sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Salmos 139 – DEUS CUIDA DE VOCÊ – Atributos de DEUS

pesquisa feita por Cristhiane Lima

Iniciando com uma historia fictícia.
Pedro e Lidia são irmãos, mais um bem diferente do outro.
LIGIA
PEDRO
Obediente
Desobediente
Carinhosa
Preguiçoso, rancoroso e pirraçoso
Organizada
Relaxado
Gosta de servir sempre
Gosta de viver na zona de conforto



Lidia, certa vez brincando com suas amiguinhas, tropeçou e machucou os dois bracinhos. Logo com ela aconteceu isso, uma menina que ama ajudar o próximo, abraçar, ajudar as tias na escolinha.
Sua mãe nem precisava pedir pra Lidia arrumar o quarto que logo o que ela via fora do lugar   já arrumava.
A mamãe pediu que Pedro a ajudasse nos afazeres de casa, e que durante estes dias ele teria que ajudar sua mamãe.
Pedro não gostou, saiu resmungando, batendo pés. Lidia viu e ouviu toda a reclamação de Pedro e seu coraçãozinho ficou muito chateado.
“As vezes somos assim DEUS fala conosco, nos corrige e sairmos murmurando”
Pedro continuou fazendo pirraça.
“Pegar pirraça, Não tem graça           Chorar a toa, não é coisa boa”
Lidia em seu cantinho começava a choramingar. E com seus olhinhos molhados e coraçãozinho machucado ela conversava com o papai do céu.
Pedro continuava a murmurar, tô cansado de tudo isso, minha irmã não faz nada, minha mãe num deixa eu fazer nada do que quero. Peço um doce não pode comer agora porque vai almoçar primeiro. Reclamava do colchão duro, e sempre que almoçava tinha que comer comida, sua cama cheia de pulga. “Senhor, Senhor, obrigado pela mãe que tu me deste, ela é chata igual a barata”- disse Pedro com as mãos para o alto (tipo de deboche).
A murmuração faz a gente às vezes enxergar coisas que não são reais.
A murmuração começa a encher o coração de coisas ruins. A desobediência começa a tomar conta do seu coração.
Pedro começa a pensar e planejar:  Vou sair de fininho pra brincar, vou pra casa do Zequinha ficar bem escondido lá. “A desobediência produz tristeza”.
Lidia continuava a choramingar, olhava para os seus bracinhos machucados e não podia fazer nada.
Oração de Lidia - Senhor, tu me sondas e me conheces  // Sabes quando assento e levanto
Esquadrinhas meu andar e o meu deitar  // Conheces todos os meus caminhos.
Ela amava servir, semear na vida das pessoas.
Amava apertar a mão, ajudar sua mãezinha e as tias da escola.
“Abra sua mão, vou te apresentar os 5 “S” do cristão.  “Servo Só Serve Servindo Sempre”
A bíblia diz que o Salmista Davi tinha o coração segundo a vontade  de Deus.
Salmos 139.6 – Davi reconhece que DEUS é ONISCIENTE - Tudo Ele sabe
Deus sabe todas as coisas de modo pleno sem esforço algum. Não há coisas ou assuntos que ele não conheça melhor que outros. Ele conhece tudo. Deus nunca tem dúvidas, nem segundo plano.
Deus sabe tudo sobre você, tudo que você pensa, tudo que você precisa, tudo que você deseja.
Deus sabe como você está agora, o que você planeja para a tua vida.
Você perna comprida, às vezes na calada da noite, você chora. Perguntando para o Senhor porque isso? Porque aquilo? Como vou fazer amanhã?
Deus sabe dia e noite o que acontece com você. Sabe o que você vai falar mesmo antes de pronunciar. Você não entende mais Deus tem cuidado de você.
E Pedro da nossa historia, lá na casa do Zequinha, seus pensamentos começa a lembrar das palavras de sua mãe, dos conselhos e suas repreensões. Pedrinho começa a se arrepender. E seu coração começa a encher de gratidão.
Volta para sua casa, começa a arrumar a cama, juntar os brinquedos. Começa até consertar as rodinhas quebradas dos carrinhos, colocar os bracinhos e perninhas nas bonecas.
Todos os dias eu faço assim, tic tac” DEUS te restaura assim tic tac.
A OBEDIENCIA PRODUZ A ALEGRIA” Pedro num queria fazer nada queria ficar na zona de conforto.

Salmos 139.7 ao 12 – Davi compreende que DEUS é onipresente - Significa que Deus está presente em todos os lugares.
Não existe lugar que você possa se esconder dele. Davi em certas ocasiões tivesse vontade de esconder de Deus.
Às vezes você vem a casa do Senhor e só quer se alimentar, não quer se envolver, “DEUS SABE DE TODAS COISAS” Você pode até tentar esconder.
Não existe lugar que possa esconder-se de DEUS. Davi teve vontade de esconder de DEUS por causa do pecado. Só que ele sabia que de DEUS NÃO SE ESCONDE.
V.10 – Talvez você esteja quebradinho com o coração ferido, mas DEUS esta com suas mãos para te guiar, com tua mão para te ajudar.
“DEUS CUIDA DE TI, ELE TE AMA MUITO, VOCÊ É ESPECIAL.”

Aprendemos com a onipresença que ninguém pode fugir ou esconder de Deus e que ele está presente em todas as circunstâncias da nossa vida.

Salmos 139.16 – Davi compreende que DEUS é onipotente - Significa que Deus tem todo poder
Ele é Todo poderoso e detém autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas. Tem poder no céu e na terra.
Criou você de forma especial. Deus tem poder de controlar cada passo, cada acontecimentos de sua vida.
Salmos 147.5 diz – Deus o Senhor nosso, é grande e poderoso, sua sabedoria não pode ser medida.
“Senhor o meu coração esta doendo....”
Deus tem cuidado pessoalmente de você.
Você pode louvar pela tua grandeza?
Louvor  para aplicação
Sonda-me (Salmo 139) - Aline Barros
Senhor, tu me sondas e me conheces
Sabes quando assento e levanto
Esquadrinhas meu andar e o meu deitar
Conheces todos os meus caminhos

Ainda a palavra não me chegou à boca, não
E tu já conheces, Senhor
Tu me cercas por trás e por diante
E sobre mim põe tua mão

Sonda-me, ó Deus, conhece o meu coração
Prova-me os pensamentos
Vê se há em mim algum caminho mal
E guia-me pelo caminho eterno

Fonte:historia que adaptei em cima dos atributos.

Pesquisei na internet, Biblia (Ministério Infantil) e assisti alguns vídeos.

E a base foi buscando ao Senhor pelas madrugadas.

Beijos e fique na paz.
                                 Cristhiane Lima



4 comentários: