quarta-feira, 2 de março de 2011

LIVRO SEM PALAVRAS - MAIS ATIVIDADES E HISTÓRIA


LEGAL FAZER ESTA BÍBLIA
Tema: Salvação

Um tema muito fácil de se usar, que fala sobre salvação é através do Livro sem Palavras. Ele é de fácil uso, podem ser feitas lembrancinhas de todas as formas e é fácil de ser aprendido pelos alunos, mesmo os mais novinhos.
 Existem várias formas de se confeccionar o livro sem palavras. O mais básico é feito de papel cartão nas cores verde, preto, dourado, branco e vermelho. Cada cor simboliza uma etapa, um tema.

Confeccionando o Livro Sem Palavras

Para fazer o modelo de livrinho, use papel colorset ou cartolina colorida, nas cores:

- dourado 
- preto
 
- vermelho

- branco
- verde
Recorte um retângulo do tamanho que desejar de cada cor, desde que não fique como um livro de bolso, já que usará para ensinar as crianças e todas precisam ver. Dobre ao meio cada retângulo, para começar a formar o livro. Cole cada retângulo atrás do outro de outra cor, ficando assim:
Dobre o retângulo dourado e cole uma metade com a página preta. Depois a metade que ficou sobrando da preta, cole com a metade da página vermelha. Na vermelha, cole a branca, e por fim, cole uma metade da página verde na página branca que sobrou. Ficará assim:

Plano de Aula
Prepare bexigas das cores do Livro Sem Palavras e decore a sala. As crianças ficarão felizes com a decoração surpresa que o professor preparou. As bexigas podem ser dadas no final da aula, com pequenas pulseirinhas dentro de cada uma, feita de elástico preto (grossinho) e miçangas, uma de cada cor do livro e na ordem certa da história. Receba cada criança com carinho e alegria. Pergunte sobre a semana, as novidades. Cante um cântico, para que se acalmem em seus lugares.
História
Diga às crianças que hoje elas conhecerão um Livro diferente de muitos outros. Ele é um livro sem palavras nem desenhos. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. é um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história.

Cor Dourada: Deus

(A Apec recomendou que se mudasse a comparação entre a cor dourada e o céu, pois algumas crianças ansiavam tanto em ir para o céu, que queriam morrer logo. Isso demonstra como devemos ter cuidado com o que ensinamos aos alunos, não é?) A cor dourada nos ensina sobre Deus. Quem é Deus? Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra.
Deus nos ama muito.
 Deus preparou um lugar lindo, aonde morarão todas as pessoas que O amam e o têm dentro do seu coração. Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.
O que é pecado? 

Cor Preta: Pecado
 

(Não existe problema em associar essa cor com o pecado, visto que muitos dizem que associamos essa cor às pessoas negras. Os negros, na verdade, têm sua cor de pele aproximada à cor marronzinha e não à cor preta, mesmo os africanos. Somos nós quem associamos com preconceito essa cor aos negros. Não devemos fazer associações desse tipo, pois mesmo os brancos não são brancos como a cor em si, mas sim de um tom bege claro ou marrom bem aclareado.)
 
Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam)
 

A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23)
 O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.

Mas, como podemos limprar o nosso coração?
 Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado? 

Cor Vermelha: O sangue de Jesus


(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)

Deus nos amou tanto, que a única forma de nos salvar e limpar o nosso coração seria se alguém sofresse por nossos pecados, como se essa pessoa houvesse feito tudo o que nós fizemos de errado. Deus mandou Jesus pegar todos os nossos pecados e morrer na cruz como se Ele tivesse feito tudo aquilo. Mas Jesus não fez nada de errado. Ele fez isso para nos salvar, pois savia que iríamos sofrer. Jesus derramou o seu sangue em nosso lugar. Pois éramos nós quem deveríamos sofrer ali. 

Agora o nosso coração pode ser limpo de todo o pecado, pois Jesus nos limpa de todo o pecado.
 (1João 1:7) Depois que morreu em nosso lugar, Jesus ficou sepultado por três dias e ressuscitou! Ele voultou a viver! Ele agora mora com Deus lá no céu e disse que foi preparar um lugar lindo para nós, quando Deus nos chamar para viver com Ele. 

Mas para morarmos com Deus, precisamos convidar Jesus para entrar em nossos corações e nos limpar de todo o pecado. 
Ele diz: “eis que estou a porta e bato, se alguém (qualquer pessoa menino, menina papai e mamãe) ouvir a minha voz; e abrir a porta do seu coração, eu entrarei." (Apoc 3:20)
Cor Branca: Coração limpo
A página branca nos fala sobre o coração limpo, que o Senhor Jesus já purificou. Sabe como é limpinho o coração que o recebe? Tão branquinho como a neve ou o algodão! A bíblia diz: “Lava-me ficarei mais branquinho do que a neve” (Salmos 51:7 b). Você não gostaria de ter seu coração tão limpinho assim?

Deus quer perdoar seus pecados e purificar seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. 
Ele quer ser seu Salvador. Você precisa abrir a porta e deixá-lo entrar. Quer fazer isto agora? Quem gostaria de ter Jesus em seu coração? (peça que levante a mão as crianças que gostariam)

Então, faça essa oração comigo (ore pausadamente com as crianças, falando frase por frase):
" Senhor Jesus, eu sei que sou pecador. Eu fiz muitas coisas erradas, mas o Senhor morreu por mim para me salvar. Venha agora entrar em meu coração e me limprar de todo o pecado. Em nome de Jesus, amém."Que lindo! Que bom que você convidou Jesus para limpar o seu coração! E agora, o que acontece?

Cor verde: Crescimento Espiritual 

Assim como uma plantinha, quando aceitamos a Jesus em nosso coração precisamos de alimento para crecermos fortes. O alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Precisamos aprender mais a cada dia sobre Deus e como obedecê-lo. É por isso que aprendemos sobre Deus, para crescermos como as plantinhas.

Atividades 

Confeccione um livro sem palavras ou alguma atividade com as cores da história.
 
Sugestões:

Lagarta 

Material: 

- círculos com as cores do livro sem palavras para cada criança (sendo 2 círculos brancos)

- cola branca 

- lápis de cor para desenhar o rosto da lagarta
Recorte círculos de cada cor do livro, sendo duas brancas, pois uma delas será a carinha da lagarta, que poderá ser pintada pelas crianças. Use cola branca para colar as partes da lagarta. Leve uma lagarta pronta, com cada círculo colado seguindo a ordem da história. Ajude as crianças na colagem. 

Livrinho em Feltro




Material:

- retângulos pequenos em feltro (montagem igual á do livro) - cola quente (o professor deverá colar) - lápis de escrever (um para cada aluno) Colar o livrinho na ponta de cada lápis. Será uma lembrancinha.

Pulseira

Material:

- miçangas das cores de cada parte do livro
- elástico com uma das pontas fechada com um nó (para evitar que as miçangas caiam ao passar pelo elástico)
- tesoura

Dê a cada criança o material necessário. Fale com elas sobre cada página do livro e o que simboliza, para fixar. A cada parte, elas vão colocando as miçangas. No final o professor e seu ajudante devem fechar as pulseiras nops pulsos dos alunos, deixando folgadas para que possam tirar depois.



Outras sugestões (com EVA)


Chaveiro
Cruz


Fontes:www.adrianaartesanatoemeva.blogspot.com
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com 
www.acaokidstatyamaral.blogspot.com

www.clau73.multiply.com

www.armazemdeideias.net


Chicletes[1]...jpg
  

Joguinho_plano de salvação.jpg
  

Marcador de Página do Livro Sem Palavras.jpg
  

Flor - Plano da Salvação.jpg
  

Flor - Plano da Salvação2.jpg
  

DSC01617.JPG
  

DSC01618.JPG
  

DSC01619.JPG
  

livro sem palavras marca pagina com fitas.jpg
  












visite esta página tem muita coisa linda!
http://picasaweb.google.com/tatyeducakids/AsCoresDoLivroSemPalavrasRecursos?feat=embedwebsite#

Nenhum comentário:

Postar um comentário