sábado, 21 de fevereiro de 2015

– JOGRAL E PEÇA DIA DA MULHER

01 -DESFILE BIBLICO


NARRADORA: Hoje o programa tem a alegria de homenagear nós Mulheres, e para comemorar esse dia especial escolhemos realizar um diferente desfile Biblico. Com modelos muito especiais e um tanto quanto familiares.

Os nossos modelos de roupas foram adaptados para os dias de hoje, mas os figurinos em si expressam o estilo de vida de cada personagem, ou melhor, de cada TOP MODEL.

Dalila (roupa: bem excêntrica e pintura forte)
- É uma típica mulher filistéia, apresenta uma vestimenta de caráter excêntrico e fútil. Utiliza como adornos a leviandade e a vulgaridade.

Mulher de Ló (Roupa sofisticada, jóias, se sentindo superior e arrogante, dá muito valor às riquezas, sempre olhando com um ar de superiodade )
- O figurino apresentado por essa modelo revela-se com estilo sofisticado e ousado e mundano, fazendo referência ao status sócio econômico tão valorizado pela mesma. Os seus adornos são o materialismo e a incredulidade.


Jezabel (Roupas em tons muito fortes...)
- Apresenta-se num figurino majestoso, com um certo toque de exagero, algo que inspira desequilíbrio e arrogância. Seus adornos são: a crueldade e a ambição sem limites.

Dorcas (Muito simples, sem ser campestre, pode aparecer carregando uma cesta de alimentos)
- A próxima modelo é uma típica moradora da região da Galiléia. Seu figurino apresenta-se, com um tecido singelo, mas muito elegante, mesmo porque ela mesma o produziu. Seus adornos são, o amor, o uso das habilidades pessoais em prol do amor ao semelhante.

Esther: (Vestido comprido, um lenço cobrindo a cabeça, bem suave)
Apresenta-se revelando um estilo natural com uma graciosa leveza. Seus adornos são a pureza, e a coragem que é da força de um caráter verdadeiramente cristão.

Maria (roupa delicada e muito modesta)
Apresenta-se com uma vestimenta nobre e delicada, porém muito modesta. Traje peculiar de uma humilde jovem nazarena. Seus adornos são a fé genuína, o caráter edificante e o exercício sagrado da maternidade.

Enfim, segundo a tradição, encerraremos o bom desfile com a presença da noiva.


Entra a noiva... (A noiva pode ser representada por uma criança ou uma juvenil vestida de branco)
Especialmente hoje a noiva representa todas as mulheres que fazem parte da nossa igreja, sejam elas juvenis, adolescentes ou adultas.
Os adornos representam as nossa escolhas e atitudes; se refletimos o caráter de Jesus.
Oxála que nossos adornos não representem o exterior, no frizado dos cabelos, no uso de jóias de ouro e na compostura de vestidos, mas que sejamos belas interiormente em nossos corações com o encanto duradouro de um espírito amável e manso, tão preciosas para Deus.

Que nesse dia, hoje, nós mulheres, possamos refletir quais são os nossos adornos.



                          02 -  TODA MULHER DEVE SER...

Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.

Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.

Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!

Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.

Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada a té hoje!

Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!

Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis!

Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança!

Que eu e você sejamos como elas, todos os dias, aliançadas com Jesus!


                         03 - ORAÇÃO DA MULHER CRISTÃ

Senhor, ajuda-me a ser como:
Raquel a arte de fazer-me amar;
Joquebede o espírito de sacrifício e renúncia;
Débora a solidariedade e o estímulo;
Rute a dedicação e a bondade;
Ana a fé a fibra para cumprir o voto;
Mical astucia para usá-la no bem, não para o mal;
Abigail mensageira da paz;
Ester desinteressada e altruísta;
Maria pura e humilde;
Isabel regozijar com o bem alheio;
Marta disposição para o trabalho material;
Maria o anseio espiritual;
Dorcas útil ao necessitado;
Lídia abra a porta ao que chegar cansado;
A mulher samaritana corre a falar da salvação.

Senhor, se houver, tira de mim:
A vontade de olhar para trás (mulher de Ló);
A preferência por um filho (Rebeca);
O desejo adúltero (mulher de Potifar);
A traição (Dalila);
A trama macabra (Herodias);

De Ti, Senhor, suplico:
A paz;
A bênção e
O perdão.


                      04 -  JARDIM DOS FRUTOS DO ESPIRITO (AUTORIA: PRISCILA JOCYS)

TODAS AS MENINAS DA CLASSE INFANTIL E JUVENIL PODE FICAR DE FLOR, VC APENAS ESCOLHERÁ ALGUMAS PRA SEREM AS FLORES PRINCIPAIS, FAZER UMA FLOR QUE FIQUE NO ROSTINHO DELAS EM VOLTA A FLOR E QUE APAREÇA O ROSTO DAS MENINAS. OU VOCE PODERÁ USAR A SUA CRIATIVIDADE.

NARRADORA: A MULHER QUE TEME AO SENHOR CULTIVA NO SEU JARDIM AS FLORES DA:

FÉ: CRIANÇA VAI FALAR – EU SOU A FLOR DA FÉ (FLOR AMARELA )
“ SEM FÉ É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS” (TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

AMOR: CRIANÇA FALAR – EU SOU A FLOR DO AMOR (FLOR VERMELHA)
“SE EU NÃO TIVER AMOR NADA SEREI” (TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

ALEGRIA: EU SOU A FLOR DA ALEGRIA (FLOR PINK)
“O CORAÇÃO ALEGRE AFORMOSEIA O ROSTO” (TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

PACIENCIA – EU SOU A FLOR DA PACIENCIA (FLOR AZUL CLARO)
“ESPEREI COM PACIENCIA NO SENHOR, ELE ME OUVIU E ME ATENDEU" (TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

PERSEVERANÇA – EU SOU A FLOR DA PERSEVERANÇA (FLOR ROSA)
“ O FRUTO DA PERSEVERANÇA FLORESCE NO CORAÇÃO BOM DE QUEM GUARDA A PALAVRA DE DEUS ” (TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

PAZ – EU SOU A FLOR DA PAZ (FLOR BRANCA)
“ APARTA-TE DO MAL, E FAZE O BEM,PROCURE A PAZ E SEGUE-A”
(TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

LONGANIMIDADE – EU SOU A FLOR DA LONGANIMIDADE (FLOR LILÁS)
“ O LONGÂNIMO É GRANDE EM ENTENDIMENTO”
(TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

BENIGNIDADE – EU SOU A FLOR DA BENIGNIDADE (FLOR ROXA)
“ PRATIQUES A JUSTIÇA E AME A BENIGNIDADE”
(TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

BONDADE - EU SOU A FLOR BONDADE (FLOR LARANJA)

“TIRA TODA INIQUIDADE E ACEITA O QUE É BOM”
(TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

MANSIDÃO - EU SOU A FLOR DA MANSIDÃO (FLOR AZUL ESCURA)
“MAS AO SERVO DO SENHOR NÃO CONVEM CONTENDER, MAS SER MANSO PARA COM TODOS”
(TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)



TEMPERANÇA - EU SOU A FLOR DA TEMPERANÇA
“SEDE MODERADOS E SEMPRE TEMPERANTES”
(TODAS AS MENINAS VÃO FALAR OU UMA NARRADORA IRÁ FALAR)

NARRADORA: MULHERES, QUE POSSAMOS TER ESTE JARDIM, A CADA DIA CULTIVADO EM NOSSAS VIDAS.

fonte:http://amoministerioinfantil.blogspot.com.br/2009/03/jogral-e-peca-dia-da-mulher.html

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

5 brincadeiras para EBF e EBD: fáceis, baratas e edificantes



Vi gostei e estou repassando
fonte:http://mulhersabiaevirtuosa.com/
Na época de férias é sempre bom contar com um bom arsenal debrincadeiras para EBF. Afinal, a energia e disposição das crianças parece nunca acabar. Mas o mais importante é que essas brincadeiras sejam um complemento ao ensino bíblico, caso contrário, não fariam muito sentido.
Por isso neste artigo quero colaborar apresentando algumas sugestões de brincadeiras para EBF, que servem também para o cotidiano das EBD’s infantis.
Durante algum tempo fui professora da escola dominical infantil de uma igreja que possuía pouquíssimos recursos. Eu precisava arranjar maneiras de tornar as aulas criativas e estimulantes, porém, sem gastar muito dinheiro.
Felizmente Deus me deu algumas ideias que apliquei e as crianças gostaram bastante. Nada melhor do que aliar o lúdico ao aprendizado. E asbrincadeiras para EBF e EBD cumprem muito bem este propósito.
Devo ressaltar que as brincadeiras são muito simples, e foram pensadas no sentido de demandar o mínimo de material e de tempo. Contudo, com o máximo de diversão e aproveitamento.
Ah! E como não poderia deixar de ser, eu também quis conciliar as brincadeiras com a poesia. Construir a tríade: ensino bíblico, ludicidade e poesia.
O resultado você confere agora.

Sugestões de brincadeiras para EBF e EBD:

Brincadeira número 1:

Assunto: A importância da unidade do corpo de Cristo
Texto-referência: 1 Coríntios 12:12-27
Brincadeira: Olimpíada Maluca
Os alunos devem fazer atividades inusitadas, tipo:
- beber água no copo sem segurá-lo com as mãos. Prender a mão dos alunos nas costas e pedir que tomem a água no copo sobre a mesa. Quem conseguir realizar a tarefa primeiro (e com menos bagunça) vence;
- superar obstáculos com uma perna só. Os alunos participantes deverão participar de um circuito na sala, com alguns objetos tipo (caixas, travesseiros, baldes). O objetivo é completar toda a prova sem usar uma das pernas.
- Procurar um objeto escondido na sala, usando uma venda nos olhos. Esta prova é inspirada na famosa cabra cega, ou o quente e frio. O aluno deverá vendar os olhos e encontrar objetos escondidos no recinto.
Vence a equipe que conseguir cumprir as tarefas com o menor tempo.
Objetivo: permitir entender como é muito mais difícil, ou até impossível, realizar tarefas simples sem o auxílio dos membros do corpo. Auxiliar na reflexão de como a Igreja pode ser bem mais eficiente se trabalhar sem desavenças.
 

 Brincadeira número 2

Assunto: Durante uma situação difícil é melhor murmurar ou louvar?
Texto-referência: Daniel na cova dos leões (Daniel 6)
Brincadeira: Jogo do Afaste o Leão.
Desenhar no chão, com giz ou mesmo usando fita crepe, um caminho parecido com amarelinha (ou jogos de tabuleiro).
Escolher dois alunos: um representará a ovelha, e o outro representará o leão. Maquiar  e enfeitar as crianças para ficar mais divertido. Confeccionar um dado com uma caixa de papelão (tipo esses dos joguinhos mesmo).
Pedir aos demais alunos que joguem o dado. Toda vez que cair um número par (murmuração), o leão deverá avançar o número de casas correspondente ao dado. Toda vez que cair um número ímpar (louvor), o leão deverá retroceder o número tirado no dado.
O legal é perceber como a ovelha ficará aflita ao perceber a aproximação do leão. E ficará aliviada ao vê-lo retroceder. E cada aluno terá participação no resultado final da história. Se houver mais louvor, ao final da rodada, o leão não alcançará a presa. Se houver mais murmuração, bye, bye ovelhinha.
Objetivo:  o objetivo é mostrar que a murmuração aprisiona, enquanto o louvor liberta.

palito de picolé 5 brincadeiras para EBF e EBD: fáceis, baratas e edificantes

 Brincadeira número 3:

Assunto: a importância do bom trabalho em equipe
Texto-referência: a Torre de Babel (Gênesis 11)
Brincadeira: fazer “torres” com palitos de picolé.
Usar os palitos deitados e construir altos edifícios com eles (como na ilustração, porém, sem cola).
A turma que for mais organizada, e souber coordenar melhor o trabalho, acabará por construir torres bem mais altas e sólidas. Se desejar pode dividir a turma entre meninos e meninas.
Objetivo: olhar o lado positivo da torre de Babel. A ideia de um trabalho coletivo, planejado e realizado em comunhão. Nada pode impedir uma obra desse tipo. Mesmo com simples elementos, quando trabalhamos em uníssono, é possível construir grandes coisas. Refletir em como a Igreja pode alcançar altos resultados se andar em unidade.

Quer aprender a fazer ótimas maquiagens nas crianças? Clique aqui.

Brincadeira número 4

Assunto: guardar a Palavra no coração
Texto-referência: Versículos do salmo 119
Brincadeira: usar uma garrafa de refrigerante pet pequena (tipo 200 ml). Encher a metade deste recipiente com cola branca. Escrever um versículo em um pequeno pedaço de papel. Colocá-lo dentro de um saquinho plástico e introduzi-lo na garrafa. Acabar de preencher a garrafa com cola branca. Esperar secar.
Em seguida, pedir aos alunos que, sem violar a garrafa, retirem o versículo de dentro da pet. Após algum tempo, permiti-los que cortem as garrafas e retirem os versículos.
Quem retirar e ler o versículo primeiro, ou der para a professora ler, ganha a brincadeira.
Objetivo: fazer as crianças perceberem como é difícil arrancar algo que está bem enraizado, bem escondido. Assim deve ser a Palavra em nosso coração. Se a escondermos bem, e a protegermos, será muito difícil arrancá-la.
Será legal também ajudá-los a refletir, fazendo a pergunta: se esse versículo não for arrancado da garrafa, quanto tempo você acha que ele ficará intacto dentro do recipiente?

Brincadeira número 5 

Assunto: a importância de nos dispormos
Texto-referência: história de Jonas (livro de Jonas)
Brincadeira: é uma brincadeira simples. Uma espécie de boliche misturado com futebol. Pegar várias garrafas pet de refrigerante, enchê-las de água ou areia e enfileirá-las em um canto da sala. Formar dois grupos de crianças. O primeiro grupo deve ter o objetivo de derrubar todas as garrafas. O outro deve ter como objetivo fazer uma barreira para protegê-las.
Num primeiro momento, permitir que o grupo “derrubador”, faça a atividade sem empecilhos. Num segundo momento, fazer com que a equipe defensora entre em campo e impeça a outra. É recomendável estipular um tempo para a atividade, para que as garrafas sejam realmente preservadas.
Objetivo: fazer as crianças entenderem como a intervenção do bem pode impedir ou atrapalhar o mal. Se o bem ficar apenas assistindo, nada mudará. Mas, se fizer algo a respeito, a situação poderá ser transformada.
Entender que nem sempre todas as garrafas serão preservadas (plano de salvação), mas podemos impedir que todas sejam abatidas. Se possível ou preciso, revezar as equipes. No caso de Jonas, se ele não agisse, mesmo contra a vontade, toda uma cidade seria destruída.
Observação: esta brincadeira pode também ser usada no contexto da oração.

Sugestão: torne a Escola Dominical mais divertida com ótimas MAQUIAGENS INFANTIS

Bem… essas foram algumas sugestões de brincadeiras para EBF e EBDque selecionei.
Em breve postarei novas brincadeiras que você poderá usar na EBF ou no dia a dia da EBD. É bem legal também fazer sequência de 5 ou 6 atividades com o mesmo tema. Tipo uma olimpíada com várias brincadeiras e os vencedores no final.

E aí, gostou das sugestões? Então compartilhe este artigo, clicando nos ícones das redes sociais abaixo.

um grande abraço,
Mulher Sábia e Virtuosa.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CANTANDO A BÍBLIA DA GAROTADA -GAROTADA FELIZ

Biblia Da garotada

Garotada Feliz

Cantando a biblia da garotada,
A gente Aprende o Que É bom,
Tem Muita História, de gente boa,
qua um ritmo Muito viveu here
Cantando a biblia da garotada,
A gente Aprende o Que É bom,
Tem Muita História, de gente boa,
qua um ritmo Muito viveu here
Tem de Daniel, TEM de Noé,
Tem de Zaqueu e de Jesus
Tem da Criação e fazer Natal
Olha Só Que Bom! Que legal!
Cantando a biblia da garotada,
A gente Aprende o Que É bom,
Tem Muita História, de gente boa,
qua um ritmo Muito viveu here
Canta Comigo e Aprende logotipo
Bem rapidinho O Que está aquí
Cantando a biblia da garotada
Toda a turminha Vai se divertir
Tem de Daniel, TEM de Noé,
Tem de Zaqueu e de Jesus
Tem da Criação e fazer Natal
Olha Só Que Bom! Que legal!
Cantando a biblia da garotada,
A gente Aprende o Que É bom,
Tem Muita História, de gente boa,
qua um ritmo Muito viveu here
Canta Comigo e Aprende logotipo
Bem rapidinho O Que está aquí
Cantando a biblia da garotada
Toda a turminha Vai se divertir
Toda a turminha Vai se divertir
Toda a turminha Vai se divertir
Toda a turminha Vai se divertir

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Título: “O Jovem Rico”


1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta

4- Pedidos de Oração: Orar pela Família e demais pedidos da célula .

5- Objetivo: Ensinar as crianças que o apego às coisas materiais atrapalha o nosso relacionamento com Jesus.

6- Quebra-Gelo: O que você faria se você fosse rico? (moraria onde, compraria o que, viajaria para onde…)

7- Versículo para Memorizar: “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” Mateus 6:21.

8- Referência Bíblica: Lucas 18:18-25, Mateus 19:16-22 e Marcos 10:17-22

9- Mensagem: Certo líder judeu perguntou a Jesus: — Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: — Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe.” O homem respondeu: — Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. Quando Jesus ouviu isso, disse: — Falta mais uma coisa para você fazer. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo. Vendo a tristeza dele, Jesus disse: — Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.

10- Aplicação: Esse jovem não era só uma pessoa rica que gostava de ouvir Jesus, ele era uma autoridade entre os judeus, sabendo desde pequeno os mandamentos da Bíblia. Porém, ele tinha muito dinheiro e muitos bens, e como vimos na história, não queria perder as suas riquezas. Infelizmente, o que ele queria receber de Jesus era apenas a salvação, mas Jesus queria ser também o Senhor da sua vida, Mas este jovem não obedeceu à ordem de Jesus, porque amava o seu dinheiro. O problema não é ter dinheiro, porque o desejo do Senhor é que possamos viver bem aqui na terra, o problema é amar mais ao dinheiro que a Deus. Quando Jesus pediu para que o rico abandonasse tudo, Ele estava querendo dizer para abandonar sua segurança, seu conforto para que ele pudesse viver o evangelho verdadeiramente. Hoje estamos sendo desafiados para que Deus seja o primeiro em nosso coração e remover tudo aquilo que nos atrapalha de ter um bom relacionamento com Ele.  

11- Atividade: Faça um caça ao tesouro com as suas crianças.

12- Comunhão / Encerramento

fonte peguei na net e não peguei a fonte ,se for seu me fale que coloco