sábado, 30 de junho de 2018

história Bíblica sobre NICODEMOS


Texto base: João 3:1 a 21
Textos auxiliares: Ezequiel 36:25 a 27; Jeremias 31:33; Amós 5:18 a 20; João 19:39 a 42
Objetivo: Explicar que é necessário “nascer de novo” para que nossos pecados seja perdoados
Nesta lição, o professor deve ler a história de Nicodemos e compreender que a dúvida que ele tinha pode ser a mesma de muitas crianças: afinal, o que significa nascer de novo?
Introdução
Vocês já ouviram alguém falar algo que diz uma coisa, mas significa outra. Por exemplo, ‘pisar na bola’, ‘chutar o balde’, etc.
Professor, você pode citar algumas expressões que tenham um sentido figurado. Deixe as crianças darem os exemplos.
Este tipo de frase não tem um significado literal, mas sim figurado. Quando Jesus ensinava coisas novas, ele também usava algumas palavras e histórias no sentido figurado. Quando ele explicou que todos nós precisamos nos arrepender de nossos pecados para sermos perdoados, ele usou uma figura de linguagem.

História
Na época que Jesus estava em Israel, existia um líder religioso muito importante, que se chamava Nicodemos. Ele era uma espécie de professor para os judeus daquela época. Ele ensinava sobre as escrituras e ajudava os israelitas a fazerem o que é correto para Deus.
Um dia, quando Jesus estava em Jerusalém, Nicodemos resolveu visita-lo. Os dois começaram a conversar quando Jesus disse: “ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. Quando Jesus falou isso, Nicodemos ficou muito curioso e fez uma série de perguntas.
Ele achou que Jesus havia falado que todo mundo precisava ser bebê de novo, o que é impossível; ninguém pode voltar a ser uma criança.
O que Jesus estava querendo dizer é que todos nós pecamos, mesmo uma criancinha tem pecados e, por causa disso, ninguém tem o direito de viver no reino de Deus. A única forma de nossos pecados serem perdoados é pedindo a Deus para nascer de novo, mas de uma forma espiritual.
Professor, ao falar este trecho da aula bíblica infantil, você pode mencionar a mensagem da salvação, explicando o que é pecado e que ele nos separa de Deus.
Precisamos reconhecer que temos pecado e que precisamos que o Senhor renove nossas vidas para que sejamos limpos de nossos pecados.
Para nascermos de novo, precisamos entender que somente Jesus tem o poder de perdoar os nossos pecados, por isso, se queremos nascer de novo, precisamos pedir para que Jesus perdoe nossos pecados.
Neste ponto da aula bíblica infantil, o professor pode mencionar sobre o sacrifício de Jesus.
Precisamos pedir por um novo coração, sem pecados. Quando Jesus falou sobre nascer de novo, Nicodemos ainda perguntou “como pode isso?”. Jesus respondeu, “você é mestre, líder, de Israel e não sabe dessas coisas?”. Quando Jesus disse isso ele estava querendo mostrar para Nicodemos que o que Deus pode nos fazer nascer de novo, espiritualmente. Para os judeus daquela época entender isso era muito difícil. Eles não estavam compreendendo que Deus pode nos dar uma vida nova.
Existem inúmeras pessoas que faziam muitas coisas erradas, mas depois que conhecem Deus, se arrependem do que faziam e passam a ter uma vida nova, deixam de roubar, mentir, beber e muitas outras coisas.
Ao mencionar a questão do arrependimento em sua aula bíblica infantil, o professor pode deixar que os alunos citem exemplos pessoais, ou de conhecidos sobre arrepender-se de fazer algo de errado.
Jesus ainda explicou para Nicodemos que precisamos olhar sempre para Deus para conseguirmos vencer o pecado. Sem olhar para Deus não conseguimos diferenciar o que é pecado do que não é.
Naquela época, os judeus achavam que o filho de Deus, o messias, viria ao mundo para julgar e condenar os gentios (pessoas que não são judeus), mas Deus ama o mundo todo e não só os judeus, e Jesus veio para trazer salvação para todos, judeus e gentios (não judeus).
Dependendo da idade das crianças, o professor não precisa falar de judeus e gentios, apenas que Deus ama a todos, por igual.
Quando Jesus explicou para Nicodemos que todos os que crerem nele, em Jesus, podem ter seus pecados perdoados, independente de ser judeu ou não.
Depois que Jesus morreu, Nicodemos enfim entendeu o que era nascer de novo e se tornou um seguidor de Cristo.
Conclusão
Quando decidimos seguir os ensinamentos de Jesus Cristo estamos decidindo nascer de novo. É simples e todos nós podemos fazer isso. Podemos ter nossos pecados perdoados para que possamos viver eternamente no reino de Deus.
Quando decidimos seguirmos Jesus não significa que nunca mais vamos pecar. Significa que estamos dispostos a nos esforçar para não pecar, e que a coisa mais importante de nossa vida é seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
Conclua sua aula bíblica infantil deixando claro que nascer de novo para Deus significa nos arrependermos de nossos pecados e nos esforçarmos para não errar mais.
Momento de oração final
Se você nunca teve a oportunidade de nascer de novo, hoje você pode fazer isso. Você pode orar pedindo a Deus que seus pecados sejam perdoados e dizer que você quer seguir os ensinamentos de Jesus Cristo para sempre (ORAR).
Se você já pediu para Jesus perdoar os seus pecados, hoje você pode orar agradecendo por ele ter morrido na cruz pelos seus pecados e pode, mais uma vez, pedir perdão de alguma coisa errada que tenha feito.
fonte desta história http://www.materialgospel.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário