quarta-feira, 23 de março de 2011

Quando é que Deus ouve a minha Oração?




TEMA: Quando é que Deus ouve a minha Oração?


TEXTO - BÍBLICO: Lucas 18.9-14, Mateus 6.5-6


VERSÍCULO DO DIA: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1ª João 1.9


OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar aos pequeninos que precisamos ser sinceros diante de Deus, sempre confessando a Ele nossas atitudes erradas.


INTRODUÇÃO
Jesus era um homem que orava bastante! Ele tinha um enorme prazer de falar com seu Pai, Deus.
Como Jesus sabia que era muito importante orar, Ele sempre estava ensinando aos seus discípulos a maneira correta de orar e que agradava a Deus.
Um dia Jesus contou a seguinte Parábola...

DESENVOLVIMENTO

Vocês sabem o que é uma Parábola?
As Parábolas eram histórias que Jesus contava sobre algo do dia-a-dia para ensinar uma verdade importante sobre Deus.O Senhor Jesus contou a história de dois homens que foram à Casa de Deus para Orar.
Jesus contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam aos outros:
— Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, era publicano.
(Explique que o fariseu era um homem que estudava a Bíblia e procurava cumprir todas as leis. Já o publicano, era um cobrador de impostos, alguém que cobrava mais do que devia, para ficar com parte do dinheiro. Diga às crianças que eles eram muito odiados pelo povo daquela época.)O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos.
Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”
— Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”
Qual das duas orações vocês acham que agradou a Deus? Por quê? (Aguarde respostas.)A oração do fariseu desagradou muito a Deus, porque embora ele realmente tivesse atitudes certas, no seu coração ele se exaltava. O fariseu ficava orgulhoso por não roubar, por ser justo e por dar o dízimo. Além disso, o fariseu desprezava o cobrador de impostos dizendo que não era como ele.
Com certeza Deus não se agradou da oração do fariseu, pois ele achava que não fazia nada de errado, mas não existe uma pessoa no mundo sequer que não cometa pecados.
Vocês sabem me dizer o que é Pecado? (Aguarde as respostas das crianças e faça a pergunta diretamente para aquelas que são mais tímidas, dando a elas a oportunidade de participarem do ensino também.)Pecado é tudo que não agrada a Deus. O orgulho, a mentira, a desobediência, falar palavras feias são alguns exemplos de pecados. Deus não se agrada, ou fica feliz quando praticamos nenhum pecado.
Já a oração do cobrador de impostos alegrou muito o coração de Deus, porque foi uma oração muito sincera e verdadeira. Ele foi humilde, confessando ser um pecador e reconhecendo que precisava do perdão do Senhor Jesus.
Jesus terminou de contar esta história dizendo:
— Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

CONCLUSÃO
Um dia Jesus ensinou algo à respeito de pessoas como o fariseu da história que acabamos de aprender, Ele disse assim:
Quando vocês orarem, não sejam como as pessoas fingidas (hipócritas). Elas gostam de orar de pé nos lugares de Oração para serem vistas pelos outros. Fazendo isso elas já recebem a sua recompensa e não receberão nada de Deus.
Depois Jesus ensinou assim:
Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore à Deus, que não pode ser visto. E Deus, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Quando formos orar precisamos ser humildes diante do Senhor e confessar a Ele todos os nossos erros e pedir-Lhe o Seu perdão.
Deus que é amor e também perdoador vendo a sinceridade da nossa oração nos perdoará e nos dará forças para não fazermos mais o que é errado.
Vamos ler 1ª João 1.9 que nos diz exatamente isso?

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO

Você poderá preparar como Método Visual para esta lição “Palitoches” (figuras no palito). No anexo você encontrará: o fariseu, o publicano e o templo.

2 comentários:

  1. simonemsantoss@hotmail.com2 de setembro de 2012 às 20:21

    boa noite Nilza, fico muito contente por eexistir pessoa assim como vc adoro o seu site, sempre dou uma olhadinha nele fico curiosa como vc consegui ensinar tanto nos adultos e também as crianças. Gosto muito do mundo das crianças
    se eu pudesse minha casa vivia cheia delas. Que o Senhor Jesus Cristo continue te abençoando.

    Parabéns!!!

    Ass, Simone Santos

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone Deus te abençoe ricamente.Eu amo dar aulas sobre a Biblia tanto para crianças como adulto.Pois eu aprendo muito.bjs

    ResponderExcluir