segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como funciona a mente das crianças de 2 a 4 anos

como funciona a mente das crianças de 2 a 4 anos

 
 
 

                                  Desenvolvimento dos 18 aos 24 meses

 

     Nesta fase, a criança começa a formar pequenas frases, juntando as palavras duas a duas. Ela memoriza e expressa com gestos e palavras coisas que acontecem no seu dia a dia. Nas brincadeiras a criança imita coisas simples relacionadas aos adultos, por exemplo, dar banho no nenê, comer, servir suco nas xícaras etc.

 

 

crianças brincando 

 

     Nesta idade é também comum as crianças brincarem separadamente, mesmo estando lado a lado. Acontece também a disputa pelos brinquedos, que causa brigas  constantes, em que as crianças atacam e se defendem com tudo o que sabem: empurroẽs, mordidas, puxoẽs de cabelo etc. É uma fase em que a criança tenta mostrar do que é capaz, a força que tem.

crianças brigando

 

     É normal que ela responda " não " para tudo sentindo que está no poder e que consegue fazer tudo sozinha. As crianças pequenas mostram surpreendente solidariedade e empatia ou seja a noção de entender o sentimento do outro.

           

                                                        Sentidos

Tato e dor: O tato é o primeiro sentido a se desenvolver, os primeiros sinais de reflexo acorrem aos dois meses.

     Até a 32 semana de gestação, o tato já é desenvolvido em todas as partes do corpo. O recém nascido pode sentir dor, mas ao longo do tempo fica mais sensível

 

Olfato e paladar: O olfato e paladar começam a se desenvolver no útero. Os sabores e cheiros consumidos pela mãe, esses sabores e odores são transmitidos pelo líquido amniótico. As preferencias pelos cheiros agradáveis é aprendida no útero.

Recém nascidos preferem sabores doces do que azedos. A rejeição por sabores amargos é um mecanismo de defesa, pois muitas substancias amargas são tóxicas.

     As preferencias do paladar são desenvolvidas na primeira infância.

 

 Audição: A audição  também funciona antes do nascimento, os bebes de menos de três dias podem distinguir a voz da mãe com a de outra pessoa estranha e preferem sua língua natal do que uma estrangeira.

     O reconhecimento das vozes ouvidas no útero, facilita o relacionamento dos pais com os filhos.

     Com um mês de idade o bebê consegue distinguir sons como ba e pa.

Como a audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. A perda da audição ocorre entre 1 e 3 em cada 1.000 nascimentos.

 

visão:

     A visão é o sentido menos desenvolvido quando o bebe nasce.

Os olhos são proporcionalmente menores do que os de um adulto, nesta fase as estruturas de retina estão incompletas e o nervo óptico ainda não se desenvolveu totalmente.

     Recém nascidos piscam a presença da luz muito forte. Sua capacidade de enxergar as coisas ao redor é muito estreita, ela dobra entre a segunda e a decima semana de vida. A capacidade de seguir um ponto fixo pode se desenvolver nos primeiros meses, assim como a percepção das cores. Bebes de quatro meses sabem destinguir entre o vermelho, verde, azul e amarelo.

     Ao nascer a capacidade de visão é de 20/400 mas ao longo dos tempos com oito meses passa a ser de 20/20 (isso significa que a criança já pode ler letras de uma linha. A visão binocular ou seja o uso dos olhos para focar em uma distância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário