GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Anotações da Bíblia para crianças: Noite do Pijama

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Noite do Pijama

ACOLHIDA:

SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO DO DEPARTAMENTO INFANTO – JUVENIL
Igreja Missionária Filadélfia

Inscrição:
Faça uma ficha com nome completo da criança e dos pais.Não esqueça o telefone
Faça do crachá com nome da criança e dos pais e telefone

Material: pijama
Lanterna
Biscoito
Frutas
Chinelo
Material de higiene ( para quem toca)



Período para recepcionar as crianças e ajudar aquelas que ainda não colocaram seus pijamas. Momento oportuno para explicar aos pais o conteúdo da programação e horário de encerramento. Também serão confeccionadas fichas para participação no desfile de pijamas.


ABERTURA:

Boas vindas
Oração inicial
Leitura do versículo tema


DESFILE:

Com fundo musical apropriado, musicas alegres, que falem do amor e cuidado de Deus ou calmas e tranqüilas que lembrem a paz que só tem aqueles que confiam em Deus.
Seja entusiasta ao anunciar as crianças e descrever seus trajes.
Evite premiações para garantir que não haja choradeiras.
A participação no desfile está liberada para os lideres do ministério infantil, pais e demais membros da comunidade.


LOUVOR:

Inicie o período devocional com cânticos alusivos ao tema.
No máximo 03 para ensinar as crianças (ex.: Não temo medo, Deus cuida de mim, Bom é ser criança)


MENSAGEM:

Momento oportuno para memorização do versículo tema (Salmos 4:8).ou outro
Sugerimos o método do varal de várias fronhas penduradas com partes do versículo em cada uma delas.

A mensagem Bíblica deve ser clara, breve e objetiva, explorando passagens e personagens que expressam o cuidado de Deus, o livramento em perigos e a constante companhia de Jesus

SUGESTÃO

01 -DEIXE A SUA LUZ BRILHAR




"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16).
Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.
Material Necessário
1 abajur pequeno sem o quebra-luz
4 quadrados de papel de embrulho dobrados ao meio
Uma caneta hidrográfica ou giz de cera preto

Modo de Preparar
Dobre o papel ao meio e faça um recorte centralizado na dobra de cada quadrado de papel, suficientemente grande para permitir que a lâmpada passe por ele.
Com a caneta ou giz de cera, escreva um pecado em cada uma das folhas dobradas para impedir que a luz brilhe (desobediência, mentira, inveja etc.).

Mensagem
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16).
(Coloque a lâmpada do abajur e as folhas de papel sobre a mesa.)

A lâmpada representa qualquer um de nós. Sem Cristo não temos luz. Pois Ele é a verdadeira Luz e é a Sua luz que refletimos (João 1:9). (Ligue a lâmpada.)Agora que temos luz, devemos deixá-la brilhar (Mateus 5:16).
Algumas vezes, os pecados impedem que Cristo brilhe através de nós.

Primeiro papel: Desobediência. 
 Quando desobedecemos nossos pais, os professores na escola ou os líderes na igreja, estamos impedindo que a luz de Jesus brilhe através de nós.

(Desdobre o papel com a palavra "Desobediência" e cubra a lâmpada.) Se realmente procuramos ser honestos em tudo, a luz de Jesus irá brilhar intensamente por meio das nossas atitudes e do nosso comportamento (atravesse o papel na lâmpada pelo corte feito, até que esta fique totalmente visível e o seu brilho seja revelado).

Segundo papel: Mentira(Fofoca entre amigos, vizinhos, parentes, etc.).

Contar mentiras também impede que a luz de Cristo brilhe através de nós (coloque o papel cobrindo a luz).Quando vencemos essa tentação (passe a lâmpada pelo corte do papel), estamos deixando nossa luz brilhar. Deus nunca permite que Seus filhos sejam tentados além do que possam suportar (I Coríntios 10:13) e estará sempre dando forças para que eles consigam vencer cada tentação.

Terceiro papel: Negligência (Levantar tarde no domingo pela manhã, não estudar a Bíblia, não se alimentar corretamente etc.).
Algumas vezes somos tentados a dormir até mais tarde, a não estudar a nossa Bíblia, não desenvolver bons hábitos alimentares ou fazer tantas coisas que nos prejudicam (coloque o papel sobre a luz). Ao fazer isso, impedimos que a luz de Jesus brilhe através de nós. Quando fazemos o que é correto, vencemos a preguiça, levantamos sempre na hora certa, desenvolvemos bons hábitos (passe a luz pela fenda do papel), estamos deixando a luz de Jesus brilhar através de nós.
REFLEXÃO
Muitas vezes, nós nos esquecemos de que devemos brilhar, que devemos refletir a luz de Jesus. Deus nos permitiu nascer com a missão de mostrar a todos o Seu grande amor em toda a nossa vida. Não devemos viver uma vida "apagada", sem a luz de Jesus em nós. Vamos começar a deixar nossa luz brilhar hoje mesmo?

02 OUTRA SUGESTÃO

Como brilha sua luz?

 






Ilustrações:

Faça seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe. 
A seguir, recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5 cm de largura.
Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho e branco. Cole cartolina preta no sexto coração. 
Se der faça um para cada criança.
Segure uma lanterna acesa atrás do coração no menciona na lição.
 A luz representa o Senhor Jesus Cristo (João 9;5) mas Ele quem brilhar através de todos os que crêem n’Ele. (Mateus 5:16)

Lição:

As vezes, a luz do crente fica distorcida,porque o seu testemunho não é claro.
 (Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo). 
Esse coração nos lembra os medrosos. O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela esta sempre “amarela” e pálida, com medo de falar de Cristo aos seus amigos,para não ser zombada por eles.
 Um crente covarde não pode levar outras pessoas a Cristo.
Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), o Senhor Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é o cristão triste. Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia nublado. Este tipo de crente murmura e reclama de tudo. 
Em João 15:11, Cristo diz que Deus quer que o crente seja cheio de alegria.Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida ao Senhor.
(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde) Esta é a vida 
cheia de ciúmes. E o tipo de crente que fica “verde” de inveja. Ele quer Ter sempre a ultima palavra.Desse modo, a luz de Cristo não pode brilhar através dessa pessoa. (Prov.14:30)
O próximo coração é o vermelho. Ele fala de pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de raiva. Pessoas que falam palavras duras que ferem os outros. Crentes que gostam de destratar os outros, que espalha ódio em vez de amor. Salmo 37:8.Como alguém pode ver a luz de Cristo num viver assim?
O coração seguinte é o branco.
 Este é o crente sincero e transparente. Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida reta e limpa. As pessoas logo desejam conhecer a Cristo atraídas pelo testemunho desse tipo de crente (l João 1:7).
Que tipo de pessoa é você? Talvez você se assemelhe a este último. 
(Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta). 
Nenhuma luz brilha em você. Isso quer dizer que você ainda não conhece
a Cristo.O pecado domina o seu coração.Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário.Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:l2). Depois disso, você poderá viver uma vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.


DESPEDIDA DOS PAIS:


Oportunidade em que pais e filhos terão que confiar que tudo vai ficar bem com Jesus na direção, mesmo quando não estão por perto. Os pais serão aqueles que terão a maior dificuldade em se separar das crianças, assegure-lhes que tudo ficará bem e se necessário eles serão acionados. Seja firme não atrase a programação!


BRINCADEIRAS:

Dormir as crianças dormem em casa, hoje é uma noite especial!  Diga-lhes que agora é que a festa vai começar!
Promova uma animada gincana, faça brincadeiras como a dança da cadeira, dança da laranja, batalha bíblica, tomar guaraná no prato e tantas outras.
aqui tem brincadeiras:
aqui tem mais 



LOUVOR/VERSÍCULO:


Já para ir acalmando as crianças e preparando-as para a hora da verdade, cante uma música suave que fale da proteção de Deus e memorize novamente o versículo tema, se possível usando outro método (cartaz, figuras no flanelógrafo etc.).


HORA DA VERDADE:


Momento pastoral da programação. Convide as crianças para uma “roda”. Se você pediu para as crianças trazerem de casa pequenas laternas, agora é a hora de usá-las.  Com as luzes apagadas, peça para as crianças acenderem suas lanternas e ouvirem com bastante atenção.  Pergunte se ela tem medo e do que elas têm medo. Compartilhe se você também tinha medo na idade delas e diga-lhes que também os adultos têm medo de muitas coisas (ficar doente, desempregado, morrer. etc.).  Ensine-as que o medo surgiu com a desobediência que é pecado, e que pecado separa o homem (a criança) de Deus. Fale do grande amor de Deus dando Jesus para salvar as crianças.  Ore por aquelas crianças que tem medo de escuro, de fantasmas, aquelas que têm pesadelos ou não conseguem dormir bem a noite. Assegure-lhes que Jesus estará com elas em todo o tempo e lugar, pois Ele mesmo prometeu (MT 28:20)



SESSÃO CORUJINHA / LANCHE PIPOCA E SUCO:

Exiba um filme de aventuras, com temas bíblicos ou gospel, de preferência um que de leve a criança a aplicar o que aprendeu até esse momento da programação. (sugestão: Crônicas de Narnia, Ponte para Terabítea)



HORA DA ESCOVA:

Se possível peça a um profissional da área para dar orientação odontológica na escovação às crianças vão amar se aparecer um dentista na festa só pra escovarem os dentes com elas. Se não for possível, o dirigente deverá se vestir de branco e convidar a todos para escovar os dentes cantando a seguinte canção (musica: marcha soldado)


Escove seus dentinhos
 De cima para baixo,
Quem não escovar direito,
 Vai ter sorriso feio

Os de cima faço assim:
De cima para baixo.
Depois começo embaixo
De baixo para cima
copiei esta musica mais vc pode inventar uma que rima mais. TENTE INVENTE!


VAMOS DORMIR:

Dê uns minutinhos para a tradicional guerra de travesseiros.
Cante com as crianças uma das canções de ninar sugeridas, se preferir recite o versículo tema com elas, faça uma oração e bons sonhos!



DESPEDIDA:

A melhor hora!!!
Desperte as crianças com uma musica animada, ou sino ou uma corneta.
Após a higiene pessoal, recite novamente o versículo tema, cante uma canção a escolha das crianças, faça uma oração agradecendo a proteção de Deus durante o sono  e encerre com um faaaarrrtoooo café da manhã!

fonte: Tenho esta programação sem fonte mas foi reivindicado apesar de não ter achado estou colocando aqui a fonte que me passaram http://tialu2007.multiply.com/journal/item/3.

Nilza Cardoso Clemente