Rodrigo e Ana gostavam de passar férias no campo, na casa do avô João e da avó Luisa. Brincavam todo o dia, corriam, nadavam e ajudavam nas tarefas do campo.
Pelas noites, os avós liam com eles porções da Palavra de Deus. Cantavam e oravam juntos. Essa noite, tinham meditado no Pai Nosso, com ênfase na frase final: “Porque Teu e o reino, o poder e a glória, por sempre…” -Devemos estar preparados para o retorno do nosso poderoso Rei!- repetia sempre a avó.
Os meninos ficaram curiosos com o que a avó tinha dito. Mas na manhã seguinte tinham esquecido o assunto. As crianças brincavam entretidas quando chegou o avô com algo nas mãos:
-“Olhem crianças, Olhem o que achei no quintal!” Era um pintinho de algum pássaro diferente! Mas, que diferente era!
O avô o levou ao galinheiro. Os pintinhos, patos, gansos, peru… todos começaram a gritar e a correr daqui pra acolá, apavorados e gritando. Era uma bagunça!
Dona galinha muito seria o inspeciono, primeiro com um olho e depois com o outro. O pintinho era muito estranho, e tremia da cabeça aos pés. No final a galinha abriu as suas asas e o cobriu. Os pintinhos se aproximaram para examinar o novo maninho.
Os dias passaram e os pintinhos cresceram e o pintinho estranho também. Ele era muito diferente de todos! Tinha asas enormes! Voava de um canto ao outro. Todos os outros integrantes do galinheiro tentavam imitá-lo mais não conseguiam.
Rodrigo e Anita acompanhavam o crescimento deste pássaro com muita curiosidade. E perguntavam. –“Vovô, que pássaro e este?” O avô João respondia misteriosamente: “Um dia saberão!”
Um dia aconteceu algo… Rodrigo e Ana estavam juntando frutas quando ouviram um som. Parecia um chamado desde muito longe. –”Esta vindo lá de cima! Olha! O que será isso? ” -O som ia se aproximando, se ouvia mais perto a cada momento.
Por fim conseguiram ver! La encima no céu, voava um enorme pássaro. Ele voava em círculos sobre o galinheiro enquanto repetia sem parar o seu chamado. –Avô! Avó! Venham correndo, rápido…
Então aconteceu algo maravilhoso. O pássaro estranho estendeu suas asas e começou a se elevar. Passou pela tela de arame do galinheiro. Voou sobre os telhados da casa, voou até que se uniu com aquele majestoso pássaro nas alturas.
Era uma águia! O nosso pássaro estranho era uma águia!-gritavam as crianças. Os moradores do galinheiro estavam alvoroçados. Os pintinhos pulavam e sacudiam as asas tentando voar sem êxito. As galinhas e os galos cocoricavam. Os gansos grasnavam. Os cachorros latiam. Os canários assoviavam descontrolados…
Passados uns minutos a calma foi voltando na chácara. Os avós e as crianças se sentaram na varanda. -Sabem crianças?- disse o vovô. Um dia acontecerá com a gente algo parecido… - É verdade!- Afirmou a avó. Um dia Jesus nosso Rei voltará nas nuvens e nos chamará como a águia…
Quando alguns ouvirem o chamado, irão com Ele, como aquele filhote de águia. Mas outros ficarão como aquelas galinhas. -Eu não sei se serei águia ou galinha quando Jesus vier!- disse Rodrigo muito pensativo e visivelmente preocupado. - Nem eu! -disse Ana com os olhinhos cheios de lágrimas.
Filhinhos –disse o vovô- somente os que receberam Jesus no seu coração têm a vida eterna e poderão voar em direção a Ele quando forem chamados. Aqueles que não recebem Jesus nos seus corações são somente galinhas… ficarão aqui quando Jesus vier. Não poderão ir com Ele ainda que tentem. -Eu quero ser águia! –gritaram Rodrigo e Ana levantando a mão com entusiasmo.
Ali mesmo falaram com Deus: -Senhor Jesus, entra em meu coração. Me perdoa pelos pecados. Limpa meu coração de toda sujeira. Não quero ser uma galinha quando o Senhor vier buscar os seus filhos! - Querido Rei, eu quero ser um águia e estar atento ao teu chamado e subir com o Senhor quando vier naquele glorioso dia! Seja o Rei e Senhor da minha vida.
E você amiguinho? Está pronto para ouvir o grande chamado final? Está preparado para quando o Rei vier, cheio de poder e Gloria?
História extraída da revista argentina “El puentecito”. Ilustrada no Photoshop e adaptada pela Pra Gabriela Pache de Fiúza. (revisão Luis Henrique Lucena Coelho)
Crente Pipoquinha- Boas Vindas: Prepare um cartãozinho com pipoca para cada criança ser recepcionada por uma equipe com beijinhos, e uma palavra de carinho!!
Modelo de Lembrancinha: “Pipoquinha de Jesus” este eu quero ser (cole pipoca)
PREPARATIVOS: Arrumação da sala – As cadeiras deverão ser colocadas na sala em forma de círculo, de modo que fique um grande espaço no centro para as brincadeiras. Na parede principal, colocar um grande cartaz com os seguintes dizeres: “Festa da pipoca – Sejam bem-vindos!” O fundo do cartaz poderá ser vermelho, e as letras poderão ser recobertas com pipocas coladas, use sua criatividade.
PROGRAMA – Poderá ser observada a seguinte ordem:
1- Identificação dos Convidados
2- Oração Inicial:Agradeça pelos presentes e por todas as famílias representadas. Convide o Espírito Santo de Deus a estar presente nesta celebração.
3- Cânticos a escolher bem alegre
4- Momento da Oferta
5- Captando a atenção: Quem aqui sabe como se faz pipoca? (deixe as crianças responderem o processo)
Transformação da pipoca
Captando a atenção:
Eu bem sei que todos aqui gostam bastante de pipoca. Seja ela doce ou salgada fazemos a festa e, se vier acompanhada com um refrigerante, melhor ainda. Mas será que aqui alguém já pensou em tudo o que o milho passa para chegar a ser pipoca? Alguém já parou para pensar no que acontece com os caroços de milho que não viram pipoca? E o que tudo isso tem haver comigo, com você e com Deus? Vamos aprender?
Quem aqui sabe como se faz pipoca? (deixe as crianças responderem o processo) Se já o fez, deve ter observado a “bela transformação do milho duro em pipoca macia”. Imagine o milho, fechado dentro da panela, sentindo cada vez mais o ambiente ficar quente. Deve pensar que a sua hora chegou: vai morrer.
Duro, fechado em si mesmo, ele não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. “Imaginar aquilo de que é capaz.” Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a transformação acontece e ele aparece como uma outra coisa, completamente diferente: “pipoca macia”.
Podemos nos comparar ao milho de pipoca.
Existem pessoas que são como os caroços de milho que foram colhidos, mas nem sequer chegaram a panela; ficaram perdidos pelo caminho; jamais virarão pipocas. São muitas vezes criaturas do coração duro, insensível, incompreensível. Tantas vezes, com uma visão distorcida da vida, sem valores reais.
Porém, pior são aqueles que bravamente chegam à panela, se envolvem com óleo, passam pelo fogo, até tostam, mas não estouram, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Acham que não pode existir nada mais maravilhoso do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo é a dura casca que não estoura. Essas podem ser comparadas ao piruá: aquele milho de pipoca que se recusa a estourar e fica no fundo da panela, depois do alegre estouro da pipoca.
É como quem vai à igreja, ouve a Palavra, mas não abre o coração para Jesus entrar. Recusam-se a transformar-se, acham que seu destino foi ser milho, quando foi o de ser pipoca. A estes resta apenas o lixo. Ninguém valoriza.
Saiba que aquele que permanece como “caroço duro”, recusando-se a chegar-se a Jesus, envolver-se com seu Santo Espírito, passar pelo Fogo de Deus e estourar, feito pipoca, para uma nova vida, será jogado fora. Não queira ser “caroço duro”, abra seu coração e deixe Jesus transformar a sua vida.
Ser piruá ou pipoca estourada, eis uma opção.
Deus lhe chamou para você ser pipoca, e não caroço duro.
Se for crianças maiores, falar
“Nós sofremos transformações quando passamos pelo fogo. É a dor. São situações que nunca imaginamos vivenciar. Pode ser um fogo de dentro, cuja causa demoramos a descobrir e que nos atormenta um largo tempo: medo, ansiedade, depressão, pânico.
Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma indiferença e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser está ótimo.
Aquele que deseja ser feliz e fazer os outros felizes aceitam as lições das dores, tornando-se mais afáveis, gentis no trato, ponderados no falar. Aprendem a usar a empatia, a fim de compreender as dores alheias.”
Pensemos agora naquele caroço de milho, pequeno, amarelo e sem gosto: assim somos todos antes do fogo. Mas, quando ele é colocado na panela com óleo quente... Eu sei, ele pula, pula... Talvez até o milho pense que está quente demais, que ele não irá conseguir... Mas aquele que entende o que está acontecendo estoura e se transforma em pipoca e sabe que por isso vale a pena pular, pular e pular. Finalmente, quando o fogo apaga. Não vemos nem mais caroço de milho e nem óleo. O milho virou pipoca branquinha e óleo agora faz parte dela; não são dois, mas um só. É por isso que precisamos passar pelo fogo do Espírito Santo, onde há purificação e prova, mas também vitória, para que sejamos um com o Espírito de Deus e recebamos de Jesus as vestes brancas da Salvação! Quem entende isso e abre seu coração para Jesus ser o Senhor e Salvador da sua vida, ainda que pense que não conseguirá e que pule, pule... Será transformada em nova criatura, salva para a Vida Eterna por Jesus.
Aplicação da Palavra e apelo: Chegou a hora de você deixar de ser caroço de milho para ser pipoca. Chegou a hora de deixar ser perdido para ser salvo. Quando a pipoca fica pronta, todos correm para pegar sua parte,a todos agradam. Assim também será com aqueles que passarem pelo fogo do Espírito Santo, pois Deus os irá querer; estes invocarão o seu nome, e Ele os ouvirá; Ele dirá: É meu povo; e eles dirão: O SENHOR é o meu Deus.
Estoure feita pipoca, no coração do Pai, e seja mais um salvo por Jesus! Quem aqui quer deixar de ser caroço duro e receber as vestes brancas da salvação, sendo uma "pipoquinha de Jesus" ?
(Oração de confissão por Jesus)
Unção e Encerramento: Agora que temos pipoquinhas que estouraram agora e estão quentinhas, vamos nos aquecer todos. Como se todos estivessem entrando na panela, vamos vir aqui na frente e receber o óleo, a unção (chamar os pastores para ungir os presentes).
Então vamos nos alegrar com a equipe de louvor, dançando como pipocas!! Aleluia!!
Cante crente pipoquinha
(Oração de bênção final)
Lanche – Antes do inicio da festa, preparar saquinhos de pipoca para o lanche (coloridas, doce, salgada...). Com as pipocas, poderá ser servido refresco ou refrigerante. Usar copos de plástico.
Atividades Desenhando uma pipoca– Cada criança receberá uma folha de papel oficio em branco e um lápis. Dado um sinal, todas começarão a desenhar uma pipoca. Esgotado o tempo de cinco minutos, deverão entregar o seu desenho como estiver. Uma comissão julgará os desenhos e indicará o melhor. O nome do vencedor deverá ser anunciado no final da festa. Como prêmio, o vencedor levará para casa um saquinho de pipoca salgada.
Jogando pipoca– Cinco crianças de cada vez ficarão alinhadas uma ao lado da outra, tendo uma pipoca na mão. Dado um sinal, deverão jogar a pipoca para frente. Quem conseguir jogar a pipoca mais distante será o vencedor do grupo. No final, deverá ser feita uma jogada eliminatória com os vencedores de cada grupo. Desse modo, será escolhido o vencedor da brincadeira, que será aplaudido por todos. Como prêmio, levará para casa um saquinho de pipoca doce.
Enchendo o saquinho de pipoca– Numa folha de cartolina branca, desenhar um saquinho de pipoca vazio. Com os olhos vendados, as crianças tentarão colar uma pipoca no interior do desenho. Quando chegar a vez de cada criança, a dirigente passará um pouco de cola numa pipoca e a entregará a ela. Todas as crianças que conseguirem colar a pipoca no interior do desenho serão aplaudidas. Como prêmio, levarão para casa um saquinho de pipoca colorida.
Corrida de pipoca– Formar duas filas paralelas, cada uma delas com o mesmo número de crianças. A uma distância de três metros do início de cada fila, marcar um ponto de chegada. A frente de cada fila, sobre uma cadeira, colocar as pipocas, tantas quantos forem os componentes da fila. Dado um sinal, os dois darão início à brincadeira. Cada um levará uma pipoca sobre a colher até o ponto de chegada. Em seguida, voltará e entregará a colher ao próximo da fila e passará a torcer por sua equipe. A brincadeira prossegue até que todas as pipocas tenham sido transportadas pelas duas equipes. Será vencedora a equipe que conseguir transportar todas as pipocas em menos tempo. Como prêmio, receberá o lanche primeiro.
À procura de pipocas coloridas– Com antecedência, usando pincel atômico, colorir 10 pipocas: três verdes, três amarelas, três azuis e uma vermelha. Antes do início da festa, esconder as pipocas em diversos pontos da sala. Na hora da brincadeira, formar duplas entre os participantes. Dado um sinal, as duplas sairão á procura das pipocas coloridas. Para cada cor, atribuir um valor diferente: um ponto para a verde, dois pontos para a amarela, três pontos para a azul e 10 pontos para a vermelha. Vencerá a dupla que conseguir fazer o maior número de pontos, de acordo com as pipocas encontradas. O tempo para a brincadeira poderá ser de dez minutos. Como prêmio, cada vencedor receberá um saquinho de pipoca a mais na hora do lanche.
Sugestão fazer cartaz e espalhar no ambiente
CURIOSIDADES:
1 - Você sabe o que acontece dentro do milho para que ele vire a pipoca como conhecemos? A estrutura dos grãos faz com que dentro deles exista pequena quantidade de água e uma camada macia. Por causa disso, quando aquecida esta água se torna vapor, fazendo a pressão dentro do grão ser muito maior que a fora dele. Quando a temperatura dentro do grão está alta o amido dentro do milho é gelatinizado tronando-se macio e flexível. Quando ele estoura a queda rápida de pressão e a rápida expansão do vapor libera o amido e as proteínas formando a parte suave da pipoca.
2 - Ela existe em dois formatos, 1 - O borboleta que tem flocos irregulares e o formato que lembram asas e o cogumelo que parecem bolas e possuem poucas “asas”.
3 -A pipoca é feita a partir de uma variedade especial de milho. Não existe um registro exato de quem foi o primeiro a colocar o milho no fogo para fazê-lo estourar. Arqueólogos encontraram em uma caverna no estado norte americano do Novo México espigas de milho de pipoca com 5.600 anos de idade.
4 - Acredita-se que a plantação de milho para pipoca começou no México e se espalhou para Índia, China, Sumatra e até mesmo no antigo Egito antes mesmo dos primeiros colonizadores europeus chegarem às Américas.
5 - Índios norte americanos e astecas utilizavam pipocas em adereços como colares e saias, além de decorarem locais de cerimônias com elas.
6 - Do ponto de vista nutricional a pipoca é bastante controversa, pois quando preparada sem gordura uma xícara contém apenas 30 calorias. Porém uma pesquisa feita nos anos 90 em diversas salas de cinema mostrou que o método de produção utilizando margarina, manteiga e óleo de coco fazia um saco médio de pipoca ter mais gorduras do que um café da manhã com ovos e bacon, um Big Mac com fritas e um bife combinados. Um saco pequeno de pipocas contém 29 gramas de gordura saturada, o mesmo que 3 Big Macs.
Certa vez Joãozinho estava na igreja e seu pastor Manoel
falava muito que devemos sermos crente de verdade,pois
no céu não entraremos de qualquer maneira.E Joãozinho
começou a pensar ser crente de verdade?? mas deixou o
culto terminar e foi pra casa..
E ele chegando em casa foi correndo conversar com sua
mãe,mamãe eu fiquei um pouco confuso desse negocio
de sermos crentes de verdade..será que eu não sou?? ou existem outros tipo de crentes que dizem serem de verdade a senhora poderia me explicar..
Sim meu filho muito bem,existem sim outros tipos de crentes
muitas vezes aqueles que estão na igreja podem ate dizer que
são mas por dentro na verdade não são..vou dar um exemplo
pra vc.
Existem aqueles crentes que podemos comparar eles com uma gelatina pois ela é mole,nunca para no lugar..anda para um lado pro outro e nuca esta contente..assim são eles nunca estão contente com nada...se a professora da escola biblica pede algo
eles estão sempre ocupados,não gostam de participar,vão as vezes
na escolinha domical ..jah nas outras desaninam não querem mais saber..etc..
Hum..meu filho tem também aqueles crentes picolé,que estão sempre
frio..não gosto de ir aos cultos..se esta chovendo ele não vai..por que
esta chovendo..se esta calor é por que vai suar muito..inventa muitas
desculpas..etc...
Mas também meu filho tem aquele crente que podemos comparar com uma pipoquinha,por que é aquele aluno da escola biblica que esta sempre firme,vem todos os domingos..gosta de ajudar na igreja,sempre esta contente,esta sempre firme com JESUS.não deixa que o pecado toma conta ..mas esta sempre braquinho.. Mas mamãe eu gosteii desse crente pipoquinha..mas como eu faço pra ser um crente assim..?? Ha..meu filho é muito facil é só voce deixar Jesus entrar em seu coracãozinho..e não deixar que ninguem tire ele la..as vezes surgirão algumas coisas que não deixarão você participar da escola biblica dos cultos..mas mesmo que as vezes surgem dificuldades..por exemplo.. em um dia de chuva..ou um dia de calor..é bom que você lute pra ir mas se acaso não der mesmo..ore em casa..faça cultinhos domesticos com seu papai com sua mamãe..que bom mamae ...! vamos orar..e pedir que Jesus fique sempre no meu coração? vamos sim..e oram
música crente pipoquinha
Crente pipoquinha
4 Kids
Cristina Mel
A Torre de Babel
Cantando A Biblia
Alessandra Samadello
Track 6
castelo da felicidade
garotada da alegria
Crente Pipoquinha Cristina Mel Poing, poing, poing, poing, poing, Gelatina. Poing, poing, poing, poing, poing, Gelatina. Crente gelatina eu não quero ser, Fica balançando não sabe no que crer. Vive sem firmeza é mole demais. Crente gelatina Eu não quero ser jamais!
Que gostosura, que felicidade! Como é gostoso ser um crente de verdade!
Pique, pique, poque, pique, poque, Pipoquinha. Pique, pique, poque, pique, poque, Pipoquinha. Crente pipoquinha, Esse eu quero ser: Sempre animado, gosta de crescer! Se o calor aumenta, explode pra valer! E fica mais branquinho, Pipoquinha eu quero ser!
Coro
Nham, nham, nham, nham, nham, Picolé. Nham, nham, nham, nham, nham, Picolé. Crente picolé, esse não dá pé! Está sempre gelado, sem amor Perdeu a fé!
- Faça sete pontos de interrogação nas cores indicadas abaixo.
Faça o ponto de interrogação com o pontinho em baixo.
(Ponto cor PRATA) ?
Quem foi o culpado da morte do Senhor Jesus? Quem foi o culpado de Jesus ser morto na cruz? Foi um dos discípulos do Senhor Jesus, o traidor Judas, que vendeu Jesus por 30 moedas de prata e dirigiu seus inimigos ao lugar de oração no Jardim do Getsêmani?
(Ponto cor Preto) ?
Foi à multidão zombando dEle, ou algum de entre a multidão que mentiram contra Ele e ainda dizia ser religioso.
(ponto cor púrpura) ?
Foi Herodes, cujo desejo era ver Jesus realizar um milagre especialmente para ele, e, que quando Jesus se recusou a fazer o milagre, desprezou Jesus e O devolveu para Pilatos, vestido com um manto aparatoso? (Lc 23.11)
(ponto cor Azul) ?
Foram os sacerdotes, que não aceitaram a identidade de Jesus, e ainda incitaram a multidão a pedir que Barrabás fosse solto?
(Ponto cor Amarelo)?
Foi Pilatos, o governador, que três vezes disse não ter encontrado em Jesus culpa alguma, e ainda assim, o entregou para ser crucificado? Certamente ele mostrou que era covarde, pois sentiu medo da multidão e temeu perder sua posição.
(Ponto cor Vermelho) ?
Foram os soldados romanos, que fizeram a coroa de espinhos, que zombaram, maltrataram, cuspiram e bateram em Jesus? Que pregaram suas mãos e pés e o crucificaram?
(Ponto cor Verde) ?
Pode ter sido você ou eu? Foi por nossos pecados que Ele morreu. (I Pedro 2.24) (neste ultimo ponto sugiro que pregue com dureza, um espelho no ponto. Leve a frente da criança e faça a pergunta acima)
CONCLUSÃO: Não, nem eu, nem você é quem matou Jesus. Jesus disse que Ele deu sua vida espontaneamente (João 10.18) Jesus não quer que sejamos punidos por nossos pecados. Ele quis voluntariamente pagar o preço com sua própria vida.