quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dia da Esposa de Pastor




























Muitos na igreja nem sabem o seu nome, mas a identificam como a 'esposa do pastor'. Uma mulher cheia de vida, sentimentos, sonhos, TPM e aborrecimentos como qualquer uma de nós. Mas o fato de ser a esposa do pastor exige alguns cuidados especiais.

Ela é como 'a modelo da mulher cristã'. É preciso estar impecável, ser educada, amável, de voz mansa, de atitudes cautelosas, de comportamento irrepreensível. Perfeita! Afinal, todos os olhares estão sob ela.

Eu conheço algumas esposas de pastor:

Aquelas que dividem o púlpito, fazem reuniões de mulheres, coordenam a escola dominical, participam do grupo de louvor, etc. As que trabalham duro no ministério, mas nos bastidores, elas geralmente são tímidas e não gostam muito de aparecer, entretanto tudo o que é feito na igreja tem o 'dedo' dela, mas poucos sabem. E ainda, as que se dedicam a casa, ao marido e aos filhos. Afinal para o ministério fluir e dar bons frutos, é importante que o pastor tenha um lar tranquilo e feliz.

Esposa do Pastor: mulher sem nome


São mulheres guerreiras, que abrem mão de seus sonhos para acompanharem seus respectivos maridos na jornada da fé. Mas ainda assim, há quem as julgue:

-Deus do céu! Você viu a roupinha que a esposa do pastor tá usando hoje?

-Hum... A esposa do pastor estava com uma cara tão feia, acho que é por isto que ele estava bravo esta noite.

E assim vai...

A esposa do pastor, além de 'não ter nome', também perde a liberdade. São de poucas amizades e de muitas obrigações. Você pode pensar: mas foi ela quem escolheu casar com um pastor. É verdade. A maioria dos maridos já estava no ministério quando se casaram. Já eram pastores ou caminhavam para. E a mulher já sabia também, que não o teria ao seu lado em todos os momentos, e mesmo assim, não desistiu!

Só por este motivo, nós devíamos aplaudi-la e amá-la mais, ao invés de criticarmos, de nos distanciarmos ou até mesmo de desprezá-la.

Imagine-se esperando por alguém que nunca tem hora pra chegar, nem sempre está presente na apresentação de piano da filha, pois precisa fazer visitas, no meio da noite sai apressado para socorrer uma ovelha aflita ou enferma ... Assim é a vida da esposa de um pastor.

Você ama o seu pastor, não ama?

Então! Ame a família dele também, a esposa, os filhos. Pois enquanto ele está na igreja, na cruzada ou no congresso; nos alimentando, ensinando, orientando e exortando através da Palavra do Senhor, tem uma esposa que o aguarda em casa esperando por um abraço, e um filho, uma filha, ou quem sabe ambos, acordados aguardando um beijo de boa noite do papai.


"As vezes eu quero ser só mulher" (anônimo)


Fonte: http://aibanop.blogspot.com.br/2012/03/dia-da-esposa-do-pastor.html

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como funciona a mente das crianças de 2 a 4 anos

como funciona a mente das crianças de 2 a 4 anos

 
 
 

                                  Desenvolvimento dos 18 aos 24 meses

 

     Nesta fase, a criança começa a formar pequenas frases, juntando as palavras duas a duas. Ela memoriza e expressa com gestos e palavras coisas que acontecem no seu dia a dia. Nas brincadeiras a criança imita coisas simples relacionadas aos adultos, por exemplo, dar banho no nenê, comer, servir suco nas xícaras etc.

 

 

crianças brincando 

 

     Nesta idade é também comum as crianças brincarem separadamente, mesmo estando lado a lado. Acontece também a disputa pelos brinquedos, que causa brigas  constantes, em que as crianças atacam e se defendem com tudo o que sabem: empurroẽs, mordidas, puxoẽs de cabelo etc. É uma fase em que a criança tenta mostrar do que é capaz, a força que tem.

crianças brigando

 

     É normal que ela responda " não " para tudo sentindo que está no poder e que consegue fazer tudo sozinha. As crianças pequenas mostram surpreendente solidariedade e empatia ou seja a noção de entender o sentimento do outro.

           

                                                        Sentidos

Tato e dor: O tato é o primeiro sentido a se desenvolver, os primeiros sinais de reflexo acorrem aos dois meses.

     Até a 32 semana de gestação, o tato já é desenvolvido em todas as partes do corpo. O recém nascido pode sentir dor, mas ao longo do tempo fica mais sensível

 

Olfato e paladar: O olfato e paladar começam a se desenvolver no útero. Os sabores e cheiros consumidos pela mãe, esses sabores e odores são transmitidos pelo líquido amniótico. As preferencias pelos cheiros agradáveis é aprendida no útero.

Recém nascidos preferem sabores doces do que azedos. A rejeição por sabores amargos é um mecanismo de defesa, pois muitas substancias amargas são tóxicas.

     As preferencias do paladar são desenvolvidas na primeira infância.

 

 Audição: A audição  também funciona antes do nascimento, os bebes de menos de três dias podem distinguir a voz da mãe com a de outra pessoa estranha e preferem sua língua natal do que uma estrangeira.

     O reconhecimento das vozes ouvidas no útero, facilita o relacionamento dos pais com os filhos.

     Com um mês de idade o bebê consegue distinguir sons como ba e pa.

Como a audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. A perda da audição ocorre entre 1 e 3 em cada 1.000 nascimentos.

 

visão:

     A visão é o sentido menos desenvolvido quando o bebe nasce.

Os olhos são proporcionalmente menores do que os de um adulto, nesta fase as estruturas de retina estão incompletas e o nervo óptico ainda não se desenvolveu totalmente.

     Recém nascidos piscam a presença da luz muito forte. Sua capacidade de enxergar as coisas ao redor é muito estreita, ela dobra entre a segunda e a decima semana de vida. A capacidade de seguir um ponto fixo pode se desenvolver nos primeiros meses, assim como a percepção das cores. Bebes de quatro meses sabem destinguir entre o vermelho, verde, azul e amarelo.

     Ao nascer a capacidade de visão é de 20/400 mas ao longo dos tempos com oito meses passa a ser de 20/20 (isso significa que a criança já pode ler letras de uma linha. A visão binocular ou seja o uso dos olhos para focar em uma distância. 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Programação de carnaval 01



O FRUTO DO ESPÍRITO

Fazer frutas ou  corações nas cores plano da salvação - em E.V.A.

Fazer crachás com formato de frutas

Versículo para decorar com formato de frutas

Sábado a tarde Cumprimente a criança, pergunte  seu nome e apresente-se. Diga que estes dias vcs passarão dias maravilhosos ,juntos conte sobre o local e o que vcs foram fazer neste acampamento Fale tb que elas conhecerão um livro que não tem palavras e sem desenho mas tem uma linda história.É um  um Livro diferente de muitos outros. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. É um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história. História verdadeira e será a mais linda que ela já ouviu, e não esqueça de dizer que esta história está na Bíblia, o livro de Deus. Então pergunte se ela gostaria de ouvir a história.

 Leve a  turma para fazer um reconhecimento do local onde vão ficar por estes dias .Deve ter  um cantinho para leitura e coloca vários livros infantis .Um cantinho para brinquedos. OUTRO DE VÍDEOS ETC...

1ª Mensagem para Domingo – LIVRO SEM PALAVRAS adaptado pra FRUTO DO ESPÍRITO

VERSÍCULO- CHAVE: Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna. (João 3.16)

 Fruta amarela pode ser uma banana ou CORAÇÃO AMARELO:  FALE COM PALAVRAS SIMPLES DE PREFERENCIA SENTADOS EM UM TAPETE DE RODINHA E CONVERSANDO COM ELES. 

Pergunte o que lembra o AMARELO. Deixe as crianças falarem. PossÍvelmente vão falar OURO. É a chave para sua explicação. O ouro representa o CÉU que DEUS criou para o HOMEM, para demonstrar seu grande amor por nos. Pois Deus fez o homem para adorá-lo e para ser amigo Dele. Mas o nosso inimigo tentou impedir esse plano, fazendo com que o primeiro casal que Deus criou viesse a pecar.
Explique quem é Deus, Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. (cite a criação); Ele fez você; diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito. Ele está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura .Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra. (Conte com suas palavras de acordo com a idade.)

Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.
Fruta escura pode ser Jabuticaba Uvas  :  OU CORAÇÃO ESCURO  Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus o pecado entrou no mundo. O pecado pode ser comparado com uma doença hereditária que Adão e Eva contraíram e agora todos os que nasceriam depois deles teriam seu coração sujo de pecado também, inclusive nos. (ROMANOS 3.23). Com o coração sujo não podemos chegar a Deus nem tão pouco ir para o céu, se quisermos chegar lá precisamos ser limpos do nosso pecado.

Versículo: Romanos 3: 23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
O que é pecado?O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.

Outra linguagem para os menores

Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam) para os alunos maiores use a linguagem deles.

A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.

Mas, como podemos limpar o nosso coração? Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado? 

Para crianças menores não fale muito. Crianças primárias pode falar mais ou menos igual o que escrevi e crianças juniores pode aprofundar mais.

Fruta vermelha pode ser maçã  ou CORAÇÃO VERMELHO pergunte o que lembra o VERMELHO para eles. Possivelmente vão falar SANGUE. Para crianças pequenas fale Com suas palavras.

(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)

Antigamente para serem perdoadas as pessoas matava um animalzinho como sacrifício a Deus, isso porque alguém tinha que morrer por causa do pecado (ROMANOS 6.23), quem tinha que morrer na verdade era eu e você, mas Deus nos deu uma solução, Ele enviou seu filho unigênito para morrer em nosso lugar e o seu sacrifício foi definitivo, ninguém mais precisa morrer, pois Cristo morreu por nós, e melhor que isso, Ele venceu a morte!

Ressuscitou no terceiro dia. Aleluia!

 Fruta Branca pode ser uma banana descascada  ou outra desde que seja branco ou CORAÇÃO  BRANCO: Agora ficou mais fácil chegar a Deus. Pois todo aquele que crer no sacrifício de Jesus e aceitá-lo em seu coração será salvo, pois Jesus abriu o caminho para o céu. O seu sangue vertido na cruz é a única coisa que pode lavar o nosso coração e deixá-lo limpo para chegar a Deus.

Aqui você dá uma pausa, conte com a ajuda da pessoa do Espírito Santo e convide aquelas crianças que desejam de coração receber a Cristo como salvador e terem seus corações limpos. Ore por elas, mas ore com fé, pois Deus irá receber estas crianças e escrever os seus nomes lá no céu. Convide os adultos também – se for possível. Peça para voltarem para os seus lugares, pois a mensagem ainda não acabou.

Cante :musica sobre fruto do espírito

Colorir no final tem

Segundo dia: Domingo

VERDE:   pergunte o que lembra o VERDE para eles. Possivelmente vão falar ÁRVORES OU PLANTAS. É a chave para você começar a falar sobre o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO. Agora que ACEITARAM A CRISTO, receberam um novo coração “um coração sem pecado e puro”. Essa palavra será como uma semente em cada coração, essa semente deve brotar e dar frutos para o Senhor.

Esse fruto se divide em nove partes, que são chamadas de virtudes, e o cristão que quer ter uma vida de amizade com Deus deve tê-las.

1. Apresente a ÁRVORE RUIM:

Explique que: no mundo há pessoas como esta árvore, pois são ruins em vários aspectos da vida”. Não são caridosas, são desobedientes aos pais, mentem, furtam e etc. Estas pessoas não possuem o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO em suas vidas, mas todo o fruto que ela produz é podre não serve para o Senhor. A bíblia diz que é pelo fruto que se conhece a árvore por isso devemos cuidar para não sermos esse tipo de pessoa.

2. Apresente a ÁRVORE BOA: Fale sobre a esperança....

Mas ainda bem que existem pessoas como esta árvore, que receberam JESUS e produzem o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO em suas vidas das quais nós vamos descrever a seguir. Talvez você não esteja entendendo que fruto é esse que devemos ter, mas eu vou te explicar:

3. Apresente a CADA FRUTO (virtude) e suas características:

Agora é com você, descreva da forma mais apropriada possível cada virtude do FRUTO DO ESPÍRITO SANTO, e explique que você usa as frutas apenas para de maneira “SIMBÓLICA E FIGURADA REPRESENTAR MELHOR A HISTORIA”.

APRESENTANDO AS VIRTUDES DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO (Fale com suas palavras)

AMOR: É a principal virtude de um cristão, sem ele não nos adianta de nada as outras coisas. Os dois maiores mandamentos são: “amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo”. A Bíblia se resume em AMOR, quem ama perdoa, suporta e ajuda...

ALEGRIA: O mundo busca muito a alegria em bailes, festas, bebidas, jogos, mas eles não sabem que a alegria verdadeira só quem pode dar é Jesus, pois a alegria do mundo é passageira e não satisfaz.

A alegria que Cristo nos dá é constante, mesmo em momento de dificuldade podemos cantar assim como Paulo e Silas na prisão.

PAZ: é a conseqüência de uma consciência limpa, nada nos acusa porque Jesus já limpou o nosso pecado. Por mais que estejamos enfrentando uma tempestade podemos descansar, pois sabemos que Jesus está no nosso barco.

PACIÊNCIA: ou longanimidade, é uma virtude que não pode faltar em nossa vida. Devemos ter uns com osoutros, paciência para esperar no tempo de Deus, seja para receber uma benção ou talvez para namorar, tanto os pais com os filhos como os filhos com os pais, a paciência não deve faltar. Se o Senhor tem paciência conosco quanto mais nós devemos ter um com os outros.

BENIGNIDADE E BONDADE: Essas virtudes são gêmeas, pois seu sentido é quase o mesmo. É fazer o que é bom, é quando você ajuda alguém sendo hospitaleiro, ofertando, é aconselhando, etc.

FIDELIDADE: O Cristão deve ser fiel em todo tempo, seja na igreja ou em outro lugar a nossa fidelidade a Deus deve ser a mesma. No nosso falar, pensar ou agir devemos ser fieis a Deus e a sua palavra. A Palavra nos diz que somente aqueles que forem fieis até o fim receberão a coroa da vida.

MANSIDÃO: Jesus disse: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Assim devemos ser também, a pessoa mansa ou humilde demora em irar-se, suporta o que for necessário sem perder suas atitudes cristãs.

Lembre-se de que Deus humilha o exaltado, mas abate o exaltado.

DOMÍNIO PRÓPRIO: Temos essa virtude apenas quando deixamos o Espírito Santo nos dominar, ao invés de deixar que os nossos atos nos dominarem. Precisamos pedir ao Espírito Santo que controle os nossos lábios para que sejam santos, longe de toda mentira, palavrão, murmuração e coisas desse tipo. Devemos também deixar que ele controle os nossos pensamentos e sentimentos, tudo que ouvimos ou vemos, até mesmo os nossos passos devem ser controlados pelo Espírito de Deus.

Se você deixar essas virtudes florescerem e amadurecerem em sua vida com certeza você será como a árvore boa, pois a palavra diz: Mas o justo é como a árvore plantada junto ao ribeiro, dá o seu fruto na estação certa e suas folhas não murcham, tudo o que faz prosperará. (SL. 1.3)

Lembre-se que o Espírito Santo irá te ajudar a levar muitos pequeninos a Cisto através desta mensagem. Fale sobre a santidade que este ano é o tema do acampamento

Que DEUS em Cristo Jesus abençoe sua mensagem e seu ministério.

fonte:adaptado por mim e pesquisado na net em vários sites

 Nilza CARDOSO LEIA ESTE ANTES DE ENTRAR NAS FIGURAS PARA COLORIR SUGESTÕES GERAIS PARA O CULTO INFANTIL:
- Prepare com antecedência, tire suas dúvidas com seu líder antes de ministrar para as crianças. Lembre-se ninguém consegue ensinar aquilo que não pode viver. Sua comunhão com o Senhor fará toda a diferença na hora de ministrar no culto infantil.
- Comece com uma oração. Estimule as crianças a orarem. Falem sobre a importância da oração na vida do cristão.
- Separe um período para o louvor. Cante não somente músicas infantis, mas outras como hinos e louvores que seus pais cantam.
- Cada igreja possui uma realidade diferente em se tratando de ministração para crianças.
Algumas tem condições de dividi-las por idade, mas na maioria, as classes são mistas. Mesmo nas classes divididas por idade, como cada criança é diferente uma da outra, o ritmo do culto deve ser adequado a essas diferenças. O período de permanência em cada atividade dependerá do interesse geral.
- A história deve ser contada de maneiras diferentes para atrair a atenção das crianças.
- Numa classe mista, trabalhe com atividades diversificadas. Em cada mesa, terá uma atividade apropriada para a idade que você quer alcançar. Desta maneira, será mais fácil realizar a folha de atividades com os maiores.
- A pesquisa da semana e leitura diária deverão ser realizadas em casa, por isso é importante além de falar com os pais ou responsáveis e as crianças da necessidade de sempre estar realizando, promover premiações para a criança que realizar todas elas.
- A maneira como cada igreja administrará seu tempo é individual, mas algumas coisas não podem faltar:

oração /leitura bíblica
louvor / história
atividades recreativas/atividades pedagógicas

- É importante lembrar que as crianças apesar de estarem num local diferente dos adultos,elas também estão congregando por isso devem ministrar a Deus (louvor, adoração, oração),ministra uns aos outros (abençoando o coleguinha, orando, servindo, ajudando aos outros) e ser ministrado por Deus (história, leitura da palavra,...).
- Ore por seus alunos, alunas e familiares durante a semana.
eu usei uma melancia para falar do plano da salvação
N época nunca tinha visto esta estória olhei para melancia e fui falando hj alguém já escreveu peguei num zap ATRAVÉS DA MELANCIA!!!                      
 Pois bem... Da mesma forma que no vídeo acima, você inicia a história com o Dourado ou Amarelo... Você começa falando da flor da melancia, que é esta da imagem abaixo, amarelinha, como podem ver... E começa a falar: "O que é amarelo... E é muito precioso???" Certamente as crianças te responderão... "O OURO"... Então, a partir daí, você aproveita a deixa e fala do céu e das suas maravilhas... E que Deus construiu tudo com muito amor para o homem!                      
Na seqüência, você vai cortando aos pouquinhos a melancia e escolhe crianças e\ou adultos que estejam presentes para comerem fatias da melancia e enfatiza que ELES NÃO PODEM JOGAR NADA FORA!                      
 Com toda certeza eles ficarão com os caroços na mão... Então você entrevista as pessoas que comeram a melancia..."Teve alguma coisa que te atrapalhou comer a melancia??" E com certeza eles falarão... "Sim, os caroços"...                      
 E quando isso acontecer... Você fala... "Pois é... Sabe o que isso significa?"... Então você aproveita o preto do caroço e começa a explicar sobre PECADO.                      
 Mas após isso, você usa o vermelho da melancia para explicar que...                      
o SANGUE DE JESUS NOS PURIFICA (LIMPA) DE TODO PECADO!                      
E depois disso, você pega um dos pedaços que foram comidos pelos participantes e mostra a parte branca para exemplificar melhor essa limpeza...rsrsrs                      
E para finalizar, você usa a casca verde para falar de crescimento espiritual.                      
É isso aí pessoal... ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO PLANO DA SALVAÇÃO ATRAVÉS DA MELÂNCIA! COM CERTEZA... SEUS PEQUENOS SAIRÃO POR AÍ RECONTANDO ESSA LINDA HISTÓRIA DO AMOR DE DEUS!!
E no final todos poderão deliciar a MELANCIA!

















aqui tem fotos do acampamento >>>http://anotacoesdabiblia.blogspot.com.br/2013/02/fotos-carnaval-2013-acampamento.html

   

























Raabe esconde os espiões

Trabalhinhos dos muros de Jericó(da tia Neuza)abaixo tem várias histórias

MUROS DE JERICÓ







ESTES homens estão em apuros. Precisam fugir, senão, serão mortos. São espiões israelitas, e a mulher que os ajuda é Raabe. Raabe mora ali na casa em cima do muro da cidade de Jericó. Vejamos por que estes homens estão em apuros.
Os israelitas estavam prontos para cruzar o rio Jordão para Canaã. Antes, porém, Josué enviou dois espiões. Disse-lhes: ‘Vejam como é o país e a cidade de Jericó.’
 
Quando os espiões chegaram a Jericó foram à casa de Raabe. Mas, alguém informou o rei de Jericó: ‘Dois israelitas entraram aqui hoje à noite para espionar o país.’ Ouvindo isso, o rei mandou homens a Raabe, ordenando: ‘Traga para fora os homens que você tem na casa!’ Mas Raabe havia escondido os espiões no telhado. De modo que ela disse: ‘Alguns homens vieram para cá, mas eu não sabia donde eram. Partiram quando escureceu, antes de se fechar o portão da cidade. Se correrem, poderão alcançá-los!’ De modo que os homens foram correr atrás deles.
Depois de irem embora, Raabe subiu ao telhado. ‘Sei que Jeová lhes entregará esta terra’, disse aos espiões. ‘Soubemos que ele secou o Mar Vermelho quando vocês saíram do Egito, e que mataram os reis Síon e Ogue. Eu fui bondosa com vocês; por isso, prometam-me que serão bondosos comigo. Salvem meu pai e minha mãe, e meus irmãos e irmãs.’
Os espiões prometeram-lhe isso, mas Raabe tinha de fazer algo. ‘Tome esta corda vermelha e prenda-a à janela’, disseram-lhe, ‘e ajunte todos os seus parentes na sua casa. Quando todos voltarmos para tomar Jericó, veremos esta corda na sua janela e não mataremos a ninguém na sua casa’. Quando os espiões voltaram a Josué, contaram-lhe tudo.
Josué 2:1-24; Hebreus 11:31.


Perguntas

Onde Raabe mora?

Quem são os dois homens na gravura e por que estão em Jericó?

O que o rei de Jericó manda Raabe fazer e o que ela responde?

Como Raabe ajuda os dois homens e que favor ela lhes pede?

O que os dois espiões prometem a Raabe?
Perguntas adicionais
Quando os israelitas subiram contra Jericó, como se cumpriu a promessa de Jeová registrada em Êxodo 23:28? (Jos. 2:9-11)
Como o exemplo de Raabe destaca a importância da fé? (Rom. 1:17; Heb. 10:39; Tia. 2:25)



 


HISTORIAJOSUE E RAABE


História: JOSUÉ
 TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 1;1-18

OBJETIVO: Mostrar para as crianças as características de Josué e leva-las a desejar ter as mesmas características. Deus falou para Josué não ficar com medo, porque ele estará com ele. Levar a criança a entender que do mesmo jeito na hora do medo., Deus estará com ela e tudo vai dar certo. Mesmo quando acontecer coisas difíceis igual aos muros de Jericó.
1. Ele foi um ótimo ajudante de Moisés. Obediente em tudo
2. Ele ficou no lugar de Moisés
3. Ele entrou na TERRA PROMETIDA
4. Ele comandou o povo para atravessar o Rio Jordão
5. Ele comandou a destruição dos muros de Jericó. Foi um grande conquistador.
v SUGESTÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Providencie 2 bonecos (modelo ao lado, amplie , pinte, reforce com papelão, recorte e ponha palito atrás ou então um suporte de modo que fiquem em pé), ou ainda vc pode usar 2 objetos(pet de refrigerante ou vidros) ou recortar de revista somente o rosto de 2 homens e mais moço e outro mais velho, para representar MOISÉS E JOSUÉ
2. Providencie também a figura do povo. Vários homens (modelo ao lado: amplie, pinte, recorte no contorno reforce com papelão e faça um suporte para figura ficar em pé e ponha Josué no primeiro plano)
3. Providencie também um vídeo da História de Josué.Faça essa introdução e depois passe o vídeo. Lembre-se. Nenhum filme pode substituir a sua preparação e a sua unção para ministrar. O vídeo é apenas um apoio para sua aula; um áudio visual.

MINISTRAÇÃO
Vocês estão lembrando de Moisés, não é? Vocês sabiam que Moisés tinha um ajudante. (mostre as figuras) Esse ajudante era JOSUÉ. Todo lugar que Moisés ia, Josué ia atrás. (movimente as figuras enquanto conta). Um dia Moisés subiu lá em cima numa grande montanha e demorou lá um tempão. Saem onde Josué ficou esperando? Ele ficou esperando lá embaixo, no pé da montanha. (simule a montanha e movimente os bonecos)
Josué era um ajudante muito especial e principalmente obediente.
Josué ajudou Moisés em tudo, até nas lutas. Um dia Josué comandou o exercito numa luta muito importante e ele venceu!
Passou um tempo Moisés morreu. (tire Moisés) E agora?? Quem será que vai comandar o povo? Quem vai dar direção para o povo. Lembra que eles tinham uma TERRA PROMETIDA, que Deus ia dar para eles? Quem será que iria ficar no lugar de Moisés? Quem vocês acham... Quem? ...quem...?
Isso mesmo: JOSUÉ!!
Um dia Deus chamou Josué e disse: “Josué (mude o tom de voz, para bem grossa) Moisés morreu e agora você é que vai ficar no lugar dele”. “Não fique com medo, porque eu vou te ajudar do mesmo jeito que eu ajudei Moisés, eu vou ajudar você.”
Josué estava com medo...
Ih agora será que ele vai conseguir? E Deus disse de novo para ele: “Não fique com medo, seja forte e corajoso e nem fique assustado, por eu vou estar com você por onde quer que você andar!”
Então Josué ficou todo animado e chamou o povo e chamou os homens para se prepararem porque em 3 dias eles iriam atravessar o rio e chegar até na TERRA que Deus tinha prometido.
E o povo ficou muito contente e falou que ia obedecer a JOSUÉ em tudo o que ele falasse.
Josué ficou muito feliz e mandou dois homens espiarem a TERRA. Eles foram e voltaram com notícias para Josué.
Hoje eu vou contar 2 grandes coisas, e muito importantes da vida de JOSUÉ.
Para ganhar a terra eles tinham que lutar e tirar a pessoas que estavam morando no lugar deles.
A PRIMEIRA: JOSUÉ E TODO POVO ATRAVESSARAM O RIO JORDÃO (mostre).
Como? De Barco? De Jet Ski? De canoa? Todos saíram nadando? Não... !!! Eles foram andando mesmo!! Ué??? Andando no rio? Sim. Quando eles colocaram os pés na beira do rio, o rio se abriu!! E eles passaram com os pés sequinhos, sequinhos! Que demais!! Um milagre muito poderoso que Deus fez
A SEGUNDA É DEMAIS TAMBÉM... MUIIITO DA HORA!!! OUTRO MILAGRE DE DEUS!! (mostre)
Depois que eles atravessaram o rio a pé, eles chegaram numa cidade que se chamava JERICÓ.
JERICÓ era uma cidade muito forte e tinha um muro enorrrrrme que cercava a cidade todinha! Ninguém entrava e ninguém saia.
Ihhh agora?? Como Josué e todo aquele povo que nem sabia lutar que nem tinha armas; como que eles iam expulsar aquela gente que morava lá no lugar deles? Ninguém podia entrar, aquele muro era impossível de passar!
Qual era a idéia? O que será que eles iam fazer?
Deus mandou JOSUÉ fazer uma coisa muito estranha. Estranha mesmo. (INTRODUZA O VÍDEO AGORA)

Caso não seja o vídeo, dramatize com as crianças as 7 voltas e os gritos do 7º. dia. Seria interessante que com antecedência vc providenciasse caixas de leite ou caixas de sapato e as crianças podem circular em volta.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA
Você sabe por que o povo falou que ia obedecer a Josué em tudo o que ele falasse?
Quem sabe?... Porque Josué sempre foi obediente a Moisés!
Cada criança precisa hoje fazer uma mudança para ser OBEDIENTE, sempre. Quando a gente é obediente, as coisas boas sempre vão acontecer com a gente e a Bíblia fala que quem obedece ao papai e a mamãe vai viver mais tempo na terra.
Você sabe por que Josué ficou animado e não ficou mais com medo? Porque Deus prometeu que ficaria com ele todo tempo!
Cada criança precisa hoje, acreditar que Deus não vai embora ou vai deixar de ajudar. Deus está aqui e hoje todo medo vai embora, em nome de Jesus.
Quem aqui tem medo de alguma coisa e gostaria de falar?...
Nós vamos orar e todo o medo vai embora. Por que Deus está cuidando. Deus nunca vai nos deixar. Ele sempre vai ajudar.

v Repita Comigo: Senhor, em nome de Jesus eu quero hoje ser obediente pra sempre na minha vida. Vou obedecer sempre meus pais... e como o Senhor ajudou a Josué,, Tira todo medo de mim... eu acredito que o Senhor está comigo, em nome de Jesus, amém

 VERSÍCULO: “não fique com medo, nem fique assustado, seja forte e corajoso, porque eu Senhor seu Deus, estarei com você em qualquer lugar que você for (Josué 1:9 - adaptado) ·”.

AGORA QUE JÁ MINISTROU A PALAVRA:
ASSIM COMO DEUS NOS DÁ TESOURO, TEMOS QUE SER FIEIS A ELE.
ENTREGAR TAMBÉM O NOSSO TESOURO, QUE É NOSSA OFERTA.
ENTREGAR A NOSSA VIDA. ASSIM NÓS TAMBÉM PODEMOS ENTREGAR TESOUROS AO
SENHOR.

VOCE PODE USAR O TEMA DA PRÓPRIA AULA, OU PODE CITAR OUTROS PERSONAGENS QUE ENTREGARAM AS SUAS OFERTAS: A VIÚVA, O MENINO QUE ENTREGOU SEU LANCHE...
MAS NÃO PROLONGUE MUITO... SEJA DIRETO. OBJETIVO...
NO MÁXIMO 10 MINUTOS... (PARA OS MAIORES) PARA QUE NÃO FIQUE MUITO
LONGA!
RAABE
TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 2; JOSUÉ 6: 22-25.

v OBJETIVO: Mostrar para a criança que Raabe acreditou em Deus e ajudou o povo de Deus. E salvou todas sua família; Raabe acreditou e por isso toda a família dela foi salva. Levar a criança a saber que se ela acreditar vai levar salvação para toda casa dela: mamãe, papai, irmãos, irmãs... todos

SUGESTÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA:
1. Entre vestida (o) como um espião. Você pode usar uma capa, ou um óculos escuro e dramatizar como se
estivesse observando e anotando as coisas do kids.
Você sabe o que é espia ou espião?
É como se fosse um agente secreto. Vocês conhecem algum agente secreto? (007 é o mais famoso, não é?)
O que faz um agente secreto; um espião? (dramatize)
2. Providencie um pouco de palha
3. Providencie um “cordão vermelho”
4. Providencie também uma roupa para dramatizar Raabe (um pano para por na cabeça)

Antes dos muros de Jericó caírem. Josué mandou dois agentes secretos lá na cidade de Jericó, para espiar a terra. Eles foram disfarçados e ninguém poderia saber que eram eles, porque se eles fossem descobertos. Ihhh!! O rei ia certamente mandar mata-los, porque era o povo inimigo. Vamos brincar um pouco de espião?
Como será que eles entraram? (Dramatize com as crianças: andando na ponta dos pés e olhando para os lados ... escondendo-se atrás das coisas)
Então,... Eles chegaram à cidade e se esconderam, eles acabaram entrando na casa de uma moça chamada RAABE. (vamos repetir o nome dela? - RAABE) Essa moça deixou que eles ficassem na cada dela e eles pousaram lá naquela noite.
Alguém os descobriu e foi denunciar (dedurar) para o Rei:
- Rei tem dois espiões aqui lá o povo de Israel. Nós ficamos sabendo que eles estão lá na casa da RAABE. Aquele povo que tem um deus que secou as águas do Mar e eles atravessaram quando eles saíram do Egito; e que já destruíram 2 reis!
E o rei falou:
_ Guardas, vasculhem, tudo, todas as casas. Vão à casa de Raabe traga-os aqui!! Vamos... Rápido!!
Os guardas saíram com suas espadas e foram em todas as casas e também na casa de Raabe.
Será que RAABE vai entregá-los???
Que surpresa.!! RAABE escondeu aqueles 2 homens debaixo dumas palhas lá em cima na laje do telhado! (Mostre a palha)
Os soldados chegaram e já foram entrando.:
- Onde estão os homens que vieram aqui na sua casa. Eles são espiões! Vamos... Vamos... Mostre-nos onde eles estão !!
E raabe disse:
- Eles não estão mais aqui... Eles já foram embora... Se vocês saírem depressa vocês ainda vão alcançá-los!
Daí... os guardas foram embora. E quando eles saíram, Raabe subiu depressa lá no telhado e falou com eles.
- Eu acredito no Deus de vocês. Eu sei que Ele fez milagres. Aqui está todo mundo com medo de vocês. Eu acredito que o seu Deus é o Deus de verdade, então quero combinar uma coisa com vocês. Eu não quero morrer e nem quero que ninguém da minha família morra nem meu pai, nem minha mãe, nem meus irmãos e nem minhas irmãs. Então da mesma maneira que eu ajudei vocês. Eu peço que vocês me ajudem e salve a mim e a minha família, quando vocês vierem para destruir a cidade.
Raabe pegou um cordão vermelho e pos na janela (mostre) para os espias descerem por ele, pelo muro.
Então eles combinaram para ela colocar o cordão vermelho na janela e todos da família dela tinham que ficar dentro de casa. E quando eles vissem o cordão vermelho, eles saberiam que aquela era a casa dela.
Eles foram embora. Fugiram pela janela pelo cordão.
E Raabe então amarrou o cordão na sua janela.
E no dia que eles destruíram Jericó. Eles viram o cordão. Eles entraram na casa dela e salvaram RAABE e toda sua família.
Raabe foi a única que foi salva com sua família. O resto foi tudo destruído. Só ele e sua casa se salvaram, Porque ela tinha salvado também os dois espias.

 SITUAÇÃO DA CRIANÇA
Olha só que grande livramento. Todos de Jericó morreram, porque os muros foram destruídos e também toda a cidade. Só uma família se salvou. Foi a Família de RAABE. Tudo porque Raabe foi muito esperta e ajudou os espias. Mas o que realmente salvou Raabe foi que ele acreditou que o Deus de Israel, era o deus de verdade. E Raabe passou a fazer parte do povo de Deus.
Tem alguém na sua família na sua casa que ainda não acredita em Deus? Que ainda não tem Jesus nbo coração.
A Bíblia tem um versículo que diz:
“Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”. (Atos 16:31)
Você acredita em Deus e acredita em Jesus? Então vamos falar os nomes da família. (Anote os nome numa folha grande) vamos orar e vamos colocar nossas mãos e Deus vai trazer salvação a casa de cada um, amem?!

Ore com as crianças e profetize salvação na família delas.

Fonte :http://caminhandocomamor.blogspot.com.br/2009/04/historia-josue-e-raabe.html


Fonte: tirei esta história do livro Histórias Bíblicas