terça-feira, 5 de abril de 2011

A Pesca Milagrosa - Lucas 5, 1-11







Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens." Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus".
Lucas 5:10b-11

Você gosta de ir pescar? Se alguém me perguntar isso, eu acho que eu teria que dizer: "Não." Eu gosto de pescar somente se estiver pegando peixes. Eu já ouvi algumas pessoas dizerem que eles não se importam se pegam peixe ou não - elas só gostam de ir pescar. Eu não!
Lembro de uma vez quando fui pescar com meu filho. Nós levantamos bem cedo e fomos para o lago. Pescamos por cerca de cinco minutos, quando ele virou para mim e disse: "Papai, quando vamos pegar alguma coisa?" Após cerca de 30 minutos, ele se cansou e foi brincar com outras crianças. Eu sentei lá e fiquei pescando o dia todo. Eu não consegui pegar nenhum peixe. Agora, isso não é minha idéia de uma boa pescaria!
Ao pensar sobre a pesca naquele dia, eu me lembrei de uma história da Bíblia sobre alguns homens que tiveram uma experiência muito semelhante à minha... até que Jesus apareceu.
Um dia, Jesus estava na margem do Mar da Galiléia. A multidão se apertava ao redor Dele para ouvir a Palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem, os pescadores estavavam lavando as redes. Ele subiu em uma das barcas, que era de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois Ele se sentou, e da barca Ele falava com a multidão.  Quando terminou de falar, Jesus disse a Pedro: "Avancem para águas mais profundas e lançem as redes para pescar."
"Mestre, nós trabalhamos duro a noite toda e não pescamos nada", respondeu Pedro, "mas já que o Senhor está falando, vou lançar as redes".
Uma coisa maravilhosa aconteceu! Quando eles começaram a puxar as redes, tinha tantos peixes que as redes começaram a arrebentar. Então chamaram os pescadores da outra barca para ajudar, eles foram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundá-las. Quando Pedro e seus companheiros pescadores viram isso, eles ficaram muito espantados.
Jesus disse: "Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de homens".
A Bíblia nos diz que eles trouxeram seus barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus. Desde aquele dia, Pedro e seus amigos tornaram-se pescadores de homens, e trouxeram muitas pessoas para o reino de Deus.
Jesus quer que você e eu sejamos pescadores de homens também. Se formos fiéis em falar aos outros sobre Jesus e Seu amor, Jesus fará a pesca.



ATIVIDADES INTERATIVAS

Pescaria: Amarre uma corda estendida de um lado a outro da sala e pendure um lençol sobre ela para fazer uma cortina. Use uma vara de pescar ou faça uma com um cabo de vassoura e amarre um barbante ou fio de nylon para ser a linha de pesca. Amarre um prendedor de roupa ou um clipe de papel grande no final da linha para ser o "anzol". As crianças vão se revezar jogando a linha de pesca atrás da cortina.

 O tio (a) irá colocar um brinde (doces, lápis, coisas baratas) no anzol e dar um pequeno puxão na linha para que a criança saiba que o peixe deu uma "mordida". Depois que todos tiverem pescado, o tio(a) vai explicar que vamos aprender sobre a pesca hoje.

Peixinhos de papel: Comece esta atividade, cantando a música "sou pescador de Cristo." Faça um painel com água e ondas pintadas ou em E.V.A. e coloque na parede. Distribua o desenho de um peixe para as crianças. Elas vão pintar e escrever os nomes de pessoas que elas sabem que precisam conhecer Jesus, em seguida, passa cola ou fita adesiva no peixe e cola no painel. A turma irá orar por esses "peixes" e pedir a Deus para nos ajudar a nos tornarmos pescadores de pessoas. Acima do painel poderá estar escrito: "Jesus mandou, pescador eu sou!"

Cesto de pesca:  Faça "cestas" em sacos de papel marrom. Estes são feitos pelo professor, que corta fendas nos sacos antes da hora aula (crianças mais velhas podem cortar as fendas). Escolha uma das opções abaixo:

Opção 1 : As crianças podem colocar peixinhos de E.V.A. ou de papel cartão ou color set com nomes de amigos ou familiares que precisam de Jesus. Todos podem fazer uma oração por essas pessoas.

Opção 2 : Desenhar alguns peixes em cartolina e escrever o versículo bíblico (Lucas 5:10b) em cada peixe. Corte o peixe em pedaços para criar um quebra-cabeças simples. Dê a cada criança um cesto de pesca que tem um quebra-cabeças dentro. As crianças vão montar o quebra-cabeça. Feche a atividade lendo o versículo da Bíblia juntos.

Vamos comer peixe:  Desenhar e cortar um peixe no papel cartão ou E.V.A. (2x), unir as duas partes e colar ou grampear deixando o a parte de cima do peixe aberta para formar uma bolsa. Dê às crianças um peixe como lembrancinha (Dentro dos peixes coloque guloseimas).



DESENHOS E ATIVIDADES















http://trocaatividadesbiblicas.blogspot.com/

ALINE BARROS & CIA 2



01. Som da AlegriaAline Barros & Cia 2Aline Barros
02. Pedro, Tiago e Jo縊 no BarquinhoAline Barros & Cia 2Aline Barros
03. Dan軋 do QuaquitoAline Barros & Cia 2Aline Barros
04. Crian軋 de JesusAline Barros & Cia 2Aline Barros
05. Banco de Tr疽Aline Barros & Cia 2Aline Barros
06. Melô do SapoAline Barros & Cia 2Aline Barros
07. Dan軋 do NikinhoAline Barros & Cia 2Aline Barros
08. O Barco Balan輟uAline Barros & Cia 2Aline Barros
09. Mestre MandouAline Barros & Cia 2Aline Barros
10. Melô do ResfriadoAline Barros & Cia 2Aline Barros
11. Domingo LegalAline Barros & Cia 2Aline Barros
12. DavizinhoAline Barros & Cia 2Aline Barros
13. Dona MentirinhaAline Barros & Cia 2Aline Barros
14. Cara de RatoAline Barros & Cia 2Aline Barros
15. Bye ByeAline Barros & Cia 2Aline Barros
WMA

Um comentário: