quarta-feira, 29 de junho de 2011

SUGESTÃO --- Canções para o dia dos Pais



<<<<<< ♥ >>>>>>>

1. Papai meu Heroi - Turma do Encontrinho 2. Flechas na mão do Valente - Turma Do Printy

3. Meu Pai Meu Amigo - Turma da Printy4. Papai eu amo você - Turma da Printy
5. Tua vida me ensina - Turma Do Printy6. Papai amo você - Marcelo Nascimento
7. Teu exemplo - Tia Jô
8. Meu Pai, Meu amigo - Cristina Mel -

9. Pai Herói - Paulo André


sábado, 18 de junho de 2011

Projeto da Escola Bíblica de Férias realizado em tres dias


fiz este só para orientar alguém que queira fazer uma escola bíblica de férias em tres dias
Tema:livro sem palavras

Início:
Local:
Horário:
Termino: 

1. Objetivos:
Evangeliza crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos
glorificando a Deus durante os dias do evento;

Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da EBF.

2.Planejamento:
Coordenador:
liderança,
organização e supervisão de todo o trabalho;
Professores
Auxiliares: cooperação com os professores;

Faixas ETÁRIAS:
· 1 – 3 anos:
· 4 – 5 anos
· 6 – 7 anos:
8 – 9 anos:
 10 – 11 anos:
· 12 – 14 anos:

· Supervisores: observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros.
No mínimo, 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos a qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra;
· Artes e Divulgação: pessoal para confeccionar o material e ornamentar o ambiente;
Secretário:
Fornecer relatórios, fichas e inscrições, além de registrar as decisões a Cristo. Também se encarrega de distribuir as lembrancinhas aos visitantes na primeira visita á E.B.F;
· Responsáveis pelo lanche;
· Responsáveis pela recreação;
 · Responsáveis pela limpeza;
 · Responsáveis pela recepção.

3. Divulgação:
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhados pela igreja, faixas de tecidos ou plásticos fixados em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.

O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais.

4. Programação
:
A duração do evento deve ser de uma semana, mas estaremos fazendo em três dias,separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve iniciar atividades interessantes.
Assim, os matriculados não desistirão por falta de estímulo.

5. Ordem da Programação
LIVRO SEM PALAVRAS Ebf de 3 dias
Primeiro dia
Dourado e Preto
                                                 Preparação para lição
Como estaremos resumindo um estudo que seria cinco dias para ser em  três dias sugiro que leia a história na bíblia,dando atenção especial a cada personagem ,o lugar e o período de tempo e fato histórico.Quando estiver familiarizado com a história, leia a lição inteira, e fale de acordo com a sua sala ou seja a idade da criança.

Apresentação da mensagem de Salvação, usando o Livro sem Palavras.
Página Dourada: Criação Perfeita

Ensina: Quem é Deus – Criador, Amor (Ele ama você), céu, Santo.
Versículo: João 3:16ª“Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”.

IntroduçãoCumprimente a criança, pergunte a ela seu nome e apresente-se. Diga às crianças que hoje elas conhecerão um Livro diferente de muitos outros. Ele é um livro sem palavras nem desenhos. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. É um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história. História verdadeira e será a mais linda que ela já ouviu, e não esqueça de dizer que esta história está na Bíblia, o livro de Deus. Então pergunte se ela gostaria de ouvir a história.

Pergunte a criança do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que lembram de jóias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus.

Explique quem é Deus, Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. (cite a criação); Ele fez você; diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito. Ele está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura. Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra. (Conte com suas palavras de acordo com a idade.)
Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.

Página Escura: Escuridão do pecado -

Ensina: Problema/Necessidade. Definição de pecado, Exemplos de pecado, Nascidos em pecado, separados de Deus.
Versículo: Romanos 3: 23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

O que é pecado?
O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.
Outra linguagem para os menores
Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam) para os alunos maiores use a linguagem deles.
A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.
Mas, como podemos limpar o nosso coração? Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado? 
Para crianças menores não fale muito.Crianças primárias pode falar mais ou menos igual o que escrevi e crianças juniores pode aprofundar mais.

Trabalhos para fixação

Segundo dia
Vermelho e branco
Faça uma breve recordação

Cor Vermelha: O sangue de Jesus - Sacrifício perfeito de Cristo
(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)
Deus nos amou tanto, que a única forma de nos salvar e limpar o nosso coração seria se alguém sofresse por nossos pecados, como se essa pessoa houvesse feito tudo o que nós fizemos de errado. Deus mandou Jesus pegar todos os nossos pecados e morrer na cruz como se Ele tivesse feito tudo aquilo. Mas Jesus não fez nada de errado. Ele fez isso para nos salvar, pois sabia que iríamos sofrer. Jesus derramou o seu sangue em nosso lugar. Pois éramos nós quem deveria sofrer ali. 
Agora o nosso coração pode ser limpo de todo o pecado, pois Jesus nos limpa de todo o pecado. (1João 1:7) Depois que morreu em nosso lugar, Jesus ficou sepultado por três dias e ressuscitou! Ele voltou a viver! Ele agora mora com Deus lá no céu e disse que foi preparar um lugar lindo para nós, quando Deus nos chamar para viver com Ele. 

Mas para morarmos com Deus, precisamos convidar Jesus para entrar em nossos corações e nos limpar de todo o pecado. Ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta do seu coração, eu entrarei." (Apoc 3:20)
Outro modo para esplicar
 “Se porém , andarmos na luz, como Ele está na luz(...) o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo pecado.” I João 1.7
Apesar do homem ter escolhido separar-se de Deus, o Senhor continuou nos amando e se preocupando conosco. Esse amor foi tão grande a ponto de enviar seu Filho para morrer em nosso lugar.
O resultado do pecado é a morte. O homem escolheu isso quando escolheu pecar. Deus mandou a solução em Jesus que não tinha pecado, para morrer em nosso lugar e pagar o preço para nossa Salvação. Basta ,apenas crermos nele.
Seu sangue não foi derramado a toa, foi derramado por mim e por você.

Cor Branca: Coração limpo
Perdão Divino - página Branca
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” João 1.12
Quando cremos em Jesus encontramos o perdão de nossos pecados. Nosso coração que estava sujo pelo pecado e cego na escuridão, encontra a luz e torna-se tão limpo que pode ser comparado com a brancura da neve. Nesse momento o homem deixa de ser apenas uma criatura de Deus, alguém somente criado por Ele, e passa a ser realmente filho de Deus.
Crendo em Jesus reatamos nossa comunhão com Deus completamente. Crer em Jesus significa viver como Ele ensinou e mudar de direção, arrepender-se do caminho para o pecado e caminhar na estrada estreita para Deus.
A página branca nos fala sobre o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe como é limpinho o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou o algodão! A bíblia diz: “Lava-me ficarei mais branquinho do que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim?
Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador.
Atividades de fixação

Terceiro dia
Faça uma breve recordação
Verde-Esperança de vida Eterna - página verde
 Cor verde: Crescimento Espiritual 
Assim como uma plantinha, quando aceitamos a Jesus em nosso coração precisamos de alimento para crescer forte. O alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Precisamos aprender mais a cada dia sobre Deus e como obedecê-lo. É por isso que aprendemos sobre Deus, para crescermos como as plantinhas.
“Quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
Os filhos de Deus têm certeza de ir morar com Jesus no céu pois ele mesmo prometeu.
O homem sem Deus não tem essa esperança.
Essa esperança é característica de uma pessoa convertida. O convertido é aquele que caminha contra o pecado e guia-se pela Bíblia Sagrada. Só assim podemos ter esperança na Eternidade.
Você já aceitou a Jesus como seu Salvador? Pense no que lhe disse e tome sua decisão ainda hoje. Ninguém pode deixar de tomar uma decisão por Jesus: ou aceitá-lo ou rejeitá-lo. Qual será a sua escolha, vida eterna ou morte eterna?
Outro tipo de apelo
Ele quer ser seu Salvador. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Quem gostaria de ter Jesus em seu coração? (peça que levante a mão as crianças que gostariam)
Então, faça essa oração comigo (ore pausadamente com as crianças, falando frase por frase):" Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Eu fiz muitas coisas erradas, mas o Senhor morreu por mim para me salvar. Venha agora entrar em meu coração e me limprar de todo o pecado. Em nome de Jesus, amém."Que lindo! Que bom que você convidou Jesus para limpar o seu coração! E agora, o que acontece
Exercício de fixação

14h  - Abertura no templo
Receber as crianças com musicas infantis alegres
– Oração
– Tema, divisa, hino oficial 
- Grito de Guerra ou versículo para memorizar
– Divisão em classes
14,30 h  Atividades em classe
– Versículo para memorizar 
– Falando sobre a história
– Fixando a história
- Recreação
- Lanche 
– Oração Final
15,30h  Retorno ao templo
- Louvor
- Avisos Convite para estarem na EBD
- Oração Final
- Grito de Guerra
7. Organização
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matricula, os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:
 Normas para professores e auxiliares:
· Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
· Procurar oferecer às crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
· Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
· Chamar a criança, sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
· Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;NUNCA FALE PARA OS PAIS.
Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidades, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
· Tentar compreender cada crianças e ter o cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
· Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos.

› Normas para as crianças
· Depois de entrarem no templo, é proibido de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores. Só poderão fazê-lo acompanhados o auxiliar ou supervisor;
· É proibido retirarem-se do templo, exceto com o responsável;
· É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
· Exige-se silêncio total quando estiverem ouvindo a mensagem;
· O comportamento é fundamental para alcançar as premiações;
· O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
· Devem decorar versículos para terem direito aos prêmios;
Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

Confecção de Materiais e compras
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 30 dias.
Serão necessários:
› Pasta de material do professor;
› Preparo de literatura especifica para os novos convertidos;
› Prêmios para os que levarem maior número de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos;
›Material para ornamentação de ambientes;
› Lembrancinhas para os visitantes;
› Material para a confecção de trabalhos manuais (tarefinhas);
› Preparo de banner’s para divulgação;
› Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
› Confecção de cânticos e versículos visualizados feito em matérias de apoio didático para data show
› Crachás para serem afixados na blusa da criança ao entrar no templo;
› Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;

Serão doados para as crianças que não faltarem nem um dia, que recitarem o maior número de versículos,
› Brindes para as premiações:
Meninos um carrinho - Meninas uma boneca -ver mais brindes

Lista de alimentação
Material de limpeza;
› Material de apoio didático;
CARTOLINA
COLA
01 Frasco de cola/ branca de 500 ml
PAPEL
1000 fls
Lápis
02 caixas de lápis de escrever nº 02
09 caixas de lápis de cor grande
05 caixas de lápis de giz de cera grosso e grande
Tesoura
01 caixas de tesouras

 Atividades Para Os Adulto
Palestras interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo.
Dados gerais:
PÚBLICO ALVO:
Crianças das igrejas e convidados das proximidades das congregações com idade entre 4 e 12 anos.
TAXA:
GRÁTIS
TEMA:
LIVRO SEM PALAVRAS
DIVISA:

HINO OFICIAL:

HISTÓRIA MISSIONÁRIA:


HISTÓRIAS BÍBLICAS:
20 / 07/ 11 – DOURADO E PRETO
21/ 07/11 – VERMELHO E BRANCO
22 / 07/ 11 – VERDE

Cronograma da EBF:

DATA
HORÁRIO/ LOCAL/ 
ATIVIDADES
19 / 06 /11
 Começa as inscrições

21 / 06 /11
No templo
Oração em prol da EBF
24 / 06 / 11
Vigília 21h no templo
Oração em prol da EBF
01-05-11 -12 e 17/7/11
Reunião no templo as 19,30h
Oração em prol da EBF
8 / 07 / 11
No templo às 19,30 horas
Apresentação do material e conversa final
19/07
ARRUMAR O LOCAL
TODOS
 20/7-21/7-22/7
13:00h as 18:00h
EBF




sexta-feira, 10 de junho de 2011

BERÇARIO MATERNAL 0 A 2 ANOS

Crianças de 0 a 2 anos
Através de histórias com figuras coloridas. Conversa informal

Olhe (_nome da criança_) Mostre um espelho.
Deus fez o (nome da criança)
Como (nome da criança) é bonito!

Deus fez esta banana (ou Deus nos deu o biscoito, chá, ou o que for oferecer ao bebê). Como é gostosa esta banana, que Deus fez. (ou como é gostoso este biscoito que Deus nos deu).

Eu uso uma BÍBLIA com FIGURAS pode ser feita com E.V.A. o do formato ou caixa parecida com caixa de fósforos. Tem que parecer uma bíblia. Cole feltro ou papel camurça preto e escreve BÍBLIA. Dentro coloque a lição que vai ser ministrada. Bom seria se puder fazer uma bíblia de pano, macia, onde o bebê possa tocar na bíblia. Coloque dentro a figura de uma bíblia.
Eis uma sugestão SAMUEL NO TEMPLO (tabernáculo)

A figura deve estar numa folha bem colorida para chamar atenção. Gravura de um templo. (gravura simples)
Primeiro você brinca com o bebê de esconde-esconde, para isso use uma fralda bem limpinha. Coloque na frente do seu rosto (e suave) pergunte: Onde está a Carolina?(nome do bebê). Retire o pano de diante do seu rosto e diga alegremente. Carolina está aqui. (Aponte a criança e conclua) Carolina veio à igreja. A Bíblia diz: Gosto de ir á igreja. (Mostre a figura da igreja, encoste a figura na grade do berço, e bata com a figura chamando atenção da criança. Quando ela olhar interessada pegue a figura na posição que o bebê veja e chegue mais perto. Aponte a figura e fale). Ah! Carolina está vendo a igreja. Carolina gosta da igreja.
Agora cante suavemente uma música alegre.
Ex. quando eu venho andando para igreja aqui, venho alegre, mui alegre. etc.Ou outra que fale sobre igreja.
Invente uma música e vai ver que maravilha!
Se der, passeie com o bebê pelo pátio da igreja, mostrando para ela toda a igreja. Ou assenta com a bíblia de figuras ou parecida e deixe-o folhear. Enquanto isso vá comentando: Carolina veio na igreja. A bíblia diz que Jesus foi à igreja.
Se a criança já pega um brinquedo (bola, chocalho...) Carolina pega a bola macia e bonita.
Deus deu a mãozinha da Carolina. Na igreja a Carolina aprende que Deus a ama. Obrigado Deus pela nossa igreja.
Cante. Quem fez a Carolina, Carolina, Carolina. Quem fez a Carolina, Deus nosso pai.
Outra estória. Mostre uma flor. Foi Deus quem fez a flor. Cante quem fez esta florzinha...
Ou Carolina veio à igreja, ela veio de carro (ou ônibus). Deus nos deu um carro... Enquanto o bebê brinca fale suavemente: Gosto de ir à igreja (Sl. 122:1). Ou Deus é bom. (Sl. 73:1).
Através de histórias com figuras, conversa informal, acerca das coisas que Deus faz.
Ex.: Deus fez o papai, a mamãe, o irmãozinho, etc.
Deus fez o cachorrinho. O cachorrinho faz au, au...
Através de associações de emoções:
Ex.: Alegria - igreja, cântico, etc.
Bem estar - Jesus, a Bíblia, etc.
Segurança - Deus, a igreja, etc.
Para as crianças maiores (um ano e meio a dois)
Invente uma música e vai ver que maravilha!

Se der, passeie com o bebê pelo pátio da igreja, mostrando para ela toda a igreja. Ou assenta com a bíblia de figuras ou parecida e deixe-o folhear. Enquanto isso vá comentando: Carolina veio na igreja. A bíblia diz que Jesus foi à igreja.
Se a criança já pega um brinquedo (bola, chocalho...) Carolina pega a bola macia e bonita.
Deus deu a mãozinha da Carolina. Na igreja a Carolina aprende que Deus a ama. Obrigado Deus pela nossa igreja.
Cante. Quem fez a Carolina, Carolina, Carolina. Quem fez a Carolina, Deus nosso pai.

Outra estória. Mostre uma flor. Foi Deus quem fez a flor. Cante quem fez esta florzinha...
Ou Carolina veio à igreja, ela veio de carro (ou ônibus). Deus nos deu um carro... Enquanto o bebê brinca fale suavemente: Gosto de ir à igreja (Sl. 122:1). Ou Deus é bom. (Sl. 73:1).
Através de histórias com figuras, conversa informal, acerca das coisas que Deus faz.
Ex.: Deus fez o papai, a mamãe, o irmãozinho, etc.
Deus fez o cachorrinho. O cachorrinho faz au, au...

Através de associações de emoções:
Ex.: Alegria - igreja, cântico, etc.
Bem estar - Jesus, a Bíblia, etc.
Segurança - Deus, a igreja, etc.
Para as crianças maiores (um ano e meio a dois)
Lição: A Bíblia é um Livro Especial

Professoras. Vamos dar oportunidades de ouvir com freqüência a declaração de que a bíblia é um livro especial, a cada bebê. Como? Faça uma bíblia que coloca figuras dentro. Diz assim para uma só criança:
Olhe que linda esta bíblia?
Alex está olhando a bíblia.
Obrigado papai do céu pela bíblia.
Eu amo a bíblia.
Alex ama a bíblia.
Devemos falar com o bebê porque ele está computando tudo na sua mente.
O bebê é capaz de aprender, desde o primeiro dia de vida. Estão num processo contínuo de aprendizado.

Quando você chegar perto do bebê diga: Bom dia Lucas. Que bom que você está aqui na igreja. (fale sem formalidade)
Converse com ele. Se o bebê é maior diga:
Veja aqui a bíblia. A bíblia fala sobre Jesus.
Ou coloque a bíblia no chão (lembre-se, bíblia de papelão ou pano. Não é a bíblia que você lê). Cubra parcialmente com uma fralda. Anime o bebê a engatinhar até a bíblia e tire a fralda. Cante música sobre a bíblia quando o bebê chegar diz: Cristiane vê a bíblia. Cristiane vê na bíblia Jesus e as crianças (use uma figura grande sobre Jesus e as crianças ou família indo à igreja)
A bíblia diz que Jesus ama as crianças.
Deixe o bebê pegar a figura. Diga: Papai e mamãe da Cristiane estão indo à igreja.
Vamos á igreja.
Lembre-se a criança aprende pelos cinco sentidos. Visão, Tato, Audição, Paladar e olfato.

Se tiver um biscoito, mamadeira, maçã, etc pegue a criança nos seus braços e diga-lhe:
Patrícia vê a maçã
Deus deu olhos para Patrícia
Ajude ao bebê a pegar a maçã.
Patrícia pega a maçã.
Deus deu mãos para Patrícia.
CANTE! INVENTE!

Outra história:
Deus fez o Júlio.
A bíblia diz que Deus deu olhinhos, que deu mãos (pegue-a) para o Júlio brincar.
Cante algo sobre esse assunto. Coloque letra em uma música conhecida,
Ex. (Parabéns pra você).ou outra qualquer invente!!!
O Júlio vê, vê.
Seu brinquedo vê, vê.
Deus nos deu, Deus nos deu.
Dois olhinhos pra ver.

Sente no chão com o bebê. Converse muito com ele.
Leve o bebê ao jardim da igreja, um a ume mostre a folhas, flores, etc. Cole uma folha com durex numa cartolina ou várias folhas espalhem por cima de uma folha de cartolina deixe a criança colocar as mãos sem levar à boca, cuidado!E peça para a criança colocar as folhas que Deus fez dentro da caixa.
Que folhas bonitas! Veja Júlio foi Deus quem fez as folhas. A bíblia diz que Deus fez as folhas. A bíblia fala de Deus.
Cante: Quem fez as lindas folhas...

Se for trocar fralda, cante.

Ao usar brinquedos ou outra coisa, não perca a oportunidade de indicar os olhos, as mãos da criança que vê e pega nos brinquedos. Se ele balbuciar algo dê ênfase a boca ou se andar aos pés, etc.
O cuidado principal que você pode oferecer a um bebê é amá-lo e atender às suas necessidades.

fotos slide da páscoa