GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Anotações da Bíblia para crianças: Raabe esconde os espiões

sábado, 26 de janeiro de 2013

Raabe esconde os espiões

Trabalhinhos dos muros de Jericó(da tia Neuza)abaixo tem várias histórias

MUROS DE JERICÓ







ESTES homens estão em apuros. Precisam fugir, senão, serão mortos. São espiões israelitas, e a mulher que os ajuda é Raabe. Raabe mora ali na casa em cima do muro da cidade de Jericó. Vejamos por que estes homens estão em apuros.
Os israelitas estavam prontos para cruzar o rio Jordão para Canaã. Antes, porém, Josué enviou dois espiões. Disse-lhes: ‘Vejam como é o país e a cidade de Jericó.’
 
Quando os espiões chegaram a Jericó foram à casa de Raabe. Mas, alguém informou o rei de Jericó: ‘Dois israelitas entraram aqui hoje à noite para espionar o país.’ Ouvindo isso, o rei mandou homens a Raabe, ordenando: ‘Traga para fora os homens que você tem na casa!’ Mas Raabe havia escondido os espiões no telhado. De modo que ela disse: ‘Alguns homens vieram para cá, mas eu não sabia donde eram. Partiram quando escureceu, antes de se fechar o portão da cidade. Se correrem, poderão alcançá-los!’ De modo que os homens foram correr atrás deles.
Depois de irem embora, Raabe subiu ao telhado. ‘Sei que Jeová lhes entregará esta terra’, disse aos espiões. ‘Soubemos que ele secou o Mar Vermelho quando vocês saíram do Egito, e que mataram os reis Síon e Ogue. Eu fui bondosa com vocês; por isso, prometam-me que serão bondosos comigo. Salvem meu pai e minha mãe, e meus irmãos e irmãs.’
Os espiões prometeram-lhe isso, mas Raabe tinha de fazer algo. ‘Tome esta corda vermelha e prenda-a à janela’, disseram-lhe, ‘e ajunte todos os seus parentes na sua casa. Quando todos voltarmos para tomar Jericó, veremos esta corda na sua janela e não mataremos a ninguém na sua casa’. Quando os espiões voltaram a Josué, contaram-lhe tudo.
Josué 2:1-24; Hebreus 11:31.


Perguntas

Onde Raabe mora?

Quem são os dois homens na gravura e por que estão em Jericó?

O que o rei de Jericó manda Raabe fazer e o que ela responde?

Como Raabe ajuda os dois homens e que favor ela lhes pede?

O que os dois espiões prometem a Raabe?
Perguntas adicionais
Quando os israelitas subiram contra Jericó, como se cumpriu a promessa de Jeová registrada em Êxodo 23:28? (Jos. 2:9-11)
Como o exemplo de Raabe destaca a importância da fé? (Rom. 1:17; Heb. 10:39; Tia. 2:25)



 


HISTORIAJOSUE E RAABE


História: JOSUÉ
 TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 1;1-18

OBJETIVO: Mostrar para as crianças as características de Josué e leva-las a desejar ter as mesmas características. Deus falou para Josué não ficar com medo, porque ele estará com ele. Levar a criança a entender que do mesmo jeito na hora do medo., Deus estará com ela e tudo vai dar certo. Mesmo quando acontecer coisas difíceis igual aos muros de Jericó.
1. Ele foi um ótimo ajudante de Moisés. Obediente em tudo
2. Ele ficou no lugar de Moisés
3. Ele entrou na TERRA PROMETIDA
4. Ele comandou o povo para atravessar o Rio Jordão
5. Ele comandou a destruição dos muros de Jericó. Foi um grande conquistador.
v SUGESTÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Providencie 2 bonecos (modelo ao lado, amplie , pinte, reforce com papelão, recorte e ponha palito atrás ou então um suporte de modo que fiquem em pé), ou ainda vc pode usar 2 objetos(pet de refrigerante ou vidros) ou recortar de revista somente o rosto de 2 homens e mais moço e outro mais velho, para representar MOISÉS E JOSUÉ
2. Providencie também a figura do povo. Vários homens (modelo ao lado: amplie, pinte, recorte no contorno reforce com papelão e faça um suporte para figura ficar em pé e ponha Josué no primeiro plano)
3. Providencie também um vídeo da História de Josué.Faça essa introdução e depois passe o vídeo. Lembre-se. Nenhum filme pode substituir a sua preparação e a sua unção para ministrar. O vídeo é apenas um apoio para sua aula; um áudio visual.

MINISTRAÇÃO
Vocês estão lembrando de Moisés, não é? Vocês sabiam que Moisés tinha um ajudante. (mostre as figuras) Esse ajudante era JOSUÉ. Todo lugar que Moisés ia, Josué ia atrás. (movimente as figuras enquanto conta). Um dia Moisés subiu lá em cima numa grande montanha e demorou lá um tempão. Saem onde Josué ficou esperando? Ele ficou esperando lá embaixo, no pé da montanha. (simule a montanha e movimente os bonecos)
Josué era um ajudante muito especial e principalmente obediente.
Josué ajudou Moisés em tudo, até nas lutas. Um dia Josué comandou o exercito numa luta muito importante e ele venceu!
Passou um tempo Moisés morreu. (tire Moisés) E agora?? Quem será que vai comandar o povo? Quem vai dar direção para o povo. Lembra que eles tinham uma TERRA PROMETIDA, que Deus ia dar para eles? Quem será que iria ficar no lugar de Moisés? Quem vocês acham... Quem? ...quem...?
Isso mesmo: JOSUÉ!!
Um dia Deus chamou Josué e disse: “Josué (mude o tom de voz, para bem grossa) Moisés morreu e agora você é que vai ficar no lugar dele”. “Não fique com medo, porque eu vou te ajudar do mesmo jeito que eu ajudei Moisés, eu vou ajudar você.”
Josué estava com medo...
Ih agora será que ele vai conseguir? E Deus disse de novo para ele: “Não fique com medo, seja forte e corajoso e nem fique assustado, por eu vou estar com você por onde quer que você andar!”
Então Josué ficou todo animado e chamou o povo e chamou os homens para se prepararem porque em 3 dias eles iriam atravessar o rio e chegar até na TERRA que Deus tinha prometido.
E o povo ficou muito contente e falou que ia obedecer a JOSUÉ em tudo o que ele falasse.
Josué ficou muito feliz e mandou dois homens espiarem a TERRA. Eles foram e voltaram com notícias para Josué.
Hoje eu vou contar 2 grandes coisas, e muito importantes da vida de JOSUÉ.
Para ganhar a terra eles tinham que lutar e tirar a pessoas que estavam morando no lugar deles.
A PRIMEIRA: JOSUÉ E TODO POVO ATRAVESSARAM O RIO JORDÃO (mostre).
Como? De Barco? De Jet Ski? De canoa? Todos saíram nadando? Não... !!! Eles foram andando mesmo!! Ué??? Andando no rio? Sim. Quando eles colocaram os pés na beira do rio, o rio se abriu!! E eles passaram com os pés sequinhos, sequinhos! Que demais!! Um milagre muito poderoso que Deus fez
A SEGUNDA É DEMAIS TAMBÉM... MUIIITO DA HORA!!! OUTRO MILAGRE DE DEUS!! (mostre)
Depois que eles atravessaram o rio a pé, eles chegaram numa cidade que se chamava JERICÓ.
JERICÓ era uma cidade muito forte e tinha um muro enorrrrrme que cercava a cidade todinha! Ninguém entrava e ninguém saia.
Ihhh agora?? Como Josué e todo aquele povo que nem sabia lutar que nem tinha armas; como que eles iam expulsar aquela gente que morava lá no lugar deles? Ninguém podia entrar, aquele muro era impossível de passar!
Qual era a idéia? O que será que eles iam fazer?
Deus mandou JOSUÉ fazer uma coisa muito estranha. Estranha mesmo. (INTRODUZA O VÍDEO AGORA)

Caso não seja o vídeo, dramatize com as crianças as 7 voltas e os gritos do 7º. dia. Seria interessante que com antecedência vc providenciasse caixas de leite ou caixas de sapato e as crianças podem circular em volta.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA
Você sabe por que o povo falou que ia obedecer a Josué em tudo o que ele falasse?
Quem sabe?... Porque Josué sempre foi obediente a Moisés!
Cada criança precisa hoje fazer uma mudança para ser OBEDIENTE, sempre. Quando a gente é obediente, as coisas boas sempre vão acontecer com a gente e a Bíblia fala que quem obedece ao papai e a mamãe vai viver mais tempo na terra.
Você sabe por que Josué ficou animado e não ficou mais com medo? Porque Deus prometeu que ficaria com ele todo tempo!
Cada criança precisa hoje, acreditar que Deus não vai embora ou vai deixar de ajudar. Deus está aqui e hoje todo medo vai embora, em nome de Jesus.
Quem aqui tem medo de alguma coisa e gostaria de falar?...
Nós vamos orar e todo o medo vai embora. Por que Deus está cuidando. Deus nunca vai nos deixar. Ele sempre vai ajudar.

v Repita Comigo: Senhor, em nome de Jesus eu quero hoje ser obediente pra sempre na minha vida. Vou obedecer sempre meus pais... e como o Senhor ajudou a Josué,, Tira todo medo de mim... eu acredito que o Senhor está comigo, em nome de Jesus, amém

 VERSÍCULO: “não fique com medo, nem fique assustado, seja forte e corajoso, porque eu Senhor seu Deus, estarei com você em qualquer lugar que você for (Josué 1:9 - adaptado) ·”.

AGORA QUE JÁ MINISTROU A PALAVRA:
ASSIM COMO DEUS NOS DÁ TESOURO, TEMOS QUE SER FIEIS A ELE.
ENTREGAR TAMBÉM O NOSSO TESOURO, QUE É NOSSA OFERTA.
ENTREGAR A NOSSA VIDA. ASSIM NÓS TAMBÉM PODEMOS ENTREGAR TESOUROS AO
SENHOR.

VOCE PODE USAR O TEMA DA PRÓPRIA AULA, OU PODE CITAR OUTROS PERSONAGENS QUE ENTREGARAM AS SUAS OFERTAS: A VIÚVA, O MENINO QUE ENTREGOU SEU LANCHE...
MAS NÃO PROLONGUE MUITO... SEJA DIRETO. OBJETIVO...
NO MÁXIMO 10 MINUTOS... (PARA OS MAIORES) PARA QUE NÃO FIQUE MUITO
LONGA!
RAABE
TEXTO BÍBLICO: JOSUÉ 2; JOSUÉ 6: 22-25.

v OBJETIVO: Mostrar para a criança que Raabe acreditou em Deus e ajudou o povo de Deus. E salvou todas sua família; Raabe acreditou e por isso toda a família dela foi salva. Levar a criança a saber que se ela acreditar vai levar salvação para toda casa dela: mamãe, papai, irmãos, irmãs... todos

SUGESTÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA:
1. Entre vestida (o) como um espião. Você pode usar uma capa, ou um óculos escuro e dramatizar como se
estivesse observando e anotando as coisas do kids.
Você sabe o que é espia ou espião?
É como se fosse um agente secreto. Vocês conhecem algum agente secreto? (007 é o mais famoso, não é?)
O que faz um agente secreto; um espião? (dramatize)
2. Providencie um pouco de palha
3. Providencie um “cordão vermelho”
4. Providencie também uma roupa para dramatizar Raabe (um pano para por na cabeça)

Antes dos muros de Jericó caírem. Josué mandou dois agentes secretos lá na cidade de Jericó, para espiar a terra. Eles foram disfarçados e ninguém poderia saber que eram eles, porque se eles fossem descobertos. Ihhh!! O rei ia certamente mandar mata-los, porque era o povo inimigo. Vamos brincar um pouco de espião?
Como será que eles entraram? (Dramatize com as crianças: andando na ponta dos pés e olhando para os lados ... escondendo-se atrás das coisas)
Então,... Eles chegaram à cidade e se esconderam, eles acabaram entrando na casa de uma moça chamada RAABE. (vamos repetir o nome dela? - RAABE) Essa moça deixou que eles ficassem na cada dela e eles pousaram lá naquela noite.
Alguém os descobriu e foi denunciar (dedurar) para o Rei:
- Rei tem dois espiões aqui lá o povo de Israel. Nós ficamos sabendo que eles estão lá na casa da RAABE. Aquele povo que tem um deus que secou as águas do Mar e eles atravessaram quando eles saíram do Egito; e que já destruíram 2 reis!
E o rei falou:
_ Guardas, vasculhem, tudo, todas as casas. Vão à casa de Raabe traga-os aqui!! Vamos... Rápido!!
Os guardas saíram com suas espadas e foram em todas as casas e também na casa de Raabe.
Será que RAABE vai entregá-los???
Que surpresa.!! RAABE escondeu aqueles 2 homens debaixo dumas palhas lá em cima na laje do telhado! (Mostre a palha)
Os soldados chegaram e já foram entrando.:
- Onde estão os homens que vieram aqui na sua casa. Eles são espiões! Vamos... Vamos... Mostre-nos onde eles estão !!
E raabe disse:
- Eles não estão mais aqui... Eles já foram embora... Se vocês saírem depressa vocês ainda vão alcançá-los!
Daí... os guardas foram embora. E quando eles saíram, Raabe subiu depressa lá no telhado e falou com eles.
- Eu acredito no Deus de vocês. Eu sei que Ele fez milagres. Aqui está todo mundo com medo de vocês. Eu acredito que o seu Deus é o Deus de verdade, então quero combinar uma coisa com vocês. Eu não quero morrer e nem quero que ninguém da minha família morra nem meu pai, nem minha mãe, nem meus irmãos e nem minhas irmãs. Então da mesma maneira que eu ajudei vocês. Eu peço que vocês me ajudem e salve a mim e a minha família, quando vocês vierem para destruir a cidade.
Raabe pegou um cordão vermelho e pos na janela (mostre) para os espias descerem por ele, pelo muro.
Então eles combinaram para ela colocar o cordão vermelho na janela e todos da família dela tinham que ficar dentro de casa. E quando eles vissem o cordão vermelho, eles saberiam que aquela era a casa dela.
Eles foram embora. Fugiram pela janela pelo cordão.
E Raabe então amarrou o cordão na sua janela.
E no dia que eles destruíram Jericó. Eles viram o cordão. Eles entraram na casa dela e salvaram RAABE e toda sua família.
Raabe foi a única que foi salva com sua família. O resto foi tudo destruído. Só ele e sua casa se salvaram, Porque ela tinha salvado também os dois espias.

 SITUAÇÃO DA CRIANÇA
Olha só que grande livramento. Todos de Jericó morreram, porque os muros foram destruídos e também toda a cidade. Só uma família se salvou. Foi a Família de RAABE. Tudo porque Raabe foi muito esperta e ajudou os espias. Mas o que realmente salvou Raabe foi que ele acreditou que o Deus de Israel, era o deus de verdade. E Raabe passou a fazer parte do povo de Deus.
Tem alguém na sua família na sua casa que ainda não acredita em Deus? Que ainda não tem Jesus nbo coração.
A Bíblia tem um versículo que diz:
“Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”. (Atos 16:31)
Você acredita em Deus e acredita em Jesus? Então vamos falar os nomes da família. (Anote os nome numa folha grande) vamos orar e vamos colocar nossas mãos e Deus vai trazer salvação a casa de cada um, amem?!

Ore com as crianças e profetize salvação na família delas.

Fonte :http://caminhandocomamor.blogspot.com.br/2009/04/historia-josue-e-raabe.html


Fonte: tirei esta história do livro Histórias Bíblicas