quarta-feira, 23 de março de 2011

Jesus Ensina sobre a Oração








FONTE:http://karolpoerner.blogspot.com/

Jesus Ensina sobre a Oração

TEMA: Jesus me Ensina a Orar

TEXTO – BÍBLICO: 
Lucas 11.1-4, Mateus 6.9-13

VERSÍCULO DO DIA: “Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar...” Lucas 11.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar através da Oração do “Pai Nosso” como falar com Deus. Alertar às crianças que Jesus ensinou esta oração para nos servir de modelo dos “ingredientes” que compõe uma Oração e que esta não deve ficar sendo repetida.
INTRODUÇÃO
Orar é falar, conversar com Deus. Você e eu podemos dizer a Deus quão grande Ele é. Podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e por outros. É possível conversar com Ele sobre as coisas tristes ou alegres. Podemos pedir que satisfaça as nossas necessidades.
O Senhor Jesus orava sempre e costumava falar sobre a oração. Um dia, os discípulos quiseram aprender a orar. Jesus então deu a eles um modelo de oração para ajudá-los a aprender.

DESENVOLVIMENTO
O Senhor Jesus disse: “Vocês devem orar assim”
rPai nosso, que estás nos céus...” – Jesus diz aos discípulos para chamar Deus de “Pai”. Só alguém que é filho de Deus tem o direito de chamá-lo de “Pai”. Você já é filho de Deus. Nem todo mundo é. Só aqueles que receberam o Senhor Jesus como Salvador são filhos e filhas na família de Deus (Jo 1.12). Deus quer ser o seu Pai amoroso.

r...santificado seja o teu nome.” – Logo em seguida, Jesus ora para que o nome de Deus seja santificado, ou reconhecido como santo. Quando orar, procure ficar tranqüilo e pensar na grandeza de Deus. A seguir, comece a sua oração glorificando o nome de Deus.

rVenha o teu Reino.” – Deus tem domínio sobre tudo. Peça a Deus que Ele reine na sua vida, ou seja, obedeça toda a Palavra de Deus.

rSeja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.” – Precisamos pedir ao Senhor que a vontade Dele se cumpra na nossa vida e não a nossa.

rO pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” – Você pode se perguntar por que precisamos pedir o pão diário a Deus. Seus pais compram o alimento para a família, não é? São muitas as razões para fazermos esta oração. De um lado, se Deus não der a eles a capacidade para trabalhar, os pais não poderão pagar pelo alimento. Deus também envia o sol e a chuva para que haja colheita e esta precisa da proteção do Senhor contra as tempestades, secas e as pragas.
Deus é verdadeiramente Aquele a quem devemos buscar para termos nosso pão diário, e a satisfação das nossas necessidades diárias.

r“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” – “Dívidas”, neste caso, significam pecados. “Nossos devedores” são aqueles que fizeram coisas erradas contra nós. Quando agimos mal, queremos que Deus nos perdoe. Mas, você acha difícil perdoar alguém que o prejudicou? Jesus está dizendo aqui que Deus espera que você e eu perdoemos completamente aos outros, da mesma forma que Ele nos perdoa. Quando você se sentir incapaz de perdoar alguém, pense em todos os erros que Deus perdoou a você e peça que o ajude aos perdoar outros.

rE não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal...” – Jesus nos diz para orarmos pedindo a Deus que nos guarde dos dias maus. Devemos orar também para Deus nos livrar das coisas que possam levar-nos a pecar. O diabo nos tentará a fazer coisas erradas. Deus pode nos dar forças para impedir que nos deixemos envolver pelas tentações de Satanás.



r...porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!” – Este é um final maravilhoso para qualquer oração. Nosso Deus controla tudo. Só Ele tem poder para ajudar-nos a cada dia. E fará isso! Não importa o que aconteça, nós queremos que Deus tenha todo o louvor e honra.

CONCLUSÃO
Jesus ensinou esta oração, para que todos os filhos de Deus aprendessem a se comunicar com o nosso Pai. Ele deseja que falemos com o nosso Deus diariamente. Podemos e devemos orar, isto é, falar com Deus, onde, quando e quanto quisermos, pois Ele nos ouve sempre.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
Poderá ser ampliada cada “mãozinha em oração” que contém uma parte da Oração do Pai Nosso para o tamanho de uma folha A4 e coladas em cartolina para serem mostradas as crianças conforme for ensinando 
cada parte desta Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário