de fé que elas têm, nunca entrará pelos portões do Reino. "DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS. NÃO OS IMPEÇAIS." 

E Jesus tomou todas aquelas crianças em seus braços, colocou as mãos em suas cabeças e as abençoou. 

Menina - Sabe, papai, foi assim que a professora contou. Ela disse também que ainda hoje Jesus quer que cada mamãe e cada papai traga a Ele o seu filhinho. Muito antes de aprenderem a falar, Jesus os aceita com amor. A presença de cada cordeirinho no santuário é um louvor constante ao Senhor! 

As diretoras dos Departamentos Infantil e Berçário da Escola Dominical entregam pequenas lembranças a cada bebê e a presidente da SAF faz a entrega das Bíblias enquanto as crianças cantam alguns hinos apropriados. O pastor faz uma oração de dedicação dos bebês.

"Quando o Nenê Chega"culto do bebe

1.     1,2,3,4-Quando o nenê chega, tudo fica mudado:
1- Ele traz o povo da casa ocupado.
2- Dá a cada pessoa uma obrigação.
3- Traz ansiedade, medo, preocupação. 
1,2- Mas, para contrabalançar tanto dever,
1,2,3,4- Traz uma fonte inesgotável de prazer. 
1- Quando o nenê chega, tudo fica mudado:
1,2- Os seus pais ficam logo cheios de cuida do. 
4- Ficam impressionados com a febre, a dor. 
2 - E o cuidado aumenta, como aumenta o amor. 
1,2- Mas para contrabalançar tanta ansieda de, 
1,2,3,4- O nenê traz um mundo de felicidade. 
1,2,3,4- Quando o nenê chega, tudo fica mudado: 
1- O horário da casa fica modificado. 
2- Se ele se remexe um pouco no bercinho,
3 - Já ninguém dorme acumulando-o de carinho.
4- Quando adoece, noite de insônia vem. 
1,2,3,4- Mas o nenê traz tudo isto e o céu também. 
2.     Oferecer urna caixinha com as promessas dentro - ler cada urna
1.     Herança do Senhor são os filhos .... Feliz o homem que enche deles a sua aljava. (Sl 127 .3,5)
2.     Teus filhos serão corno rebentos da olivei ra à roda da tua mesa. (Sl 128.3)
3.     O Senhor reforçou as trancas das tuas por tas e abençoou os teus filhos dentro de ti. (Sl 147.13)
4.     Serão teus filhos, os quais farás príncipes por toda a terra. (Sl 45.16)
5.     Os teus jovens serão corno orvalho emer gindo da aurora. (Sl 110.3)
6.     Nossas filhas sejam corno pedras angula res lavradas como colunas de palácio. (Sl 144.12)
7.     Nossos filhos sejam na sua mocidade como plantas viçosas. (Sl 144.12)

3.     Perguntas: Dividir em dois grupos: Casados e Solteiros, ou homens e mulheres. 
- Qual o nome do nenê?
1.     Filho de Ana
2.     Filho de Sara
3.     Filho de Raquel
4.     Filho de Joquebede
5.     Filho de Isabel
6.     Filho de Eunice
7.     Filho de Eva
8.     Filho de Maria
9.     Filho de Rebeca

sábado, 27 de novembro de 2010

A BÍBLIA E A CRUZ –NATAL




A 1ª criança traz na mão uma bíblia


Natal! Natal de hoje, 
Natal tão diferente do primeiro Natal! 
Natal sem Cristo
 e sem a estrela que brilhou, 
excelsa no oriente na noite sem igual....
Aquele astro na Bíblia, ainda hoje brilha aos homens, ternamente,
 a indicar o Cristo de Belém, ditosa trilha. 
A Bíblia- berço onde Jesus está –
é luz do céu, e testemunho da que Deus, o Pai, o mundo quer salvar.



A 2a criança traz uma cruz

É Natal! Natal bem diferente 
Quando, no coração do crente
 Poder nascer Jesus. 
Nascer para dar vida 
A alma então remida 
Pelo sangue redentor da cruz. 
Cruz de Cristo, que eu bendigo tanto 
Cruz que é a sinfonia e o me meu canto
 Cruz sublime da expiação.

As duas crianças juntas 
Natal! Natal! Melodia nos céu, 
A festa aqui na terra Mensagens do amor
 Que minha Bíblia incerra 
De vida em Deus, sem fim .... 
Pois quantos desejan paz e vida
 O Cristo inefàvel , hoje convida.. 
Ò vinde todos, sim, vinde a mim!

NARRADOR – 
O Natal, para nós, é, permanece e será sempre o Natal. O verdadeiro Natal. O natal da fé, da esperanca e do amor. Vamos sempre esperá-lo e recebe-lo com a maior oferta do amor de Deus. E, agora, rendamos gracas a Deus pela sua preciosa permanencia: 
FELIZ NATAL!


Hino: NOITE FELIZ (Congregação)
1. Noite feliz! Noite feliz! 
O Senhor, Deus de amor, 
pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso Bem! 
Dorme em paz, ó Jesus!
 Dorme em paz, ó Jesus!

2. Noite feliz! Noite feliz! 
Eis que no ar vêm cantar 
aos pastores os anjos dos céus.
Anunciando a chegada de Deus, 
de Jesus Salvador! 
De Jesus Salvador!

3. Noite feliz! Noite feliz! 
Oh! Jesus, Deus da luz, 
quão afável é teu coração.
Que quiseste nascer nosso irmão
 para a todos salvar! 
Para a todos salvar!

POESIA DE NATAL

POESIA – SAUDAÇÃO DOS PASTORES

1. No campo o rebanho guardado, deitado todos no chão mal se vê pela luz das estrelas, que à volta as ovelhas estão. Quando a luz aparece, eis, nos altos céus: Cantado o amor de Deus! O primeiro natal, eis que o anjo este eterno cântico traz! Glória a Deus nas alturas, Na terra acordo e paz!

2. A vós da cidade tão perto: Hoje um salvador nasceu. Também apareceu no céu. Oh! Nunca mensagem tão doce Na alma do homem vibrou... E os próprios céus nunca ouviram Coro que mais alegre cantou. Bendito este canto ao mundo, Que ainda em pecado jaz Glória a Deus nas alturas, Na terra acordo e paz!

3. Dirijam-se, então, pastores à cidade, para verem Jesus. E na manjedoura contemplem E vão juntar-se ao coro Das estrelas que brilham nos céus. Avós da cidade tão perto, Hoje o Salvador nasceu. Cantem, sim, e entendo Que nunca ouvirei outro canto assaz: Glória a Deus nas alturas, na terra acordo e paz!
pequena vila de 
Belém

1. Pequena vila de Belém Repousa em teu dormir, Enquanto os astros lá no céu Estão a refulgir. Porém nas tuas trevas
Resplende eterna luz, Incomparável, divinal. Nasceu o bom Jesus.

2. Da virgem- mãe nasceu Jesus. Vós anjos daí a Deus Louvor, e aos homens proclamai. As novas lá dos céus. Estrelas matutinas, Em hinos de louvor, Ao anjos e homens proclamai De Deus eterno amor!

3. Ó Santo Infante de Belém, em nossos corações habita, faze-os entrever celestiais visões. Nos céus proclama anjos De Deus o amor fiel: Oh! Vem, Senhor, em nós morar, Eterno Emanuel!

POESIA1.
De Belém, formosa estrelas, 
Rutilante em teu fulgor, 
Anunciava a todo o mundo. 
Ter nascido o Salvador.

2. Este dia tão faltoso, 
Celebrado entre as nações, 
Nos demonstra que Jesus Cristo 
Vem reinar nos corações.

3 .Surge, em fim, uma alvorada Que dá gozo ao coracão. Pois nos diz que Jesus Cristo Traz ao mundo a Salvacão.
uma història
1. Dizem que è muita antiga
 A história que foi contada. 
Mas, para mim è tão bela! 
Não importa a idade dela
 È a história do Natal!

2. Sabem, minhas amiguinhas, 
O que Natal quer dizer?
 Brinquedos? Presentes? festas? 
Nada disso! Pois ora esta! 
Natal quer dizer “Nascer!”

3. No meu Natal eu nasci; E, no seu, você nasceu. Mas, o natal de que falo _Oh! Que grande regalo!- É o natal vindo do céu.

4. Nasceu Cristo, o Redentor,
 Na mais completa humildade.
 E assim também viveu, 
Foi desprezado e sofreu, 
Para Salvar a humanidade.

5. Amou muito as criancinhas,
 Os grandes, todos em fim. 
Para nos Salvar, sofreu;
 Foi condenado e morreu. 
Mas ressuscitou, por fim.

6. Por isso nós, os seus filhos,
 Com ele iremos um dia 
Gozar no céu as delícias! 
Esta história è uma carícia.
È muito linda- eu não dizia?!

Para você, amado professor, medite e viva esta Palavra!


 Deus tem uma resposta viva e eficaz para todas as coisas negativas que dizemos para nós mesmos e para os outros
Você diz: Isso é impossível
Deus diz: Todas as coisas são possíveis (Lucas 18:27)
Você diz: Estou muito cansado
Deus diz: Eu te darei descanso (Mateus 11:28)
Você diz: Eu não consigo fazer isso!
Deus diz: Você pode todas as coisas (Filipenses 4:13)
Você diz: Eu não sou capaz! Que complicado!
Deus diz: Eu Sou capaz.(II Coríntios 9:8)
Você diz: Isso não vai valer a pena.
Deus diz: Isso valerá a pena (Romanos 8:28)
Você diz: Eu não consigo perceber as coisas.
Deus diz: Eu dirigirei seus passos. (Provérbios 3:5,6)
Você diz: Não consigo ir em frente.
Deus diz: Minha graça te basta. (II Coríntios 12:9, Salmo 91:15)
Você diz: Não consigo me perdoar.
Deus diz: Eu perdôo você (I João 1:9 e Romanos 8:1)
Você diz: Eu não sou inteligente o suficiente.
Deus diz: Eu te dou sabedoria (I Coríntios 1:30)
Você diz: Não tenho dinheiro, é muito gasto.
Deus diz: Eu suprirei todas as suas necessidades (Filipenses 4:19)
Você diz: Estou com medo
Deus diz: Eu não tenho te dado um espirito de covardia ( II Tim.1:7)
Você diz: Estou sempre preocupado e frustrado, dará certo?
Deus diz: Lança toda sua ansiedade em mim (I Pedro 5:7)
Você diz: Eu Não tenho fé suficiente
Deus diz: Eu tenho dado a cada um uma medida de fé (Romanos12:3)
Você diz: Ninguém me ama de verdade
Deus diz: Eu te amo (João 3:16 e 13:34)
Você diz: Eu me sinto só
Deus diz: Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei (Hebreus 13:5)

Deus abençoe poderosamente sua vida e agarre-se a Palavra de Deus!

TRABALHOS PARA COLORIR NATAL